O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Electro


Espetacular!
A estréia de O Espetacular Homem-Aranha 2 estava surpreendentemente lotada para a minha cidade – não um lugar tão grande assim, o cinema ofereceu três opções para o filme, e eu acabei vendo em uma sessão de 35mm, e a sala estava lotada. Quase morri de orgulho! O povo riu nos momentos certos, esperou até o último segundo dos créditos, e aplaudiu quando foi necessário. A Ameaça de Electro expande o universo apresentado no filme anterior de forma eficaz, torna tudo muito maior e mais importante, e as nossas emoções são todas exageradas – de diversão e de sofrimento.
O filme traz de volta Andrew Garfield e Emma Stone para interpretarem esses protagonistas, e eles nunca pareceram tão certos. No entanto, não é com eles que o filme começa – temos uma revisita ao início do original, com um novo ângulo do “abandono” de Peter pelos seus pais, e o que aconteceu depois disso. Aos poucos vamos entendendo as coisas melhor, como a razão deles terem fugido daquela maneira, e como a morte efetivamente aconteceu. As grandes revelações ficam para mais tarde, quando Peter encontra a Estação Roosevelt e descobre algumas coisas sobre os testes genéticos realizados pelo pai, e como o DNA dos Parker estava envolvido na fórmula.
O que faz todo sentido.
Partimos então para uma inteligente cena do Homem-Aranha – e aquele primeiro momento capta a essência do herói de maneira surpreendente. Tem piadinha knock knock, tem as risadas de Peter, tem as brincadeiras mais estranhas, e aquele sarcasmo que faz parte do personagem e que não pode faltar. Andrew Garfield faz isso de maneira brilhante, sua voz deixa isso muito claro, e parece que estamos lendo a HQ. Aquela primeira cena me deixou com essa sensação irreparável. Depois ainda tivemos outros ótimos sarcásticos momentos como aquele que vem depois do “Vá para o elevador. Eu destraio eles”. Peter sendo Homem-Aranha sem o uniforme.
Diferente do que as pessoas pensaram com o anúncio de três vilões para esse filme, as coisas acontecem, sim, de maneira rápida, mas tudo é bem justificado – e os personagens ganham os seus respectivos desenvolvimentos como deviam. O filme parece muito humano, e muito triste também. E com o subtítulo recebido, a ameaça da vez é realmente o Electro. Conhecemos Max no início do filme, como o solitário engenheiro elétrico que não tem nenhum amigo, e fantasia uma amizade com o Homem-Aranha depois que ele o salva de um carro na cena inicial. O acidente e a transformação dele em Electro ficaram maravilhosas, perfeitas, exatamente como eu imaginei! Jamie Foxx fascinante!
Ver cada uma de suas cenas me fez lembrar, demais, do desenho O Espetacular Homem-Aranha, de alguns anos atrás – as cenas de Electro naquela versão ainda são muito nítidas em minha mente, então ainda tive essa sensação nostálgica que tornou o filme muito mais importante para mim ainda. Os efeitos são impressionantes, e parecem muito melhores do que o outro filme de 2 anos atrás – as cenas de ação do Homem-Aranha contra o Electro funcionam incrivelmente bem. Além daquela primeira, com a destruição da Times Square, o final com a inteligência e a ajuda da Gwen Stacy funcionaram incrivelmente bem. Cada ângulo, cada movimento, valeu a pena.
Me deixou com curiosidade quanto ao 3D.
Mas como nem só o Electro é o astro do filme, conhecemos finalmente a versão atual de Harry Osborn – eu AMO o Dane DeHaan, e acho que ele fez um brilhante trabalho, embora ele não seja o Harry do qual eu me recordo. Queria ver aquela amizade tão forte entre ele e Peter, queria vê-los morando juntos na época de faculdade, queria a raiva contra o Homem-Aranha pela morte de seu pai… claro que isso não era possível, Norman morreu no início do filme e consequentemente o Harry virou o primeiro Duende Verde, mas justificaram o ódio contra o Homem-Aranha (e posteriormente, Peter Parker) porque ele acreditava que o seu sangue poderia curá-lo de sua doença.
E eles se tornaram amigos da infância que não se vêem há 8 anos.
Já Gwen Stacy… Emma Stone é perfeita e maravilhosa, interpreta a Gwen de maneira brilhante e sentiremos muito sua falta no próximo filme. No entanto, ela e Peter tiveram ótimas e emocionantes cenas durante todo o Espetacular Homem-Aranha 2. As coisas foram muito mais sérias e mais intensas, e a maneira como eles se amam era muito bonita e indiscutível – tivemos as felicidades do começo na formatura, as decepções e a separação, a tentativa de serem amigos e as entrevistas para que ela pudesse se mudar para a Inglaterra e estudar em Oxford… a maneira como cada um dos dois sofreu à sua maneira, mas se amaram a vida toda.
Lindo.
E quando ele vê que ela está realmente partindo, e que ela já está em seu caminho para o aeroporto, ele corre até ela e lhe deixa uma mensagem: um imenso “I love you” com teias, na ponte em que sua morte originalmente ocorre. Uma bela despedida, um amor natural, e uma tristeza muito grande quando ela morre. Como ser humano, eu chorei, eu lamentei – como um fã, eu sabia que isso teria que acontecer um dia nos filmes. Mantiveram o sobretudo verde, o Duende Verde, só a tiraram da ponte. Mas ela continua caindo sem que o Peter Parker possa salvá-la. O momento em que a teia a pega pelo peito (e não pelo tornozelo) eu tive uma pontada de esperança. E a cabeça dela bate.
As lágrimas fluem.
Foi um filme incrivelmente inteligente, que já nos fez despedir-nos de Gwen, e Peter seguir em frente. Os alunos se formaram (CADÊ O FLASH?), citaram o Clarim, e o Peter já vende suas primeiras fotos para o jornal, e agora, 5 meses depois, ele já está preparado para voltar à ativa. A tempo de salvar um corajoso menino de Rhino, o próximo vilão. Que só aparece em uma cena, pequena, para finalizar e para fazer o Homem-Aranha retornar depois de seu luto. Foi divertido em todos os momentos certos, foi triste e emocionante em várias cenas, e uma sensação de melancolia nos acompanha ao deixarmos o cinema. Mas adoramos o desempenho de Emma Stone, e Andrew Garfield PERFEITO, que nasceu para interpretar esse papel. Ele sabe ser o Peter E o Homem-Aranha. Brilhante!
Agora esperamos o próximo filme. Dane DeHaan volta para liderar o Sexteto Sinistro, e parece que as coisas ficaram muito mais encaminhadas para esse filme do que para O Espetacular Homem-Aranha 3. O Rhino no final foi um bônus para apresentar o personagem, assim como as asas do Abutre e os braços do Doctor Octopus. Essas surpresas foram maravilhosas e nos deixam ansiosos para o próximo filme, seja ele qual for… essa nova franquia do Homem-Aranha tem, pelo menos, mais 4 filmes confirmados, e sabemos que ainda vamos longe com esse elenco fantástico… só esperando mais! Enquanto isso, vou ao cinema de novo…
Algumas vezes.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários