Vale o Piloto? – Almost Human 1x01


2048.
Eu confesso que a série não me chamava muito a atenção por conta da minha opinião dividida sobre o tema. Eu sou apaixonado por ficção científica, e essas coisas futurísticas me agradam – gosto da estética, da proposta de andróides e tudo o mais. O que me segura é o lado policial forte demais, e infelizmente séries policiais não são realmente o meu forte. Com exceção de Person of Interest, uma das melhores séries que eu acompanho e que é bem policial. Inovadora, mas ok. Então o Piloto de Almost Human sustentou minhas dúvidas e eu não sei o que pensar.
Num futuro não tão distante, todos os policiais são designados a trabalhar com um companheiro andróide, por medidas de segurança e o que for. Mas o problema é que John Kennex ficou quase dois anos fora de suas funções, e naquela época isso não era obrigatório. Então ele volta, relutante a trabalhar com um MX, e as suas primeiras cenas com um são realmente desesperadoras. Eu o entendo pelos flashbacks, então não o julgo tanto por não aceitar um MX, e por mais maldoso que pode parecer esse meu comentário, eu realmente me diverti com ele jogando seu companheiro pela porta do carro em movimento. Andróides chatinhos, huh?
Mas é quando conhecemos Dorian. E podemos dizer que é praticamente amor à primeira vista. INCRÍVEL! E aqui nossa simpatia que só começava a existir por John desaparece totalmente, porque não gostamos da maneira como ele trata esse andróide, e gostamos demais dele. Dorian é um modelo antigo que “não deu certo”, época na qual os andróides foram projetados para, além da racionalidade infinita, sentirem as emoções humanas. O que os torna, realmente, um tanto quanto imprevisíveis, bem como os humanos. Além dos bugs engraçadíssimos!
Se me perguntar, Dorian é mais humano que os humanos.
A interação dos dois é absolutamente clichê e batida. Há toda a desconfiança, as brigas, até que um finalmente salve o outro ou ajude o outro em algum momento extremamente importante para que uma amizade comece a nascer. O que não quer dizer que não tenha sido bonitinho… porque Dorian realmente ganhou nossos corações se incomodando com o termo “sintético” e sendo muito enfático e determinado em uma briga com John. Então gostamos do final em que os dois realmente conversam, trabalham juntos e conseguem um considerável sucesso. “Thanks, man” é o tipo de fala recorrente que ainda funciona.
Para o futuro da série, temos algumas apostas. O episódio foi tão de Dorian e John, que eu não me importei muito com os demais personagens – mas acho que Dorian tem a capacidade de segurar o enredo por muito tempo, ele foi carismático o suficiente. No mais, devemos ter mais sobre a misteriosa ex-namorada de John, e o fato de ela ter desaparecido quando ele acorda do coma prolongado. Sem contar que o vídeo, citando o pai dele é altamente suspeito, e desconfiamos que o pai dele também tenha alguma importância nisso tudo. Nisso o quê? Há um plot de matar os policiais, e uma coisa toda…
Falando em “futuro” propriamente dito, eu gostei da estética de 2048. Não é nada inovadora e eu acho que faltaram surpresas, queria ver algo diferente – mas ainda assim acho que eles se aproveitaram de uma já estável estética que dá certo, que é aquele futuro moderno, com carros voadores, poucas cores e muita tecnologia. O tipo de coisa não tão surreal que nos parece bastante aceitável. E bonito. Mas eu não sei se eu continuo vendo a série apenas porque amei os carros e/ou a estética futurística. Nem mesmo Dorian me conquistou ainda nessas proporções…
Então Vale o Piloto? Eu acho que a série tem muito potencial e uma história interessante, mesmo que possamos cortar um pouco dos clichês e inovar. Como? Não sei, isso fica para os roteiristas. Eu aconselho para quem gosta de ficção científica e/ou séries policiais, mas por ora eu a deixarei em segundo plano. Essa semana estou bastante corrido, viajo na sexta para The Day of the Doctor, e semana que vem será realmente pior do que essa em termos de tempo… o que não me impede de colocar Almost Human em ordem em uma pequena maratona no início das férias… quem sabe você em breve verá novos textos por aqui?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários