Tenth Doctor – The Mystery of the Haunted Cottage (Derek Landy)


DAVID TENNANT \o/
Para muitos, David Tennant é o melhor Doctor da nova série de Doctor Who – e embora eu também seja apaixonado por seu Doctor, eu acho que cada um de nossos Doctors atuais agregam alguma coisa ao personagem e são memoráveis à sua própria maneira. O conto de Derek Landy foi muito mais do que uma homenagem ao Universo Whovian, bem como foi uma também uma belíssima homenagem à própria literatura e ao ato de ler, propriamente dito. Eu achei bem interessante e emocionante.
Derek Landy consegue surpreender em The Mystery of the Haunted Cottage, e cria um universo estranho no qual as lembranças de leitura de Martha Jones estão fornecendo informações para criar a realidade – tudo parte de um plano maior de um Ch’otterai chamado de Cotterill. Isso consegue ser desculpa suficiente para que o autor encha seu texto de referências de fora de Doctor Who, de maneira convincente o suficiente porque todos lembramos da paixão que o Doctor tem por livros – e como o próprio Doctor do David Tennant amava umas referências inteligentes, como quando ele comenta Harry Potter…
Então. Desde o começo o conto nos cativa e, acima de tudo, nos deixa curiosos. O título é desvendado muito depressa quando descobrimos estar em uma fictícia 1951, dentro do livro The Mystery of the Haunted Cottage, o primeiro que Martha leu na saga dos Troubleseekers – e me pareceu uma idéia fascinante como os personagens e a capa do livro foram utilizados e o conceito todo de os personagens demorarem para conseguir vê-los – focar e notar a presença deles. Que ótima cena com Mrs O’Grady, por sinal. What a fully developed character you must be.
Senso de humor by David.
Incrível como Derek Landy conseguiu trazer esse humor de Tennant à sua história. A descrição física do Doctor se limitou basicamente ao “his jacket – the brown pinstripe today, with the blue tie”, mas ele usou bastante elementos como as sobrancelhas erguidas e o cabelo desarrumado. Típico de Tennant. E sua sagacidade ficou evidente sempre, os comentários sempre fenomenais que me fizeram rir demais, além de explorar a fundo a questão da corrida – afinal é uma coisa tão evidente nos nossos queridos Doctors, e aqui ele abertamente fala sobre sua paixão para correr. Também a base de seus principais planos.
Derek Landy, autor de
"The Mystery of the Haunted Cottage"
Decidi que Derek é um ótimo ator pela maneira como ele conseguiu brincar com a literatura e com o que tinha em mente, com comentários como “Children can be so cruel. Children’s writers can be even worse”, falando sobre a Terra da Ficção, e um parágrafo como “After the Troubleseekers and stuff like that it was all Harry Potter and His Dark Materials and then she was reading adult books and trying out the classics… but the Troubleseekers is where it all began”. Foi tão inteligente, não foi? Porque homenageou livros e leitura de uma só vez, de forma breve, concisa e bonita.
Presos em um mundo criado a partir das leituras de Martha, tivemos tantas, mas tantas referências que eu achei que meu olho pularia, de tanta felicidade! Tivemos um teaser para os contos de fadas de Gallifrey, um inteligente “Elementary, my dear Jones” e daí em diante foi tudo incrível… “Off with their heads!” te lembra alguma coisa? “They ran through the door of the cottage, emerged into the dining hall at Hogwarts” BRILHANTE. A neve toda… “The Lion, the Witch and the Wardrobe?”, ela não tinha lido, mas value a lembrança. E o que mais me fez rir: “There was movement up ahead: two teenagers, a pale boy and a nervous girl, walked into a clearing. The sun broke through the clouds and the boy started to sparkle”. Eu já estava rindo muito, mas o que vem depois foi ainda melhor: “Martha felt the Doctor’s eyes on her and she blushed. ‘Do not judge me’.”.
Rapunzel… Dracula… Derek Landy até extrapolou um pouquinho com “Do you happen to have a crucifixo r holy water or, I don’t know, a lightsaber or something?” PERFEITO. E, por fim, Charles Dickens… até o grande plano do Doctor ser colocado em ação, inteligente e bonito!
Muito David: “It’s happened before. Well, sort of. Long time ago. Well, not that long, relatively speaking, and since time is relative, relatively speaking is how we speak, is it not?”. Quem foi que não esperou pela teoria toda de como o tempo é mais um wibbly wobbly timey wimey stuff? Não sei se eu teria aprovado ali no conto, mas achei inteligente como o autor conseguiu colocar algo parecido não contraditório que nos fez recordar aquilo de maneira tão clara e direta. Parabéns, de verdade.
David Tennant é o Décimo Doctor e ficou no papel de 2006 a 2010, da segunda à quarta temporada na nova série de Doctor Who, mas felizmente estará de volta no Especial de 50 anos, e estamos muito curiosos para vê-lo novamente! Com Rose Tyler… ele era muito eufórico, engraçado e interessante. Um Doctor apaixonante (em qualquer sentido), foi ele quem deu fim ao Mestre – e o conto traduziu ele de maneira tão completa. Porque no conto sentimos o seu carisma evidente, mas também tivemos seus momentos de ser metido que eram tão ele…
Sem contar, claro, que o Doctor do David Tennant era totalmente apaixonado por referências à cultura pop, e vocês querem algo melhor para representar isso do que esse Universo brilhantemente imaginado por Derek Landy? Eu adoraria ter lido uma parte na qual ele colocava seus óculos, parecia combinar com com a história, mas tudo bem… eu recomendo o conto, e claro que eu aconselho uma grande maratona com os episódios do David Tennant! Um dos melhores Doctors de sempre, podemos assim nos preparar para o Especial que está quase aí! E estamos quase para matar as saudades dele, FINALMENTE!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários