É HOJE! Jogos Vorazes – Em Chamas


CHEGOU! \o/
Dá para acreditar nisso? Na semana passada (domingo) eu assisti novamente a Jogos Vorazes só para me preparar emocionalmente para essa estréia (ah tá, como se fosse realmente possível) e fui ler os meus textos do Mês Temático postado em Maio de 2012, algum tempo depois de eu ter lido a trilogia toda. Infelizmente o meu plano de ler o livro novamente não deu certo, não tive tempo o suficiente para tal, e o meu livro nem está comigo. Mas a expectativa está a mil.
Em Chamas é o meu livro favorito na trilogia de Suzanne Collins, justamente pela surpresa. Começamos a ler Jogos Vorazes com uma idéia do que nos espera, mas os demais livros são pura surpresa, porque a história cresce assustadoramente, e a crítica social de Collins tão bem estruturada toma proporções gigantescas, e o livro se torna incrivelmente político, repleto de discussões interessantes e com conteúdo para muito debate. São livros fortes, extremamente bem escritos, e que nos chocam pela brutalidade da narrativa – tudo parece tão real em dois sentidos: as descrições detalhadas e sofridas da autora, e a realidade que comparamos com nossa sociedade atual.
Triste.
Mas nesse segundo volume, tudo está muito bem balanceado. Depois de ter “enfrentado” a Capital na frente de toda Panem, Katniss e o Tordo tornaram-se símbolos da Revolução, e consequentemente odiados pelo Presidente Snow – que arma o inteligente Massacre Quaternário para erradicar de vez todo e qualquer Vencedor. Se você está se perguntando sobre a qualidade de termos Peeta e Katniss novamente na Arena, eu te digo: você não faz idéia! O livro é tão inteligente, tudo acontece de maneira tão bem planejada, que ter Katniss na Arena é totalmente diferente, significa outra coisa, e a Arena desse ano… oh, a Arena desse ano.
APAIXONANTE! E perturbadora.
Bem como eu disse, Em Chamas é um amadurecimento belíssimo da trama. Então Katniss e Peeta não são mais os mesmos indo para o Massacre Quaternário – bem como o intuito dos Tributos não é exatamente mais o mesmo, com protestos cada vez mais elaborados, bonitos e ousados. Tudo mudou de figura. Vide o ousado momento da entrevista. Peeta nos choca de uma maneira ainda mais forte do que o fez na primeira entrevista, enquanto Katniss se torna o ícone do livro de maneira efetiva, e certamente levantará aplausos e gritos no cinema.
TRIBUTOS: GRITEMOS!
Tudo nesse filme me deixa realmente ansioso. Eu estou com muita curiosidade pela Turnê da Vitória, quero ver a realidade sofrida do país novamente em destaque, dessa vez mais difícil e mais chocante do que nunca, quero ver os horrores da Capital os controlando, quero ver os sutis protestos se levantando, os desafios audaciosos que não só Katniss proporciona, a Arena que está muito mais elaborada e é um show à parte. E O FINNICK! E quase morro de curiosidade para saber como o filme terminará… porque se for exatamente como no livro, será PERFEITO. E deixará todo mundo roendo unhas, horrorizados e curiosos pelo o que virá a seguir. Lhe garanto: nada de feliz, certamente. Eu vi um aeroplanador no trailer!


Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


P.S.: Se você não acredita quando eu digo que esse filme será SIM muito mais perturbador e forte que o primeiro assista a esse curtíssimo trailer de apenas 1 minuto. Então você entenderá. Tributos, preparem-se para hoje! Será um dia e tanto! Olhe essa sequência de cenas (parece que escolheram os piores momentos, nós que lemos o livro entendemos o horror que se passa em vários desses momentos!) com essa trilha sonora tão intensa e tão eletrizante… e esse som no final? RUE! Quase comecei a chorar… não sei se estou preparado para isso, todo esse sofrimento, tudo tão intenso! Estou até me vendo no cinema já.

Comentários