Sítio do Picapau Amarelo (2005) – Pedrinho vai ficar no Sítio!

“Eu posso ajudar! Eu faço economia!”

Eu vou precisar abrir parênteses e dizer algo que eu já disse algumas vezes: o roteiro da quinta temporada do “Sítio do Picapau Amarelo” me encanta. A proposta do programa, que agora contava uma história em 194 capítulos, precisava se adaptar ao novo formato, entregando conflitos e soluções que justificassem algumas necessidades do roteiro, como, por exemplo, o fato de o Pedrinho precisar passar o ano todo no Sítio de Dona Benta – afinal de contas, como aquilo tudo aconteceria durante o período apenas das férias escolares? São pequenos detalhes que podem gerar ótimas tramas (eu gosto do drama que é a história de Antonica e Nestor, e o que isso significa tanto para a Dona Benta quanto para o Pedrinho) e tornam tudo muito mais crível… graças a problemas familiares, Pedrinho terá que passar o ano com a avó e estudar na escola do Arraial.

Quando Dona Benta foi para a cidade com Cléo para ver o Dr. Saraiva que estava no hospital, ela ficou na casa de sua filha Antonica, e além de ter ouvido uma discussão antes de entrar, ela descobriu que Nestor estava desempregado e que os dois estavam passando por dificuldades financeiras… por isso, Dona Benta chega a se oferecer para ficar com o Pedrinho no Sítio até as coisas se resolverem, dizendo que ele pode ir para a escola lá. Inicialmente, os dois não aceitaram a proposta, mas eventualmente viram que eles não teriam outra alternativa, por isso Antonica e Nestor acabam indo até o Sítio para conversar pessoalmente com o filho e explicar para ele que o pai perdeu o emprego e, por isso, eles não têm dinheiro nem para pagar sua matrícula na escola, quanto mais comprar seu uniforme, seus materiais escolares… por isso, ele vai ter que estudar ali no Arraial.

“Eu não quero estudar aqui!”

Pedrinho é um garoto muito compreensivo, mas a primeira reação é dizer que “não quer estudar lá”, e ele é uma criança de menos de 10 anos – é totalmente compreensível que ele reaja dessa maneira. Tudo é novo para ele: por mais que ame a avó, a prima e o Sítio do Picapau Amarelo, ele estará longe de sua casa, longe de seus pais, longe de todos os seus amigos… realmente é uma situação complicada e triste. E eu fiquei de coração partido quando ele perguntou para Dona Benta sobre os pais: “Será que eles não vão sentir minha falta?” Dona Benta é uma avó maravilhosa, então ela diz que a ideia de trazê-lo para lá foi dela, e que os pais vão sofrer muito por ficarem longe dele, e eu chorei quando o Pedrinho disse que podia ajudar, que ele faria economia, que ele “não iria mais ao cinema nem tomaria sorvete”. GENTE, QUE CENA MAIS LINDA E MAIS TRISTE.

João Vitor da Silva ARRASOU na atuação naquela cena… ele sempre arrasa, desde pequeno.

Emocionada e triste, Dona Benta abraça o neto e diz que ele é um anjo, mas explica toda a situação para ele, porque, infelizmente, isso não será o suficiente, e então Pedrinho entende que os pais precisam de outra ajuda sua nesse momento: que ele os apoie, porque já está sendo bem difícil para eles deixá-lo ali. Então, quando eles se despedem, Pedrinho é a criança mais fofa do mundo, dizendo que eles não precisam ficar tristes, porque ele adora o Sítio (o que é verdade), e que vai ser legal estudar no Arraial… “Que isso, pai? Eu já entendi tudo, eu juro”. Pedrinho diz que não precisam se preocupar com ele, porque ele tem sorte de contar com a avó, e o Nestor diz que quem tem sorte é ele de ter um filho como o Pedrinho – verdade. Ele ainda diz ao pai que confia nele e que logo ele vai conseguir um emprego. São algumas das cenas mais lindas da temporada.

Sempre me emociono ao assisti-las.

Enquanto isso, na cidade, o Dr. Saraiva está quase acordando… e quem ajuda, de longe, é a Cléo, em um telefonema lindo no qual fala com o Dr. Saraiva e diz que o ama e que ainda precisa muito dele, por isso ele tem que acordar logo. Ainda em coma, parece que o Dr. Saraiva está se lembrando de vários momentos de sua vida com a Cléo (inclusive uma festa da infância da garota na qual ela estava vestida de Emília e ele de Visconde de Sabugosa, com figurinos parecidos com o da versão de 1977 a 1986), e isso tudo acaba parecendo confuso quando ele desperta… porque o Dr. Saraiva, mesmo tendo sido despertado pelo amor que tem por Cléo, acaba acordando sem memória. Mas eu preciso dizer que ELE ESTAVA HILÁRIO sem memória e rende alguns momentos bastante divertidos… tanto é que chega a parecer que ele está fingindo e brincando com a Marcela!

As histórias acabam se encontrando quando Dona Benta precisa voltar para a cidade… Antonica liga chorando para Dona Benta e pede colo de mãe, e, é claro, Dona Benta vai para lá imediatamente, sabendo que tem alguma coisa que ela não está contando – e nós já podemos imaginar o que é. Chorando, Antonica conta para a mãe que Nestor foi embora, que eles estavam brigando demais, e esse será outro baque para o Pedrinho e, dessa vez, muito mais sério. Felizmente, Nestor acaba voltando para casa arrependido antes mesmo de Dona Benta voltar para o Sítio, o que quer dizer que ela não precisa dizer nada para o Pedrinho, ainda… mas e se eles voltarem a brigar e Nestor voltar a ir embora? Enquanto isso se desenrola, Dona Benta aproveita para ir visitar o Dr. Saraiva, e descobre que ele recebeu alta e está na casa de Marcela, sem memória…

Ela poderia levá-lo para o Sítio, né? Lá, ele estaria em segurança.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários