Primeiro Capítulo de “Além da Ilusão” (07 de fevereiro de 2022)


“Ser mágico é muito mais do que saber tirar um pombo da cartola… fazer moedas sumirem e reaparecerem ou entortar uma colher. É ter o dom de encantar, de fazer as pessoas acreditarem que a vida também é feita de sonhos e de fantasia. É surpreender, fascinar, arrebatar sorrisos e aplausos…. poder criar uma nova realidade, feita da mais pura ilusão. Ser mágico é um ato de amor”

 

AH, EU ESPEREI TANTO POR ESSE MOMENTO! Escrita por Alessandra Poggi e protagonizada por Larissa Manoela, em sua estreia na Rede Globo, e Rafa Vitti, “Além da Ilusão” é a nova novela das seis, que chegou para encantar: com um tom leve, muita luz e cor, o primeiro capítulo é uma delícia, e inicia o que parece ser uma jornada promissora… romance, diversão, mágica e, é claro, aquela pitada de drama que é necessária para o gênero: “Além da Ilusão” tem as características que eternizaram as novelas como uma paixão nacional e deve ser bem-sucedida! Nem sempre as novelas precisam “reinventar a roda”: uma novela com seus clichês bem utilizados tende a ser um sucesso! A novela ainda conta com o carisma de Larissa Manoela e sua fiel base de fãs aliado ao carisma de Rafa Vitti e um elenco cheio de nomes de peso – pessoas que eu adoro, como Marisa Orth e Arlete Salles, para citar alguns.

Acredito que tem tudo para dar muito certo!

A novela começa em Poços de Caldas, em 1934, com um visual apaixonante e acolhedor – eu sou apaixonado por novelas de época, e a fotografia da novela está belíssima. Conhecemos Davi Jardim enquanto ele está fazendo um show de mágica na rua, e a pequena Isadora corre para assisti-lo e fica fascinada por ele… eu a entendo perfeitamente, porque eu sempre fui apaixonado por ilusionismo, e o Rafa Vitti estava uma gracinha! O show de Davi é um típico show de mágica com direito a “moeda passando através do vidro” ou “carta sendo adivinhada”, mas, nos olhos encantados de Isadora, isso se torna ainda mais grandioso, especialmente quando Davi parece “acertar o seu nome” e a carta que ela tinha escolhido, que cai de um balão que levanta voo e estoura… então, Davi deixa a carta do baralho com o nome de Isadora de presente para ela.

Isadora está no centro da cidade porque foi buscar o vestido que a sua irmã, Elisa, vai usar na sua festa de aniversário de 18 anos… enquanto ela e Augusta buscam o vestido, Davi termina o seu show na praça, desagradando uns homens babacas que o chamam de “charlatão”, embora, como o próprio Davi explique, o que eles viram foi um show de ilusionismo: todos sabem que se trata de truques, portanto ele não estava “enganando” ninguém. Mesmo assim, Davi acaba sendo perseguido pelas ruas da cidade, em uma cena divertida (mas um pouquinho desesperadora), e acaba conseguindo a ajuda de Isadora, que o convida a entrar no carro de aluguel com ela e Augusta, prometendo que o levará para longe dali… agora, já entendemos como Davi chegará a Elisa.

“Você é uma boa menina, Isadora. E hoje me salvou de uma grande encrenca”

Elisa, por sua vez, está agitadíssima com a sua festa de 18 anos – Larissa Manoela entrega uma atuação muito próxima do que já estamos acostumados a ver, mas eu gosto muito da Larissa e de seus personagens, então eu assisti às suas cenas com um sorriso no rosto, rindo toda vez que ela dizia “Mamãe!” naquela primeira cena, por exemplo. Sempre elogiei o trabalho de Larissa Manoela (que, como muita gente, eu acompanho desde “Carrossel”, mas que acompanhei muito fielmente em “Cúmplices de um Resgate”), e acho que ela tem um carisma incrível que torna suas personagens leves e divertidas, e é isso o que estamos querendo ver em uma novela das seis… confesso, no entanto, que eu imaginei a Elisa diferente, talvez mais séria e dura, acreditando que teríamos essa personalidade mais viva e solar em Isadora, sua personagem na segunda fase.

A trama da festa de aniversário já traz alguns elementos que deverão definir os rumos da novela. Quando Isadora e Augusta aparecem com o vestido que Elisa usará na festa, por exemplo, Isadora ainda está animadíssima com o show de ilusionismo que viu na praça, e chega contando tudo à irmã, que escuta com uma simpatia e um carinho imensos – mas Matias, o pai de Elisa e Isadora e poderoso juiz, mostra todo o seu desgosto ao fato de a filha ter se aproximado de “alguém como ele”, reproduzindo aquele discurso descabido que ouvimos na rua no fim da apresentação de Davi: de que ele é um trapaceiro, de que “se aproveita das fraquezas das pessoas”. Claramente, esse vai ser o principal empecilho para o romance de Davi com qualquer uma das filhas de Matias, e o fato de Matias ser um poderoso juiz vai permitir que ele “tire Davi do caminho”.

Davi tem uma história até surpreendente – vivendo de shows de mágica na rua e mal tendo dinheiro para pagar seu aluguel, Davi Jardim é formado em medicina na França, mas decidiu que aquele diploma de médico é “de uma vida que não lhe pertence mais”, e quer ganhar a vida fazendo o que ama… em uma sequência interessante do capítulo, Davi nos guia pelo contexto histórico de sua família, e eu adoro como “Além da Ilusão” trouxe toda a crise da quebra da bolsa de valores de Nova York, em 1929, e a Grande Depressão que se seguiu, atingindo a família e fazendo com que o pai, produtor, perdesse tudo, por exemplo… a mágica é algo que veio de seu avô, e sempre foi a sua grande paixão. Acho sua atitude bonita, até admirável, mas me parece um pouco estranho que ele possa ganhar dinheiro sendo médico e escolha passar perrengue.

Mas admiro sua determinação e coragem. Ele quer ser feliz fazendo o que ama.

Uma trama interessante (e que deve ser uma parte importantíssima da novela) começa quando Violeta, a mãe de Elisa, precisa se ausentar da festa de aniversário da filha para visitar o pai que está doente, em um engenho que pertence à família há gerações… temos duas histórias grandes que vão se desenvolver aqui: primeiro, temos a história protagonizada por Heloísa, interpretada por Paloma Duarte; depois, toda a história da venda do engenho. Heloísa não parece ter, com o pai, uma boa relação: há anos que eles não se dão bem, e agora Heloísa está falando sobre vender sua parte do engenho quando o pai morrer, o que o está deixando ainda pior; e Violeta está totalmente contra a irmã no lance da venda… acho, no entanto, que essa primeira implicância acentuada entre Violeta e Eugênio, o cara que quer comprar o engenho, pode virar outra coisa.

Heloísa, no entanto, tem seus motivos para não gostar tanto do pai quanto a Violeta, conforme descobrimos depressa. No meio de uma discussão de Heloísa e Violeta, na qual Violeta a acusa de não tratar o pai bem e uma série de coisas, ela pergunta se ela o trata assim “apenas porque ele a separou de sua filha” – era para ser uma cena dramática, mas eu confesso que eu caí na risada, porque tudo o que eu conseguia pensar era: “Como assim, Violeta? NÃO É O SUFICIENTE?” Heloísa tem, então, uma filha que lhe foi tirada dos braços ainda bebê, porque era filha de Heloísa com um homem com quem ela não era casada, e essa é uma dor que ela carrega até hoje e que deve ser uma busca que será uma das partes mais importantes da novela futuramente… como a Maria procurando o Nandinho em “Maria do Bairro”. Que comecem as teorias!

A reta final do capítulo junta os protagonistas na festa de aniversário de Elisa: Davi é convidado a trabalhar como garçom na festa, e ele talvez vai ter uma participação ainda maior quando Elisa descobre que a banda que tocaria teve um pequeno acidente e vai se atrasar pelo menos uma hora… ela precisa de uma solução, de algo que entretenha os convidados, e quando Isadora aponta para Davi, dizendo que “ele é o mágico do qual ela estava falando mais cedo”, Elisa percebe que ele é a sua salvação: ele pode fazer um dos seus shows de ilusionismo, o que deixa Matias furioso, mas Elisa nem escuta o pai. Ela vai até Davi para pedir sua ajuda, para pedir que ele salve a sua festa, e a química que os dois exalaram quando trocaram olhares pela primeira vez foi de arrepiar… fazer o quê se eu sou um romântico? A cena foi FOFÍSSIMA e já sinto que eu vou amar “Além da Ilusão”. A espera valerá a pena!

“Por favor… salva a minha festa”

“Eu vou salvar”

 

Mais reviews de “Além da Ilusão” EM BREVE!

 

Comentários