¿Quién es Quién? – A demissão de Basílio

“Maldito porco-espinho!”

Perico está passando por uma fase dificílima… NUNCA NA NOVELA O VIMOS TÃO TRISTE QUANTO ELE ESTÁ AGORA. Quando Ignácio descobriu o seu segredo, Perico acabou em suas mãos, para que ninguém soubesse que ele não era o “Leonardo Fuentemayor”, e para que sua mãe não corresse o risco de ser acusada de sequestrar o verdadeiro Leo. Agora, para manter a segurança das pessoas que ele ama, ele é obrigado a fazer coisas que realmente não queria fazer, como separar-se de Fernanda, que continua muito distante dele, e demitir Basílio, que sempre foi seu maior cúmplice e amigo dentro dos Corporativos Fuentemayor. E o pior é que ninguém reconhecer mais esse “Leonardo” desalmado, porque não é assim que ele age… especialmente nos últimos meses. E cada vez que Perico tem que interpretar esse personagem, ele se machuca e machuca pessoas que ama.

Em relação a Fernanda, Perico nem planejou nada, mas tudo veio naturalmente de seu sofrimento e esgotamento. Ele continua perdidamente apaixonado, mas ele também está triste e melancólico, e me partiu o coração ouvi-lo perguntar por que Fernanda se casou com ele. Ele pergunta se ela se esqueceu do pacto que fizeram de amar-se para sempre. Quando ele diz essas coisas, ele é tão sincero e expressa tanta dor em seu olhar que Fernanda sofre por amá-lo. Também existem lágrimas escorrendo dos olhos dela, mas ela não diz as coisas que o fariam ficar. “Ai, Fer. Você não sabe o que eu daria para voltar a me perder nos seus braços. Mas eu sei que já acabou”. Então, Perico diz que não pode continuar ali no apartamento, dormindo no sofá, sabendo que ela está no quarto ao lado… tão perto e, ao mesmo tempo, tão longe. Então, ele pega seu casaco e vai embora, para um hotel.

Ela não quer que Perico vá embora.

Mas ela também não o impede de ir.

Os dois sofrem com a inesperada separação, e ainda existem outras coisas que fazem Perico sofrer. Quando Ignácio o interroga, fazendo de tudo para descobrir quem é seu “cúmplice” dentro da empresa, Perico protege Basílio a todo custo. Ele finge, ele debocha, mas não diz nada. Mas apenas não contar a Ignácio não será o suficiente… por isso, quando Basílio chega mais tarde, todo sorridente, feliz e amigo, Perico lhe pergunta o que ele está fazendo ali, se ele já o tinha mandado de férias ou qualquer coisa. Basílio diz que sabe que Perico precisa dele, por isso não vai embora, e então Perico faz a única coisa que consegue pensar em fazer para protegê-lo, e parece doer tanto em Perico quanto dói em Basílio: ele fala com grosseria, ele grita, e ele diz que não existe mais isso de “compadre” nem de “fofoquinha”, nem nada disso…

Basílio, confuso, quase chora com a maneira como seu amigo fala com ele.

Mas Perico se mantém na sua determinação. Os gritos doem. Doem em Basílio, doem em Perico, e doem em nós. Quando Ivone chega, Perico a manda falar com o RH e arrumar as coisas para a demissão de Basílio, E ESSE É O MOMENTO MAIS TRISTE. O choque e a tristeza estampados no rosto e nas lágrimas de Basílio, enquanto Perico se vira de costas, para que não vejam que ele mesmo está com lágrimas nos olhos, mas ele precisa manter-se firme se quer proteger o seu amigo do “porco-espinho”. Mesmo que saibamos qual é o plano, mesmo que compreendamos a necessidade daquele “plano drástico”, é doloroso demais (e assustador) ouvir Perico falar e gritar daquela maneira. Grosseiro, duro, irredutível. “‘Mas’ nada. Você vai começar os trâmites, ou tenho que fazer eu mesmo, senhorita?”, ele diz a Ivone, quando ela hesita a obedecer a ordem.

Basílio, no entanto, não entende o que está acontecendo. Ele chora ao dizer que não fez nada, ao tentar entender “o que foi que aconteceu”, e uma das partes mais tristes do diálogo é quando Perico lhe garante que “não vai lhe faltar nada”, porque vai lhe pagar uma quantia bem generosa, e Basílio responde dizendo que “não vai lhe faltar nada de dinheiro”, mas “e a amizade deles?” OUCH. Dramático e fofo, Basílio pergunta se ele também vai lhe dar demissão de suas histórias, conselhos, apoios, de tudo o que passaram juntos… enquanto Basílio diz essas coisas e chora, Perico tenta manter a postura, e embora seu corpo não demonstre nada, seus olhos estão marejados de lágrimas, espelhando todo o sofrimento em ter que fazer isso com aquele que mais lhe ajudou.

Que atuação F*DA de Eugenio Siller!

Antes de deixar o escritório, Basílio ainda tem algumas coisas a dizer: diz que não achou que o poder o mudaria desse jeito, mas percebeu agora que “estava enganado”. Naturalmente, todos recebem a informação da demissão de Basílio COM BASTANTE CHOQUE. Ivone está muito sentida por Basi, e liga para Humberto, para falar sobre isso e perguntar se deve seguir com as ordens de “Leonardo”; Fernanda também fica horrorizada, e ela mesma invade o escritório de “Leo” para gritar com ele, perguntando o que está acontecendo – por que demitir Basílio se ele sempre fez de TUDO para defendê-lo. Quando Fernanda diz que não é justo (fofa!) que ele esteja fazendo isso, Perico se mantém no personagem e, infelizmente, ele se parece, agora, com o cara que Fernanda queria odiar… agora ele tem a atitude que Fernanda sempre esperou dele, a partir das histórias.

Agora, ele é o “Leonardo Fuentemayor” dos contos de terror.

Perico insiste que não vai mudar de opinião, e Fernanda termina a conversa dizendo que Basílio foi à casa dela porque estava preocupado com ele, e essa é a última coisa que ela queria dizer: é doloroso ouvir a DECEPÇÃO na voz dela, quando diz que acreditou que ele tinha mudado, mas já voltou ao normal, com uma facilidade impressionante de manipular as pessoas ao seu redor. A expressão de Fernanda é tão arrasada quanto a expressão de Basílio, e embora Perico também sofra ao notar tudo isso, ele não faz nada, porque acha que não pode… mas a melhor coisa a fazer seria contar a verdade e acabar logo com o sofrimento das pessoas que ama, como o Basílio e a Fernanda, não? Felizmente, ao mesmo tempo em que sente que “Leonardo” mudou e percebe que suas atitudes refletem o “monstro” que ela sempre pensou que ele fosse, Fernanda está fazendo umas descobertas…

Descobertas essa que a aproximam da verdade.

Humberto também chama Perico para conversar sobre Basílio, mas ele se recusa a voltar atrás em sua decisão… adoro que o próprio Humberto, agora, está defendendo Basílio, mesmo com os problemas que tiveram no passado, e gosto de como ele diz a Perico que ele não é assim, e nunca demitiu uma pessoa sem um motivo muito claro – que parece não existir dessa vez. Ele teme que “Leonardo” tome uma decisão da qual vai se arrepender em breve, mas Perico é firme: ele não quer mais Basílio na empresa. Felizmente, no entanto, Basílio não desiste de entender o motivo de sua demissão, e invade o escritório de Perico durante a noite, e convence a inteligência artificial de “Leonardo Fuentemayor” a tocar uma conversa gravada entre Perico e Ignácio, mais cedo… talvez ele ainda esteja indo embora, sim, mas ao menos agora ele sabe o motivo.

Perico só o demitiu para protegê-lo do porco-espinho.

E essa, no fim, foi uma atitude fofa e não cruel!

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários