Merlin 1x10 – The Moment of Truth

“He likes you”

FACILMENTE UM DOS MELHORES EPISÓDIOS DE “MERLIN” – e não dá para assistir a esse episódio sem dar um sorrisinho com toda a energia gay que ele transmite… não é à toa que Merlin e Arthur sempre foram muito shippados! O episódio traz, pela primeira vez, um conflito que não está diretamente relacionado à magia… quer dizer, pelo menos não está relacionado a algum feiticeiro atacando Camelot e querendo vingança de Uther por causa das coisas que ele fez no passado, mas tem um pouco a ver com o Merlin tendo que esconder os seus dons e com o Arthur quase descobrindo toda a verdade. É um episódio poderoso que sai do cenário conhecido de Camelot, mostra a força e determinação de Gwen e Morgana, e ainda enfatiza a intensidade da relação de Merlin e Arthur e o quando um se importa com o outro – eles são os dois lados de uma mesma moeda.

“The Moment of Truth” começa em Ealdor, um vilarejo que está sendo saqueado por alguns homens liderados por Kanen – e parece que não é a primeira vez que isso acontece. Com todo o desespero que essas batidas trazem, uma mulher chamada Hunith vai até Camelot para pedir a ajuda do Rei Uther, e Arthur consegue para ela uma audiência com o pai, mas Uther diz que não pode fazer nada, porque Ealdor não está sob seus domínios e, portanto, interferir lá seria praticamente uma declaração de guerra… descobrimos, então, que Hunith é a mãe de Merlin (!), o que quer dizer que o grande feiticeiro não vai ficar parado enquanto a mãe e todas as pessoas do vilarejo em que cresceu sofrem continuamente… se Uther, Arthur e os cavaleiros de Camelot não podem fazer nada, então ele precisará fazer. Assim, Merlin anuncia que está indo embora.

Que fofa e terna a “despedida” de Merlin e Arthur!

Merlin tem pessoas incríveis ao seu redor… enquanto ele arruma as coisas para a viagem, com a ajuda de Gwen, ele descobre que ele não estará sozinho de volta a Ealdor: Gwen e Morgana irão com ele, porque sabem que ele precisa de toda a ajuda que puder conseguir, e ele as ajudou quando elas precisaram… elas devem isso a ele. Assim, o trio retorna com Hunith sem um plano muito elaborado para derrotar Kanen. Além de conhecermos a mãe de Merlin, também conhecemos um amigo seu de infância, Will, uma das poucas pessoas que sabe o seu segredo, e um dos motivos pelos quais ele teve que ir embora dali e se refugiar em Camelot com Gaius: quando Will descobriu que Merlin era um feiticeiro, Hunith temeu que esse segredo se espalhasse e resolveu protegê-lo… mas Will não contaria isso para ninguém – afinal de contas, eles são amigos.

Will é um personagem interessante – potencialmente irritante, sim, mas interessante. Ele tem cobranças exacerbadas e parece bastante amargurado, mas, mesmo com tão pouco tempo de tela, entendemos que isso tudo vem de traumas que levaram seu pai à morte ao confiar em um rei, por exemplo, o que quer dizer que ele não confia em ninguém da nobreza… portanto, ele não confia no Príncipe Arthur, quando ele aparece de surpresa em Ealdor trazendo alguns cavaleiros com ele e determinado a ajudar. Gosto muito de como o Arthur é todo durão, de como ele faz uma cena e uma pose, mas, no fundo, ele tem um coração mole e não pode deixar de ajudar Merlin – que, convenhamos, é o seu melhor amigo. Adoro como o texto ressalta isso em vários momentos, como em uma conversa de Gwen e Morgana na qual elas falam sobre o motivo que trouxe Arthur ali…

O mesmo que elas: Merlin.

Arthur e Merlin estão conectados de uma maneira intensa e viva, e eu acho que um pouco da raiva de Will também tem a ver com ciúmes… ele tenta convencer Merlin de que ele é apenas um servo de Arthur e que Arthur não o vê e não o trata como mais do que isso, mas embora essa seja a fachada da relação deles, Merlin sabe que não é apenas isso – ele considera Arthur seu amigo e sabe que Arthur o considera assim também. E isso é facilmente notado por quem quer que consiga prestar atenção, como a própria Hunith, que vê Arthur e Merlin sentados do lado de fora de casa, conversando como se fossem um casal, e depois comenta com Merlin que “Arthur se importa muito com ele, gosta dele”. É por isso que, uma vez que Ealdor esteja salva de Hanen e de seus homens, Merlin precisará retornar para Camelot, onde, agora, é o lugar ao qual pertence.

Derrotar Hanen parece, no entanto, cada vez mais difícil. Arthur está empenhado na missão de treinar os aldeões, mas eles não estão preparados para uma grande batalha, e os nervos de todos estão no limite quando um dos aldeões é morto para que Hanen possa “mandar uma mensagem”. Então, Arthur precisa fazer um discurso para conferir aos aldeões certa força e determinação, e aceitar a ajuda de todos que queiram ajudar, e é muito bonito ver a Gwen e a Morgana determinadas a ajudar – e capazes de salvar várias vidas empunhando uma espada! Quando os homens de Hanen chegam, Ealdor se torna um campo de batalha que só não é sangrento porque “Merlin” não aposta no sangue, mas que conta com várias mortes e, eventualmente, com pouca esperança de que Hanen vá mesmo ser derrotado… então, Merlin precisa fazer algo.

Esse é o grande conflito que movimenta uma boa parte do episódio: se Merlin pode usar os seus poderes para salvar Ealdor, por que ele não o fará? Ele vai continuar escondendo quem é e permitindo que pessoas inocentes morram apenas para que Arthur não descubra sobre ele? Apenas porque, supostamente, é seu destino ajudar Arthur a ser um grande rei um dia e, se ele for descoberto agora, isso não acontecerá? “The Moment of Truth” traz uma série de diálogos em relação a isso, e eu adoro como esses diálogos parecem repletos de significados que não são abertamente ditos… Will fala sobre deixar que seus dons apareçam e ajudem as pessoas, e quando Merlin fala com a mãe sobre contar a verdade a Arthur, ele é bem dramático dizendo que “se Arthur realmente gostar dele, vai aceitá-lo como ele é”. Diálogos que fora de contexto significariam coisas completamente diferentes.

Durante a batalha de Ealdor, então, quando as coisas começam a descarrilhar, Merlin precisa usar os seus poderes para gerar uma espécie de ciclone que coloca os saqueadores para correr, e Arthur termina a batalha contra Hanen – mas Arthur sabe que alguém usou magia, porque ventos assim não aparecem do nada, e agora ele quer saber quem foi: Merlin ou Will? Quando Will está em seu leito de morte, ferido pela batalha, ele acaba assumindo toda a culpa, como se ele fosse o feiticeiro, para manter o segredo de Merlin, e embora Arthur reaja de uma maneira um pouco mais leve do que Uther reagiria, ainda assim ele não gosta do fato de Merlin ter escondido uma informação dessas para ele… mas não é nada revoltante, felizmente. Ele está satisfeito com a vitória e feliz porque todos poderão voltar para Camelot… inclusive o Merlin com eles.

Um excelente episódio!

E, agora, entramos na reta final da temporada!

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários