Navillera – Episode 11

A audição de Deok-Chul!

Penúltimo episódio de “Navillera” – sempre completamente apaixonado por essa série. Depois de o Sr. Sim desaparecer e todo mundo se preocupar com ele achando que ele está tendo mais uma crise séria por causa do Alzheimer, ele finalmente foi encontrado graças ao Chae-Rok, em um conjunto de cenas emocionantes: primeiro com Seong-san, que busca o pai e o abraça, em uma demonstração de afeto belíssima, por exemplo, e depois com Chae-Rok, quando o Sr. Sim pede que o filho mais velho pare o carro para que ele possa falar com o Chae-Rok e então ele dança na neve, no meio da rua, como Chae-Rok fizera em outra ocasião, para provar para ele que ele precisa e pode continuar dançando ballet… o décimo primeiro episódio de “Navillera” é emocionante como todos os episódios da série, e nos mostra Deok-Chul enquanto ele se prepara para a sua estreia.

Depois dos últimos eventos, Seong-san acaba reunindo a família para contar sobre a doença do pai a todos, e Eun-Ho tem um momento lindíssimo aqui enquanto todo mundo está tentando decidir o que vão fazer com Deok-Chul quando ele piorar: quem vai levá-lo para casa, quem vai cuidar dele, se vão colocá-lo em um asilo… e Eun-Ho é um máximo, interrompendo a todos e perguntando por que eles não conversam com o Sr. Sim sobre isso – afinal de contas, apesar de estar doente, ele está consciente e pode escolher o que quer… ele é o mais interessado nisso, na verdade. Eles não conversam diretamente com Deok-Chul depois disso, mas eu gosto de como a intervenção de Eun-Ho faz com que, ao menos, eles parem de especular e se desesperar: nesse momento, eles precisam estar disponíveis para ajudar Deok-Chul, isso é o que realmente importa.

Deok-Chul retorna, então, para os seus ensaios de ballet, e agora ele tem uma motivação a mais: ele tem uma audição pela frente. Eu adorei as cenas de Deok-Chul com Chae-Rok durante esse episódio, todas perfeitamente emocionantes, e o Chae-Rok sendo a coisa mais adorável do mundo, prometendo ao Sr. Sim, por exemplo, que vai sempre se lembrar dele, mesmo quando ele não o reconhecer mais e, enquanto o Sr. Sim o reconhecer e quiser ensaiar ballet, ele estará ali para ensiná-lo… a maneira suave e sincera como Chae-Rok diz isso aquece o nosso coração, e Deok-Chul também o agradece com um sorriso no rosto – e, então, se dedica à audição para a qual tem ensaiado desde o episódio anterior, para que ele possa enfim realizar o seu sonho e dançar no palco, ao menos uma vez. E Chae-Rok tem plena convicção de que ele pode passar na audição.

Também acompanhamos algumas outras histórias, como a de Seong-san, que é um personagem complexo que cresceu muito durante esses episódios. O vemos sofrer com algo no trabalho, levando a culpa de um prejuízo que não tem a ver apenas com ele, e é difícil para Seong-san, quando isso vem acompanhado da descoberta sobre a doença do pai – o Sr. Sim, no entanto, é sempre a coisa mais fofa desse mundo, e ele quase se atrasa para a sua audição porque está preocupado demais com Seong-san e precisa sair para comprar-lhe uma luva de beisebol e levá-la no trabalho dele… a luva de beisebol é um símbolo de como ele pode fazer o que ele quiser de sua vida, e os dois compartilham uma memória muito bonita de quando Seong-san era apenas um adolescente tendo dificuldade na escola por causa do beisebol… Deok-Chul sempre foi um paizão, e continua sendo.

A força que ele dá ao filho nesse episódio… LINDO.

Seong-san toma atitudes e chega a ir agradecer o Chae-Rok por tudo!

Então, Deok-Chul consegue chegar para ser o último a se apresentar nas audições para a mostra, para o alívio não apenas de Chae-Rok, mas do Sr. Ki e de todo mundo que torce por ele, e ele faz uma apresentação inspirada, dentro de suas limitações, que emociona a todos como fora da última vez, mas também demonstrando um avanço técnico desde a sua última apresentação, e então ele impressiona todo mundo – E GANHA O LUGAR NA APRESENTAÇÃO. Deok-Chul está tão feliz com a sua vitória, e o sorriso de Chae-Rok é tão feliz e tão orgulhoso que eu queria abraçá-lo com todo o amor do mundo, de verdade! Agora, eles terão que ensaiar ainda mais, mas vai dar tudo certo, tenho certeza de que sim – e Deok-Chul terá a ajuda do Sr. Ki e de todos os alunos da escola de dança que também farão parte da apresentação… ele está nervoso, mas ele está feliz!

Para a apresentação, o Sr. Ki decide que talvez seja melhor o Sr. Sim não se apresentar sozinho, e sugere que ele e Chae-Rok dancem juntos – E EU ESTOU LOUCO PARA VER ESSA APRESENTAÇÃO DOS DOIS! Chae-Rok topa de imediato, mas o Sr. Sim diz que “não quer atrapalhar mais a sua vida”, porque diz que ele precisa ensaiar para o concurso e não pode perder tempo ensaiando outra coreografia para fazer com ele nessa apresentação, mas Chae-Rok insiste, diz que vai fazer isso por eles dois… é tão bonitinha a cena do Chae-Rok conversando com Deok-Chul para convencê-lo de que quer e pode fazer isso! Então, os dois começam os ensaios com o Sr. Ki, e eu sempre adoro assistir à conexão que Chae-Rok e Deok-Chul compartilham… falta apenas um episódio e eu sei que vou sentir muita saudade de assistir a essa dupla.

Então, eles começam a distribuir convites… e temos uma sequência de cenas lindas. É muito fofo o Deok-Chul entregando o convite para toda a família, sim, mas é Chae-Rok quem protagoniza duas cenas fortíssimas. A primeira delas é com o pai; ele vai até a cidade na qual o pai está morando para entregar para ele o convite e, então, diz que gostaria que ele fosse, mas vai entender se ele não puder, mas como isso não é o que ele quer dizer, de verdade, ele complementa: “Tente ir”; e aquilo é importante demais para ambos, uma cena lindíssima. A segunda delas é quando ele retorna para a cidade e procura Ho Beom, depois de saber que o pai conversou com ele e que ele está voltando a treinar futebol, e Chae-Rok lhe entrega um presente que diz que foi enviado pelo pai e, quando Ho Beom abre a mochila, ele encontra um convite para a apresentação também.

É incrível como “Navillera” me convenceu de que Ho Beom merece estar nessa apresentação, como eu QUERO vê-lo sentado na plateia assistindo ao Chae-Rok e ao Deok-Chul dançarem… lá no início, eu nunca teria imaginado. Aproveito, então, para falar sobre esse incrível desenvolvimento de personagens que a série apresentou. “Navillera” é extremamente competente ao construir personagens complexos e falhos, todos com suas motivações, todos com as suas convicções, todos com suas qualidades e com seus defeitos… são personagens muito humanos nos quais podemos nos enxergar, e isso torna a série muito viva e, consequentemente, emocionante. Quando chegarmos à apresentação, que acontece no próximo episódio, será tão emocionante ver a expressão desses rostos na plateia quanto ver a nossa dupla amada no palco.

Durante dias, Deok-Chul ensaia com força sem ter nenhuma crise – até a noite anterior ao grande dia. Ali, ele se perde olhando para a luz do poste que está se apagando, e fica todo confuso sem conseguir chegar em casa, sentado na frente do portão da própria casa, e eu fiquei desesperado por ele… felizmente, policiais o veem e param para conversar com ele e são bem legais, e Hae-Nam vê a movimentação do lado de fora e sai para ver o que está acontecendo e encontra o marido, mas essa crise, que parece chegar ao fim logo em seguida (com direito a uma conversa dos dois sobre o Alzheimer, com Deok-Chul oficialmente contando para ela), talvez não tenha sido tão pequena quanto as outras. No dia seguinte, quando tem que acordar para o dia da apresentação, Deok-Chul não acorda com o som do despertador, e quando Hae-Nam vem chamá-lo, ele não a reconhece.

Aquele “Quem é você?” foi esperado, mas me atingiu do mesmo jeito.

Apenas um episódio agora.

 

Para mais postagens de Navillera, clique aqui.

 

Comentários