Around the World in 80 Days 1x02

“Everything is possible. Why not the moon?”

QUE EPISÓDIO EMOTIVO E LINDO! Esse segundo episódio é completamente diferente do primeiro e, talvez, do que eu esperava, e eu não poderia estar mais feliz por isso: “Around the World in 80 Days” continua narrando a viagem de Phileas Fogg, Abigail e Passepartout ao redor do mundo, e chega apenas em seu terceiro dia de aventura, mas se destaca ao conseguir trazer um novo país, um novo meio de transporte e uma nova “história breve” que se conecta ao que mais importa quando estamos assistindo a uma série: seus personagens. Foi incrível ver o personagem de Phileas Fogg ganhando profundidade, embora ainda envolto em mistério, e o seu crescimento nesse episódio é palpável e emocionante – e sei que ele tem muito a crescer, aprender e ensinar nesses 77 dias restantes da sua viagem… de quebra, a fotografia da série continua lindíssima.

Achei que teríamos uma aventura mais longa no balão de ar quente, mas o trio viajante deixa o balão para trás depressa quando Fogg erra a alavanca para subir ou para descer e eles acabam caindo no meio de um grande campo… não sem antes serem vistos pela janela de um trem por um garotinho italiano, o Alberto, que fica fascinado. É nesse trem que Fogg, Abigail e Passepartout entram como passageiros mais tarde, e todo o cenário do trem é algo extremamente interessante, a meu ver – e eu adorei a interação de Fogg com Alberto, porque o garoto já o admira, não gratuitamente, por ter sido ele quem estava pilotando aquele magnífico balão de ar quente que ele vira pela janela… os dois ainda têm um diálogo fascinante que serve de referência a Júlio Verne e outra de suas obras famosas: “Da Terra à Lua”. Meu coração disparou!

O episódio é bastante introspectivo – sem deixar de ter ação e tensão. O personagem de Phileas Fogg é enigmático e carismático, algo que David Tennant consegue expressar muito bem. Abigail está, há algum tempo, tentando arrancar dele uma resposta sobre os motivos que o levaram a iniciar essa viagem, mas ele parece sempre se esquivar dessa pergunta… a pergunta vem à tona novamente durante uma refeição no trem, na qual um viúvo italiano arrogante começa a debochar de Fogg, falando sobre como ele claramente nunca saiu de Londres e como ele não é a pessoa que vai conseguir “dar a volta ao mundo em 80 dias” – ele chega a dizer a Abigail que Fogg é uma fraude e, infelizmente, Abigail começa a se perguntar se ele tem razão… o pior de tudo, é claro, é que o próprio Fogg começa a se perguntar se ele é o homem certo para essa tarefa.

O pequeno Alberto, então, se mostra uma figura importantíssima para que o próprio Fogg comece a acreditar nele mesmo quando ele mais duvida e quando pensa em voltar para Londres. A relação dos dois é bem bacana, especialmente porque a relação de Alberto com o pai é assustadora: ficamos revoltados quando o menino vem animado mostrar para Fogg o modelo de foguete que ele construiu depois de ler “Da Terra à Lua”, de Júlio Verne, e acaba derrubando uma bebida, o que faz com que o seu pai brigue com ele, derrube o foguete e o quebre… o menino está arrasado e ainda tem que lidar com as broncas e castigos do pai, e Fogg tenta intervir, porque ele se importa: o episódio consegue começar a construir a personalidade complexa de Fogg, mostrando o seu bom coração, mas, ao mesmo tempo, todas as suas limitações.

Que ele precisa superar para salvar a vida de Alberto, no fim.

No meio da viagem, o trem precisa parar abruptamente (logo depois de uma conversa linda de Fogg e Alberto, em que Alberto pede que ele lhe envie um cartão postal no Natal, para dizer que completou a aventura) porque um terremoto derrubou a estrutura de uma ponte que eles precisam atravessar e, inicialmente, Fogg se pergunta se esse “não é um sinal do universo” de que eles precisam voltar para casa… talvez ele até interpretasse dessa maneira, se a vida de Alberto não estivesse correndo perigo. Com a perna machucada e sangrando muito, com risco de infecção, Alberto precisa chegar a um hospital o mais rápido possível, e eles só têm duas opções: ou eles voltam à cidade mais próxima que ficou para trás, a 6 horas de distância, ou eles continuam em frente, na ponte comprometida, e chegam à próxima cidade, que está a 2 horas de distância.

Parece impossível… mas, como Alberto diz: nada é impossível.

E Fogg acha que eles podem atravessar!

Foi arrepiante ver aquela transformação de Phileas Fogg quando ele começa a fazer cálculos que acredita que permitirão que eles atravessem em segurança para levar Alberto à próxima cidade, e eu adoro como ele parece um personagem tão real nesse equilíbrio entre as suas limitações e a sua genialidade que pode alcançar tanta coisa! A travessia daquela ponte que parece prestes a cair é um momento tenso, repleto de suspense, mas surpreendentemente EMOCIONANTE. Tudo converge para o crescimento de Fogg como personagem, e nós ficamos orgulhosos de vê-lo conseguir, com direito a alguns planos mirabolantes nos quais ninguém mais pensaria, e nos quais a maioria nem bota fé, mas é a única opção que eles têm para salvar Alberto… e, ainda que imaginássemos que a travessia seria bem-sucedida, ainda assim é um alívio imenso quando o trem passa.

E foi lindo o Alberto dizendo que “acredita que ele é o homem certo para a missão, sim”.

Toda a força de que Fogg precisava, e não apenas externa – ele mesmo estava duvidando dele, e agora talvez ele tenha forças para entender que ele é capaz de dar essa volta ao mundo em 80 dias! Também é um episódio importante porque Passepartout tinha deixado claro que não acreditava em Fogg, e Abigail começara a duvidar dele também, recentemente… naquela última cena, o trio se une de verdade pela primeira vez, com confiança e respeito mútuo importantíssimos para que eles concluam essa viagem! Quando Fogg duvida de si mesmo, dizendo que poderia os ter matado naquela travessia, Abigail fala sobre como isso não aconteceu e sobre como ele salvou a vida daquele garoto… então, se eles quiserem continuar, eles têm apenas 10 minutos para pegar um navio até o próximo destino deles: a Arábia que os aguarde!!!

 

Para mais postagens de “Around the World in 80 Days”, clique aqui.

 

Comentários