Young Sheldon 1x18 – A Mother, a Child and a Blue Man’s Backside



Tá, mas e os gibis?
Confesso que fiquei completamente dividido com esse episódio, e mesmo os momentos mais fofos me pareceram manchados por aquela relação opressora que não tem que ser vangloriada nem nada. Acho que eu me imaginei no lugar de Sheldon Cooper, embora minha mãe nunca tenha feito o que Mary fez, e eu achei aquilo um abuso de autoridade tremendo! Tirar todo e qualquer gibi do garoto e proibi-lo de ler foi ridículo, assim como a atitude dela de “tratar-lhe como um adulto”, levando tudo a extremos infantis que demonstrou que ela tem bem menos maturidade que Sheldon… afinal de contas, ela devia ser a adulta nessa situação toda, não devia? Então eu até entendi a proposta do episódio e essa coisa de “tornado”, que gerou aquele abraço fofo no final, mas eu ainda senti falta dos gibis retornando para dentro de casa!
Tudo começa com a Missy, a maravilhosa Missy, lendo a Cosmopolitan, “a revista da mulher moderna”. A mãe, como era de se esperar, proíbe a leitura e confisca a revista, e Missy, malandrinha, protesta que “Sheldon lê dirty things o tempo todo e ela nunca briga com ele”, e então indica um gibi que está em cima da mesa, e que a Mary fica horrorizada em ver. Tudo bem que eu ri muito da situação, inicialmente, e das reações dela vendo a violência e a bunda do “cara azul” (sem contar a p. 117, que nem chegamos a ver!), mas depois ela passou dos limites e foi vergonhoso. Escandalosa e puritana, ela vai até a loja de quadrinhos para brigar com o vendedor e buscar o Sheldon, e a carinha dele quando diz “Mom, you’re embarassing me!” foi de partir o coração. Ainda bem que o Tam se livrou daquilo. “As you can see, I’m not related to them”.
Mas Mary comete uma atrocidade: confisca TODOS os gibis de Sheldon (há uma pilha de “The Flash”, por exemplo!) e diz que ele poderá tê-los de volta quando tiver 18 anos, o que é uma injustiça intolerante daquelas. Porque "Watchmen" pode ser meio pesadinho mesmo, mas TODOS os gibis? Meio demais. Confesso que eu acho que ele ARRASOU quando disse que a Bíblia também tinha que ser adicionada à caixa: “There's one more book that belongs in the box, filled with adultery, genocide, and even human sacrifice”. Não que isso tenha de fato adiantado, mas é algo que veio à tona e eu gostei. Então a guerra é declarada, Mary leva os gibis embora e diz que, então, “vai tratá-lo como um adulto”, o que implica deixá-lo fazer tudo sozinho, como cozinhar (ele lavando o frango com detergente!), e colocar-se para dormir sozinho, sem beijo de boa noite. Ela devia se tocar do que está fazendo com a atitude do filho, mas ela é bem irredutível.
Pessoas como a Mary geralmente são.
Acho revoltante que ela se ache tão dona da razão a ponto de não escutar ninguém, e eu acho uma atrocidade que “Young Sheldon”, como série, de certo modo promova isso, com o George todo excitado com as atitudes da esposa, por exemplo. Então, para se vingar da mãe, Sheldon toma uma decisão: ele vai para a faculdade! “Somewhere with a good science program, but far enough away to make my mom cry herself to sleep every night that I'm gone”. Parece uma boa alternative, e ele começa a se sobressair, deixando os irmãos com inveja da comida dele, que ele preparou sozinho, por exemplo, e dizendo que vai se inscrever para Harvard e pretende partir o mais rápido possível. Ele teria ganhado se Mary não tivesse jogado a carta do dinheiro que precisa para se inscrever, e então ele sai em busca de emprego, conseguindo apenas um com Meemaw, a 1 dólar a hora.
!
Então, o roteiro parece esquecer e deixar sem resolver todo o lance dos gibis, e Sheldon continua sendo reprimido dentro de casa! Tudo começa com um alerta de tornado que faz Mary sair depressa atrás do filho, e embora ele responda com coisas como “I can worry about my own safety, thank you”, eventualmente a sirene começa a tocar e todos se escondem juntos na casa, em uma cena que teria sido toda fofa em qualquer outro episódio. Mary cuida dos pequenos, Meemaw é fofa cuidando de Georgie Jr., e a cena é bem séria e muito bem feita, com a tempestade e o tornado arrasando com toda a vizinhança. No fim do episódio, Sheldon não diz muita coisa, apenas abraça a mãe com um carinho inegável que sente por ela, e ela retribui esse abraço, expressando novamente como eles se amam, mas Mary tem muito a crescer como mãe e ser humano.
Sobre Missy?
“You would not believe the pee I just took!”

Para mais postagens de Young Sheldon, clique aqui.


Comentários