Desventuras em Série 2x02 – Inferno no Colégio Interno: Volume 2



“Remember you will die”
Depois de um começo nada fácil na Escola Preparatória Prufrock, agora é hora dos Órfãos Baudelaire lidarem novamente com o Conde Olaf em mais um de seus disfarces ridículos: o de Instrutor Genghis. É muito legal que os irmãos agora tenham a ajuda de amigos, pela primeira vez em muito tempo, mas também é desesperador que isso não pareça o suficiente, enquanto ninguém parece acreditar neles (!) e eles não conseguem entender exatamente qual é o plano do Conde Olaf. Tentar desmascará-lo já durante a “assembleia obrigatória” não foi de muito sucesso, porque “Genghis” usou-se de uma desculpa religiosa para não tirar o turbante e revelar a sua sobrancelha única, e é claro que o tal “sistema super avançado” do Vice-Diretor Nero não serve pra nada. Apenas os Quagmire apoiam os Baudelaire, mas ninguém mais parece acreditar…
Então vem o programa de D.O.R.
S.O.R.E., em inglês.

“As anyone who has been to junior college knows, orphans tend to have unsound bodies, which leads to paranoia, delusion and untapped wealth. That's why I have developed the Special Orphans Running Exercises, or S.O.R.E. for short, which I will be offering to a few select students. Will the orphans in the house please stand?”

Gostaria de destacar, nesse momento, o caso da carismática bibliotecária que não pode fazer muito na escola com suas regras ridículas, que também se levanta nesse momento – e conhecendo-a, tudo me leva a crer que ela também perdeu seus pais em um terrível incêndio. Mesmo que tudo pareça sem esperanças, eu adoro como Isadora chega com um dístico (“Don't worry, Baudelaires. Don't feel disgrace. / The Quagmire triplets are on the case”), prometendo que vão ajudar, enquanto eles se unem ao redor da foto dos pais dos Baudelaire, pensando em todas as “coincidências” que provavelmente ignoraram… há tanta coisa a ser explorada, e tanta coisa acontecendo sem que eles nem estejam sabendo, como Jacques Snicket (AH!) aparecendo para salvar Larry do congelador e, de quebra, ele ainda tem a oportunidade de chamar Carmelita Spats de “bisbórria”.
Amei.
O programa de D.O.R. começa com os tênis, a tinta e o círculo pintado no chão sobre o qual os órfãos precisam correr noite após noite, exaustivamente, até o sol raiar. Sempre assim, até que não aguentem mais e durmam durante aulas chatíssimas no dia seguinte. Então, o plano do Conde Olaf finalmente começa a se tornar mais claro, quando Sunny dorme durante o trabalho e os Baudelaire mais velhos se saem super mal em provas surpresas de perguntas ridículas, porque dormiram nas últimas aulas… quando Carmelita Spats vai anunciar que o Nero os espera em sua sala, durante o almoço, os Baudelaire estão exaustos, irritadiços e sem nenhuma paciência para ela. Então Nero diz que está decepcionado com as notas e que o Instrutor Genghis se voluntariou para “escola domiciliar”, e o plano é esse: levar as crianças da escola e roubar sua fortuna.
Se eles não passarem nos próximos testes.
Por isso, Violet e Klaus sabem que precisam urgentemente se dedicar a estudar para os próximos testes, ainda que tenham que correr a noite inteira, e só há uma maneira de “estar em dois lugares ao mesmo tempo”: SE DISFARÇANDO. Talvez eles tenham aprendido isso com o Conde Olaf, vai saber. Eu adoro como os Baudelaire e os Quagmire invadem juntos a cozinha e armam todo um plano que vai permitir que eles participem do programa de D.O.R. do Conde Olaf, ao mesmo tempo em que os permite estudar para os testes do dia seguinte, e isso é montando disfarces para que os Trigêmeos Quagmire se passem por eles. Uma franjinha improvisada para Isadora, óculos feitos por Sunny para Duncan, e um boneco feito de um saco de farinha para se passar pela Baudelaire mais nova… é como diz o Duncan: “I bet they taught you the same thing our parents taught us. […] What friends are for”.
<3
Isso é AMIZADE DE VERDADE. Infelizmente tudo vem com uma sensação terrível de que os Baudelaire não vão mais ver os Quagmire, mas ninguém está pensando em desistir. Os Quagmire correm no lugar dos Baudelaire, enquanto os verdadeiros Baudelaire estudam informações completamente inúteis para suas provas ridículas, e tudo poderia ter dado certo se o fio que puxava o saco de farinha não tivesse arrebentado e, assim, chamado a atenção de Olaf para “algo errado”. Ele chuta o saco de farinha, e quando Isadora e Duncan continuam correndo, se refugiando na Biblioteca, o Conde Olaf está logo atrás deles… mas se isso tudo foi bom por algum motivo foi para levá-los até o livro “A História Incompleta das Organizações Secretas”, onde eles podem descobrir várias coisas, como os incêndios, as pessoas conhecidas, a luneta e a sigla…
C.S.C. PELA PRIMEIRA VEZ! \o/
Sem contar que eles já até citaram o AÇUCAREIRO.
Meu coração quase não aguentou em mim!
Por um momento, nós ficamos tensos e não sabemos o que pode acontecer, e quando Poe chega com sua tosse insuportável e vários sacos de doces, Carmelita Spats vai até o Barraco dos Órfãos chamar os Baudelaire para a prova no auditório, na frente de todo mundo, no melhor estilo “Matilda”. Nero segue rindo e zombando das crianças, mas na verdade eles se saem muito bem pergunta atrás de pergunta, mas nem por um momento pensamos que as coisas podem acabar bem. Porque não podem. Lemony Snicket acompanha a bibliotecária, que está prestes a encontrar a biblioteca onde os Quagmire se esconderam totalmente destruída. Também vemos o carro preto do Conde Olaf ligado lá fora, pronto para uma fuga,, e o narrador promete que esse capítulo na vida dos Baudelaire está chegando ao fim, mas ainda há tempo de “ficar muito pior”.
E vai ficar.
Os irmãos passam nos testes, mas o Instrutor Genghis diz que ainda falta um teste de Educação Física, que vale 51% da nota, e se falharem nesse teste, eles serão expulsos. Então ele sugere uma ridícula queda de braços com Sunny, mas os irmãos mais velhos o convencem a enfrentá-los juntos. E a cena é um máximo. Enquanto Violet e Klaus empreendem uma determinada guerra de braços com o Conde Olaf, Sunny se esgueira por baixo da mesa para desamarrar o cadarço do vilão, e depois ajuda os irmãos no último momento, fazendo o Conde Olaf cair da cadeira e perder o sapato, que sai voando, revelando sua tatuagem no tornozelo e sua real identidade. Então ele escapa, com as crianças em seu encalço (Violet e Klaus, Sunny mais atrás, uma gracinha como sempre!), conseguindo ainda tirar o seu ridículo turbante antes que ele fuja.
Mas ele foge.
É uma história muito triste, e um final bem desesperador, porque ali vemos o carro indo embora não apenas com o Conde Olaf e sua trupe, mas com Isadora e Duncan Quagmire no banco de trás, gritando desesperadamente para os Órfãos Baudelaire sobre C.S.C. Então o mistério começa, e a metade da luneta que Klaus encontrou nas cinzas de sua mansão fica para trás, de volta para ele. É como Lemony Snicket diz: a história não termina com o resgate de dois trigêmeos corajosos, mas com o lema da escola: “Memento Mori. Remember you will die”. Foi de partir o coração ver os três Baudelaire para trás, ainda com os seus uniformezinhos da Escola Preparatória Prufrock, de mãos dadas, sozinhos novamente. Desolados. Muito bom ver mais uma excelente adaptação de mais um capítulo nas “Desventuras em Série”. Mal posso esperar pelo resto!
\o/

Para mais postagens de Desventuras em Série, clique aqui.


Comentários