Chiquititas (2015) – A família de Bia!


“Eu pensei que a gente ia ser irmã pra sempre”
Há algum tempo, Bia, a minha personagem favorita em “Chiquititas”, ganhou destaque. Tudo começou em uma união das tramas de Vivi contando a Tati que Cícero, o “Homem Triste”, era o pai delas e a Pata e o Mosca indo morar com a Graziele. Assim, embora conhecêssemos a comunidade desde sempre, especialmente graças a Shirley e a Maria Eduarda (uma dupla que eu AMO, por sinal!), agora o núcleo das crianças também muda para lá, em parte. Assim, Bia conhece Juca, em uma festa no sambão, e passa a estar cada vez mais na comunidade – isso a leva a uma casa que faz memórias de sua infância virem à tona, mas como isso vem em forma de sonho, ela precisa averiguar para saber se as informações são verdadeiras: assim, ela conhece Edgar e ganha uma foto de sua mãe. Além de informações sobre o seu pai que não parecem tão verdadeiras.
Eu digo que “não parecem tão verdadeiras” porque, logo que essa história se inicia, nós também conhecemos Geraldo, o pai de Bia, e ele não se parece em nada com a descrição assombrosa que Edgar faz dele. De todo modo, o homem aparece em um desfile beneficente que as Damas da Caridade organizam, e fica fascinado pela Bia – também pudera, ela é a cara de sua mãe! Com essa primeira impressão impactante, Geraldo conversa com Carmem para poder visitar o Orfanato Raio de Luz, e é totalmente evidente que ele está ali pela Bia. Uma pessoa muito melhor que a Carmem, pelo menos, ele também é, porque ele não vê graça alguma em nenhuma das suas piadas potencialmente preconceituosas. Infelizmente, assim como o foi com a Graziele, tudo acontece bem depressa nessa fase de “Chiquititas”: Edgar consegue a autorização para que Bia more com ele.
Por um tempo de teste…
Assim, quando Geraldo reencontra Bia no Orfanato, e pergunta “quem era aquele homem”, ela responde: “Aquele é o meu tio, o Edgar. Eu vou morar com ele!”, e eu achei isso triste. Mesmo assim, o Geraldo faz de tudo para estar próximo de Bia, e o seu sorriso é tão amplo e tão sincero que me conquistou… dá para sentir, em sua expressão, a emoção e a felicidade. Como uma última maneira de confirmar a identidade da garota, ele lhe pergunta sua idade. 13 anos. Então ele SABE que tem que ser sua filha, porque a idade bate, tem a cara da mãe e o seu tio é o Edgar… quando ele conta isso tudo a Leandra, sua namorada, ela ainda confirma tudo ao dizer que, quando eles começaram a namorar, a mulher apareceu na sua casa dizendo que estava grávida, e ela achou que era um golpe e a expulsou, disse que o Geraldo não assumiria filho nenhum. E então ela foi embora.
“Eu podia ter sido o pai que eu sempre quis ser!”
Geraldo é um homem bom, e ele não tem culpa por Bia ter acabado no Orfanato, porque já ficou provado que ele não sabia de nada. Mesmo assim, Edgar apareceu um pouco antes, e as coisas estão acontecendo depressa, portanto Bia já está arrumando as coisas para ir morar com o tio, por algum tempo, e uma cena forte acontece quando Bia conversa com Vivi, brevemente, e lhe diz que “ela está aí, com o pai vivo que ama ela e a Tati, e está perdendo tempo de não ir morar com ele”. Wow, um inteligente tapa na cara que tem tudo a ver com a Bia e com quem ela é… eu a amo por essas coisas! Quando Geraldo retorna ao Orfanato, empolgado para conversar com Bia, ela já está quase de partida. A emoção dele, contida, mas evidente, ao ver a foto da mãe… lindo. E doloroso quando ele pergunta do pai e ela conta que o tio disse que “ele era um homem muito mau”.
A despedida da Bia, como era de se esperar, é TRISTÍSSIMA, embora rápida. Felizmente, a Mili estava presente, porque fora convidada a “passar uma noite no Orfanato”, mas faltou a Pata, tendo em vista que as duas ficaram muito amigas devido aos romances com Duda e com Juca! Assim, ela se despede das meninas, e todas estão CHORANDO, e é tão triste. Particularmente a parte de Ana, que lamenta: “Eu pensei que a gente ia ser irmã pra sempre”. Bia agradece a todos por tudo, pelos momentos, e em meio a lágrimas, ela é abraçada e se despede. Ana pede que ela não vá, mas ela explica que tem que ir, e que vai vir visitá-la sempre, e a Vivi, entre todas, é quem abraça e cuida da Ana naquele pequeno momento muito terno. Se eu chorei? Eu sou muito emotivo, e o momento foi bonito e triste. Então Bia vai embora e Ana fica triste (“Daqui uns anos a gente vai perder contato, como todas as meninas que foram embora”), porque a Bia foi a primeira menina que conheceu ali, e ela sempre cuidou dela, e Maria tenta acalmá-la…
Bia, por sua vez, está começando uma nova fase de sua vida.

Para mais postagens de Chiquititas, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Essa "terceira fase" é a segunda melhor de Chiquititas. Ela me parece ter tentado resgatar algumas coisas prometidas no início: descobrir a história de algumas das crianças! A Bia, a Tati e a Vivi sempre foram alvo de destaque nos primeiros teasers.

    Mili ainda cega... SBT como sempre enrolando.

    Saiu uma nova chamada de Poliana e o destaque dessa chamada são os ADOLESCENTES!!! Mirella, Raquel, Guilherme e Brenda. Aparentemente a Mirela e a Raquel vão ficar afim do Guilherme, um menino que esconde que é rico, e são amigas. Brenda é a garota mais popular da escola e será rival de Mirella e Raquel. Os personagens estão na faixa dos 16 anos e o núcleo me lembrou bastante Rebelde Brasil.

    Acho que com esse núcleo sendo parecido com Rebelde, Like não virá...

    O SBT tem TOTAL capacidade de criar um personagem para a Larissa Manoela que não seja protagonista porque, convenhamos, já estava na hora de dar essa chance pra outras garotas.

    Os atores que fazer os adolescentes estão na faixa dos 18 anos, será que os beijos pararão de ser selinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa pergunta... "será que os beijos pararão de ser selinhos?" Em se tratando de SBT, eu realmente acho que não, porque a maioria dos adultos (!) também só dão selinhos nas novelas... e sobre isso interferir em uma possível exibição de "Like" pelo canal? Eu duvido. Não sei se o SBT vai ou não passar em breve, mas mesmo com um núcleo forte e mais jovem em "As Aventuras de Poliana", o canal certamente não abordará o tipo de assuntos mais maduros que "Rebelde" abordava e que certamente Pedro Damián incluirá em "Like" também... então não acho que uma coisa tenha a ver com a outra, serão histórias distintas de todo modo...

      E sobre a "Mili ainda cega", essa é uma das poucas tramas em que eu não acho que o SBT esteja enrolando! Acontece que já temos uma novela longa, de qualquer maneira, e para que a situação toda da Mili cega seja algo palpável e real, ela precisa ser longa... a trama precisa dar o tempo para que a personagem passe por todas as fases, da revolta lá no começo à adaptação, e para que quando ela volte a enxergar, não seja só "um pequeno plot que chegou ao fim", mas um momento de catarse. Terminei a novela recentemente, e vou dizer: a trama toda da Mili cega, por mais capítulos que tome, é para mim uma das melhores, mais bem escritas e certamente mais bem interpretadas... você ainda verá alguns textos sobre isso aqui no blog! ;)

      Excluir
    2. Sério, já terminou? O que achou do final? Eu achei que o castigo da Carmen poderia ter sido melhor, não apenas morrer e pronto

      Excluir
    3. Eu não achei tão ruim... infelizmente é comum vilões morrerem desse modo, vide várias novelas mexicanas, como é o caso das Marias da Thalía (com exceção de "Maria Mercedes", em que a Malvina vai internada, como fez com ela). A Carmem, de certo modo, teve um castigo duplo... em parte quando foi presa e a Gabi disse que "ela passaria o resto da vida sozinha", e em parte na morte, porque ela "morre enterrada com o tesouro que tanto amava". É meio que uma ironia poética... enfim. Não fiquei muito incomodado não. Escrevi vários textos, mas eles estarão ao longo dos próximos vários meses... na última semana serão postagens diárias, com os últimos 6 textos! :)

      Excluir
    4. Quando acabam os textos? Há boatos de que a reprise vai acabar no dia 03/08.

      Sobre o castigo da Carmen: eu pensei exatamente a mesma coisa: "ela queria tanto esse tesouro que morreu com ele". Me lembrou a Ester em "Os Ricos Também Choram" (Brasil): ela morreu junto com o seu amado dinheirinho

      Excluir
    5. Sério? Acho difícil acabar dia 03/08. Para isso, o SBT teria que exibir bem mais que 40min por dia, ou então editar a novela seriamente... fiz todos os cálculos enquanto assistia, e se o SBT manter o ritmo dos últimos tempos, eles só acabam na primeira ou segunda semana de novembro! Pode notar que os textos acabam chegando aqui antes de passar na TV... o "vulto" que a Mili viu só deve ir ao ar essa semana ainda, e já está postado. Por isso, os textos estão organizados até dia 27/10, o que é um longo caminho ainda. Caso o SBT realmente acelere, eu adianto os textos. Já estão todos prontos, com fotos arrumadas e postados, então não custará nada, mas sinceramente... duvido muito.

      Excluir

Postar um comentário