RBD: Álbum “NUESTRO AMOR”


“Déjame vivir cerca de ti, siempre a tu lado”
O álbum de Nuestro Amor foi uma verdadeira sensação quando foi lançado – todo mundo estava ávido por ouvir novidades da RBD, a banda que aprendemos a amar através da novela Rebelde. Lançado em 22 de Setembro de 2005, pouco depois da estreia da segunda temporada, o álbum traz músicas um pouco diferentes do álbum de estreia da banda, Rebelde. Acontece que ainda que tenha mantido a personalidade e o estilo, nós percebemos uma transição de algo mais “rebelde”, propriamente dito, com batidas fortes e guitarra e bateria marcados, para uma mescla, no segundo álbum, do mesmo estilo rebelde agora suavizado. É assim que ganhamos músicas com os acordes mais amenos, como Nuestro Amor e Aún Hay Algo, músicas de que gostamos bastante e que exemplificam uma nova fase da banda. Embora continue sendo RBD, claro.
Nuestro Amor é o meu ÁLBUM FAVORITO da carreira da RBD. Eu acho que tem a força e a intensidade que queríamos, com a suavidade e um pouco de romance, além das brincadeiras como a deliciosa Feliz Cumpleaños. O álbum veio com 14 músicas, um pouco mais que o primeiro, totalizando quase 52 minutos, e é considerado a trilha sonora oficial da segunda e terceira temporadas da novela, uma vez que Celestial só foi lançado mais tarde. O álbum também trouxe duas versões de músicas em inglês, a primeira delas “Gone”, da Kelly Clarkson, que foi traduzida para “Me Voy” e a outra “Happy Worst Day”, de Mikeyla, traduzida para “Feliz Cumpleaños”. O álbum teve quatro singles lançados para a sua divulgação, e ainda ganhou uma versão em português, lançada no Brasil como “Nosso Amor Rebelde”, sobre o qual comentaremos em outro momento…
Então vamos por partes…

SINGLES

O primeiro dos singles lançados, naturalmente, foi Nuestro Amor. “Es tan mágico como todo pasó / En nuestro amor, en nuestro dulce amor”. Nostalgia. Nostalgia pura define essa canção – a grande novidade de Rebelde. Música nova, abertura nova, uniforme novo. Vibramos de emoção! Canto a música animadamente e sempre, ADORO esse refrão, a galera está realmente MUITO BEM! E mesmo que o Christian seja o meu eterno favorito, Christopher Uckermann está particularmente bem em Nuestro Amor, até sensual. Eu gosto. Mas o Christian Chávez, sempre SENSACIONAL, está perfeito quando ele começa o “Es tan sencillo que no sé como explicar / Nuestro amor, nuestro dulce amor”. E a parceria Christian e Maite Perroni? AMAMOS. De verdade e profundamente! É a primeira música do álbum que acaba com aquelas risadas…
Não será a última.
Adoro Aún Hay Algo. Como já comentei na postagem sobre a abertura com essa música, na época do lançamento do CD essa era a minha FAVORITA. Não é necessariamente a minha favorita ainda, mas EU A AMO. Esse refrão incrível, essa história, todo mundo está realmente ótimo, apaixonante! E, por fim, Este Corazón é uma das músicas mais LINDAS do álbum. As vozes se completam, ela tem um ritmo lento, romântico, envolvente. Começa com as perguntas “¿Cómo poder recuperar tu amor? / ¿Cómo sacar la tristeza de mi corazón?”, o que dá o tom da música e de sua letra, e é fascinante. Porque fala de um coração partido, sofrendo, que quer recuperar um amor perdido, e é perfeitamente poético, com versos como “Siento correr por mis venas, tu respiración”, “¿Cómo le explico a mi alma que se terminó?” e a minha favorita: “Estoy sintiendo en mis adentros como el fuego no se apagó”. Linda.

Y este corazón que te robaste
Cuando te marchaste
Y te marchaste con mis besos
Con mis besos y mis sueños

…MINHA ETERNA FAVORITA: Trás de Mí
ESSA É A MELHOR MÚSICA DE TODAS!

Ela é forte, impactante, tanto musical quanto liricamente. Diz muito. Trás de Mí é a MELHOR MÚSICA DA RBD! É isso. A música me empolga de diferentes maneiras. Eu adoro porque a banda está apaixonante. Eu adoro porque é uma delícia cantar o refrão naquela sucessão de elementos que são listados como memórias que ficam para trás. Mas eu adoro porque a história da música é LINDÍSSIMA. A mensagem dela fala sobre crescer – e assim como a novela, faz isso de forma maravilhosa. É real, é bonito e é triste pensar na juventude, pensar na fase da vida em que estamos gostando de coisas novas, estamos crescendo, e muitas vezes algumas coisas vão ficando “atrás de mim”. Embora eu não goste de pensar assim, e goste de carregar comigo minhas memórias, minhas paixões, que juntas ajudam a construir O QUE EU SOU. De todo modo, a música é lindíssima, e eu acho que, de certa maneira, ela traz esse mesmo conceito… porque lista um monte de coisas que “ficam para trás”, mas continuam mencionadas, lembradas, pensadas sobre.
O que quer dizer que não ficaram para trás de fato.

Una guitarra y mi niñez
La escuela y mi primera vez
Amigos que no he vuelto a ver
Se van quedando trás de mí

Un cigarrillo, una canción
Las fotos de primer amor
Recuerdos en mi habitación
Se van quedando trás de mí

E cada uma dessas traz uma gama de memórias INCRÍVEIS, não traz?
O primeiro amor, a primeira vez, uma música antiga, amigos que não voltei a ver…
WOW! Essa música me emocionante DEMAIS.

DEMAIS CANÇÕES

Uma versão de Kelly Clarkson, temos Me Voy. Essa é uma das músicas que eu digo que segue mais o estilo do primeiro álbum. Acordes de guitarra fortíssimos, intenso ao estilo de Fuego, por exemplo – e é incrível! Marca-se a voz das meninas, mas conseguimos escutar a voz de Christian no fundo do refrão, e é uma delícia. Gosto, particularmente, da parte “No hay nada que decir, ya no tienes que mentir”. Seguindo na linha das adaptações, uma de Mikeyla, Feliz Cumpleaños. Ela é divertidíssima, meio macabra, mas quem nunca, não é? Como tornar o aniversário de alguém em seu pior dia da vida? Começamos com um “normal” “Algo especial te preparé / Sé que te vas a sorprender”, completado por um revelador “Me comeré tu corazón!”
Então a música só te diverte, e convenhamos: NÓS NOS IDENTIFICAMOS!

Ya no quiero que me finjas más, amor
Mientras que me engañas sin razón
Es por eso que esta farsa ya se acabó
Bye bye, feliz cumpleaños

Tem melhor maneira de dizer isso? NÃO!
“Verás que mal me comportaré […] Voy a intentar que sea el peor”
Em Así Soy Yo a minha impressão é que Anahí canta um estilo de música que era mais de Dulce María no primeiro álbum. E ELA FAZ UM TRABALHO FENOMENAL. Así Soy Yo é forte, dançante, envolvente. E ela te carrega a partir do início com “Si tú piensas que te voy a perseguir”, e então é uma aventura desenfreada do início ao fim da música, enquanto ela nos conta sobre “como ela é”, como ela faz o que quiser, como quiser e quando quiser… e é um máximo! Por exemplo, “Ando libre y sin pasiones / No me pongo condiciones / Yo no doy explicaciones / Así Soy Yo”. E Fuera? Ela segue o estilo da música anterior – forte, agressiva. E as meninas estão FANTÁSTICAS. “Ya no quiero seguir hablando del pasado”. As três, ótimas. Enquadro a música no grupo a que pertence Así Soy Yo e Santa No Soy. Dica: é ótima para extravasar emoções!

Fuera, ya no te extraño
No quiero verte nunca aquí a mi lado
Fuera, ya no te amo
No necesito más de ti y halagos
Fuera, qué me haces daño
Mejor cortemos por la paz y en sano
Fuera, que al fin y al cabo
Hay alguien que me está esperando

AMO <3
Que belíssimo grito de LIBERDADE, que exemplo de força, coragem, determinação.
Uma das mais LINDAS músicas do álbum: A Tu Lado. Ah, tudo bem, eu sou mesmo um romântico incurável! Então eu me derreto todo com coisas como “A pesar de algunos cuentos / Y la lluvia en el camino / A tu lado sé que está el destino”. E, mais uma vez, o Christian Chávez está UM MÁXIMO nessa música, como sempre. A música é calma, romântica, introspectiva, verdadeiramente linda. Dá vontade de se apaixonar. De fechar os olhos, cantar bem baixinho, curtir a música… LINDA. Um pouquinho diferente, no entanto, é ¿Qué Fue del Amor?, que é outra música excelente do álbum (como você pode ver, eu amo todas, e essa é a verdade, é meu álbum favorito), que fala de um amor tão bonito que se apagou, e agora nos perguntamos o que aconteceu com ele, onde foi parar, se um dia esteve ali, tão forte, unindo duas pessoas?
Forte.

No me has podido olvidar
No me has podido arrancar
Te decidiste a buscar otro amor
Y ya verás que no es fácil lograr
Quien te quieran mejor

E se ainda ouvir um pouco dele ali?
Mas daí recaímos em Aún Hay Algo.
¿Qué Hay Detrás? traz uma abordagem bem bacana de uma verdade incontestável: a complexidade dos eventos e das coisas que vemos que, comumente, ignoramos. É fácil olhar para alguém e julgar uma atitude sem olhar o que “há por trás”. A música, em seu refrão, traz perguntas como “¿Qué hay detrás de una lágrima? / ¿Qué hay detrás de la fragilidad? / ¿Qué hay detrás del último adiós? / ¿Qué hay detrás cuando acaba el amor? / ¿Qué hay detrás?”, e ela nunca falha em me COMOVER. Fala de um sofrimento, de uma dor, e por mais difícil que seja, todos nós nos identificamos com o sentimento… e o que seria a vida sem ele, no fim das contas, huh? Por isso, é uma música lindíssima. Dolorosa, mas lindíssima. Mas você percebe que os últimos acordes da música são BEM parecidos com os acordes finais de Aún Hay Algo?
Só comentando…
Sólo Para Tí é uma das músicas mais gostosas de cantar, e uma das que mais me faz bem! Além de ter uma letra muito bonitinha e um conjunto de vozes incríveis, com destaque para Christian, que começa com “Sólo para tí, vivo para tí gritando ¡Te amo!” [é impressionante como a música já te atinge com um impacto redobrado quando é o Christian quem começa, ainda mais de forma intensa como é o caso de Sólo Para Tí; é tipo WOW. Mas o Christian é e sempre foi o meu favorito dos garotos mesmo, e sua voz é incrível], a música já começa agitada com versos longuíssimos e cria um suspense para um refrão que altera um pouco o ritmo e chega até, talvez, a desacelerar um pouquinho… eu gosto da entrada, ou da pequena pausa que antecede a entrada, de

Y así completamente, así como yo soy
Así para tu mente, así tal cual mi voz
Así completamente, así me entrego yo
Así sin precedente, así por ti, mi amor
¡Así completamente!

Tem como não se empolgar HORRORES cantando junto com essa música?
E como eu sou APAIXONADO pelo Christian Chávez e sua MARAVILHOSA VOZ, além de um reconhecido romântico incurável, eu sou igualmente apaixonado por Una Canción. Essa vem ao álbum em uma versão ao vivo, a única do CD e, assim, Una Canción acaba não ganhando uma versão gravada em estúdio, mas isso dá um estilo diferente e próprio à música que adoramos. A suavidade com que os versos se sucedem, a beleza da união das vozes durante o refrão, o domínio de Christian Chávez no restante da música, uma música evidentemente mais calma, muito mais romântica, que fala de um amor bonito, de “uma canção” que significa tanto! E, para terminar o álbum, Liso, Sensual, uma deliciosa música que já esteve presente no DVD do Tour Generación En Vivo, o primeiro da banda, e então já era adorada por todos os fãs!

Oyendo una canción para ti, para mí
Y que nos llegue al pensamiento
Para vivir y expresar todo lo que yo siento
Quiero tenerte
Te dedico esta canción


VISÃO GERAL

Como eu venho dizendo desde o começo da postagem, Nuestro Amor é o meu álbum favorito da RBD – ele mostra um amadurecimento da banda sem que fuja de seu estilo. Ainda sentimos o mesmo estilo de Rebelde, mas também sentimos que há algo a mais. Letras ótimas, que novamente retratam o amor, a dor, um espírito rebelde, um romantismo inesperado, vozes cada vez melhores de todos os integrantes (embora minhas paixões sejam Christian Chávez, Dulce María e Maite Perroni – essa última, infelizmente, não ganha um momento de brilho como Cuando el Amor se Acaba, do primeiro álbum) e uma abundância de estilos que variam do mais suave e romântico ao mais forte e intenso. É um álbum bonito, eclético, apaixonante. O álbum venceu prêmios, vendeu 7 milhões de cópias só no México, fora 3 milhões nos Estados Unidos e 500 mil no Brasil… um verdadeiro sucesso. Por isso amamos essa banda até hoje!
Somos RBD até o fim!

Para mais postagens de Rebelde, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. Nuestro Amor é sem dúvidas um álbum incrível. Sempre foi e sempre será o meu favorito do RBD.
    Lembro a primeira vez que eu ouvi uma prévia da música "Aún Hay Algo" no site oficial da banda - na época foi também o meu primeiro contato com a internet discada. Lembro que fiquei um tempão esperando o site carregar e quando finalmente consegui ouvir a música, fiquei completamente apaixonado.
    Perdi a conta de quantas vezes entrei naquele site até que o CD finalmente chegasse no Brasil e eu pudesse comprar.
    "Aún Hay Algo" acabou sendo a minha música favorita deles por muito tempo, até ser substituída por "Tras De Mí" e mais tarde por "Bésame Sin Miedo", "Tal Vez Después" e atualmente "Fuera".

    Arthur Sousa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Nuestro Amor" ainda é meu CD favorito, muitos anos depois... tanto do lançamento quanto da escrita desse texto, inclusive! E temos gostos muito parecidos, porque eu sempre amei "Aún Hay Algo" (pura nostalgia ouvi-la agora, me leva de volta no tempo), e eu amo "Tras de Mí" e toda a letra dela!!!

      Excluir
  2. Você tem bom gosto! Quem escutou "Nuestro Amor" e não ficou maluco pelo disco, escutou errado! Rsrs. ^^

    É um álbum incrível demais e um grande salto em evolução comparado ao primeiro. Também gosto muito de Celestial - acho que é o meu segundo favorito, mas depois dele acabei não acompanhando mais os outros lançamentos da banda.

    Saudades do tempo que a gente pegava um CD inteiro pra ouvir e acabava viciando até mesmo nas músicas menos legais. Às vezes tento fazer isso com alguns cantores aleatórios no Youtube ou Spotify, mas não é a mesma coisa.

    Arthur Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eu faço, sabia? HAHAHA Tenho uma coleção muito extensa de CDs, e vivo os escutando... inclusive, comprei uma caixa que foi lançada no Brasil com os 9 CDs da RBD, amo!!!

      Excluir

Postar um comentário