VERTE DE LEJOS – Uma dolorosa declaração de amor!


“Aunque lo intente ya no puedo más, verte de lejos”
Acho que “Verte de Lejos” pode bem ser a minha música favorita na primeira temporada de Violetta. A verdade é que eu gosto de um MONTE de músicas, mas essa me arrepia! Tão intensa e tão apaixonada, ela é, também, uma DOLOROSA declaração de amor. Ela não é apenas linda e fofa, como “Te Creo” pode ser, por exemplo, porque ela é composta em um momento em que os sentimentos estão mais confusos, doendo mais. Violetta compôs “Habla Si Puedes”, que é mais poética e fala sobre seu coração dividido. Tomás compôs “Verte de Lejos”, e a verdade é que a música parece ser o próprio Tomás FALANDO tudo o que ele quer dizer… seu sentimento por Violetta, a sua intensa dor de vê-la ao lado de León. Isso é brilhantemente transmitido EM CADA PALAVRA, em cada verso… por isso é tão apaixonante. Embora eu não goste de ver o Tomás sofrendo…
Veja as duas primeiras estrofes:

“Como explicar
No dejo de pensar en ti
En nosotros dos
Como escapar
De una canción que hable de ti
Si eres mi canción”

Sinceramente, ouvindo isso, vivendo isso, eu me pergunto “Como não se apaixonar pelo Tomás?” Violetta é uma tonta por não assumir isso de uma vez e curtir o seu espanhol lindo e romântico. A música fala que “Não deixo de pensar em ti / Em nós dois”, e depois ainda assume um tom mais melódico, talvez mais poético e alegórico, em que Tomás se pergunta “como escapar de uma canção que fale de você”, “se você é a minha canção?” Como diria Tiago Leifert durante uma edição do The Voice Kids? O FOFURÔMETRO EXPLODE! Em seguida, a música continua com o “Puedo vivir como en un cuento / Si estoy contigo / Que revive a cada página el amor”, que é básicamente a expressão de um amor não realizado, mas eu sinto que é correspondido. Tomás está clamando por Violetta, algo que ele deixa muito mais claro no refrão:

“Aunque lo intente ya no puedo más, verte de lejos
Mis ojos ya no pueden ocultar, este misterio
Me abraza el cielo y vuelo sin parar, hacia tu encuentro
Llego a tiempo ya no estas, alguien ha ocupado mi lugar”

Quando eu ouvia o álbum, antes de assistir à novela, eu ficava imaginando o que, de fato, Tomás queria dizer com “verte de lejos”, mas o fim do refrão deixa muito claro: “llego a tiempo ya no estar, alguien ha ocupado mi lugar”. E ISSO DÓI TANTO! E eu gosto MUITO da confiança da parte seguinte da canção:

“Recuérdale, que un día nos encontraremos y te perderá
Dile también, que inevitable es el destino, no me detendrá
Podrás vivir como en un cuento
Pero conmigo
Yo te besaré y despertará el amor

A música é APAIXONANTE e APAIXONADA. Uma declaração de amor “dolorosa”, como eu disse no título dessa postagem… apenas a sua letra já daria um longo texto… mas vamos avaliar a música NA NOVELA. Ela surge através de um trabalho (maldoso) de Gregório quando se torna o novo diretor do estúdio, que coloca Tomás para compor uma música para LEÓN! Sem saber direito o que fazer, Tomás vai até Pablo em busca de orientação, e este lhe sugere que ele “escreva sobre um tema universal”, que possa caber, portanto, também a León… e por mais que seja um grande sofrimento pessoal para Tomás, ele escreve. E assim nasce “Verte de Lejos”, que é absolutamente LINDA, e que Tomás canta para um León irritado e impaciente pelo fim da música, para que ele possa brigar, afinal de contas “ele escreveu essa música para Violetta”!
Realmente a letra é forte, repleta de significados, a mensagem é NÍTIDA. Menos sutil que em “Habla Si Puedes”, que já gerou toda uma confusão própria… mas o fato de ser um discurso tão impactante de Tomás a Violetta faz com que ele cante a canção, pela primeira vez, com uma VERDADE inigualável! A sua emoção é palpável, e não é a mesma que León conseguirá transmitir, depois, porque não lhe diz respeito. Ah sim, porque León aceita cantá-la, “porque não há mais tempo para fazer outra” – e Tomás NEGA que seja sobre Violetta, ele usa o discurso de Pablo, de que é sobre um amor impossível, um “tema universal”, e certamente também lhe doeria muito ver a garota que ama com outro cara. “Llego a tiempo ya no estar, alguien ha ocupado mi lugar”. E León a canta… e eu AMO a voz de Jorge Blanco, mas a música não parece dele.
Porque NÃO É SOBRE ELE.
E Vilu escuta a canção, sorrindo, apaixonada, mas confusa. Ela se lembra tanto de quando Tomás a segurou antes que caísse no chão, lá no primeiro capítulo, quanto do primeiro beijo com León, algum tempo atrás. É mais ou menos a mesma confusão que ela expressa na apresentação OFICIAL da canção, quando Tomás está tocando a base enquanto León a apresenta para Gregório e a turma… Violetta está ali, escutando León cantar, mas ocasionalmente ela devaneia e imagina que é Tomás quem está cantando, transformando a música em um dueto, que oscila entre Tomás e León, até que ambos, juntos, a terminem. A verdade é que, no fim, eu RI das reações de Violetta e sua cara de boba apaixonada. Ela tem sérios problemas com essas suas “confusões”. Mas se ela tinha dúvidas, Tomás canta a música, novamente, no Resto-Band.
E é tão claramente uma declaração DELE para ELA.
Ela não pode negá-la.

  


Para mais postagens de Violetta, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

Comentários