This is Us 2x09 – Number Two


“So hush, little baby, don’t you cry”
Outro episódio de “This is Us” que nos leva às lágrimas. É impressionante a qualidade de roteiro dessa série que nunca falha em nos emocionar. Agora, como o título sugere, acompanhamos Kate Pearson, a “Número Dois”. Assim como no episódio sobre Kevin, estamos com a ação dividida entre 2017 e algo por volta de 1996 ou 1997. No presente, como sugeriu Randall no fim do episódio passado, Kate perdeu o seu bebê. No passado, para minha surpresa, acompanhamos novamente a época do acidente de Kevin que frustrou sua carreira como jogador de futebol, mas dessa vez do ponto de vista de Kate: todos estavam pressionados com a questão da faculdade. Assim, reconhecemos algumas cenas, vemos outras totalmente novas, e o roteiro vai se encaixando mais ou menos como acontecia com “Justiça”, a brilhante série da Globo em 20 capítulos que foi ao ar no ano passado.
Já sabíamos que nosso coração ia se partir, e não teve como contermos as lágrimas. No início do episódio, ainda grávida, Kate estava tão empolgada. Ela conversava com o seu bebê, tomava vitaminas, cantava paródias da música dos Flintstones. Uma fofura. Ela estava toda empolgada, cheia de perguntas, até preocupada demais com coisas que podiam não ser tão importantes, mas para ela eram. Então ela cai ao ir medir a banheira (tem um motivo), e ela perde o bebê. E é TÃO TRISTE. A expressão perdida de Kate enquanto a médica conversa com ela, e a própria “naturalidade” com que a médica fala sobre isso é meio revoltante, porque ela fala que “eles podem tentar novamente” em quatro semanas, e que “não há nada que os impeça de voltar à vida normal”. E é o ideal, mas é preciso que se lide com essa dor também, antes de seguir em frente.
E é justamente o que Kate se recusa a fazer. Ela não fala sobre isso, ela não se permite chorar. 12 horas depois de receber a notícia, ela está de vestido vermelho, saindo para trabalhar, fingindo que “está tudo bem”, só porque não quer se permitir sofrer, assim como Kevin fez com a morte de Jack. É engraçado como a vida pode ser irônica, Kate sempre o julgou por isso. Enquanto isso, no passado, Rebecca se preocupa com Kate porque “os irmãos sabem muito bem” o que querem fazer da vida, e Kate não sabe “qual é sua paixão”. Uma daquelas conversas sérias de mãe e filha, e Kate não está a fim de conversar sobre isso com a mãe, afinal de contas a relação delas nunca foi das melhores, embora Rebeca seja uma ótima mãe, ou tente sê-la. É assim que Rebeca descobre o formulário da Berklee School of Music e a fita cassete de Kate cantando como audição, e aquela cena partiu o coração, em paralelo com Toby na casa vazia e a memória da queda de Kate, e Kate deixando o trabalho ao ver crianças.
Ela ainda não está pronta para isso.
O Toby também está duramente lidando com isso tudo, e acho que lhe pesa ainda mais que Kate não queira assumir o quão triste está. A sequência toda em que ele vai até os correios para interceptar uma encomenda que pioraria tudo foi de partir o coração, mas também de fazer-nos admirá-lo ainda um pouquinho mais. Ele está cuidando de Kate, como sempre. A cena em que a banheira encomendada para o bebê finalmente aparece, em que Toby a dá de presente para Karl, Toby estava mais triste e mais destruído do que nunca, e foi extremamente triste. Assim como ele procurando por Kate, que deixou o trabalho há algumas horas. Ela, por sua vez, está na casa vazia, olhando para a banheira e tendo memórias, sofrendo. E então eles brigam, quando se encontram. Brigam porque os nervos estão à flor da pele, e porque Kate diz, em sua dor, algo insensível como “Toby, it happened to me, it didn’t happen to you”.
Ouch.
Ele responde, “como um homem grande e poderoso”:

“When I woke up this morning, I forgot for a split second. I was just looking at you and thinking, ‘Wow. She's having our baby’. And then I blinked, and I remembered. And I slid out of bed as quietly as possible because I thought that if there was a chance that maybe you were dreaming and forgetting, too... well, I didn't want to wake you from that. Now, I will be your entire support system through all of this. I will hold your head in my lap, and I will stroke your hair, and I will tell you that everything is gonna be okay until the cows come home. But what I will not do... what is not fair for you to do is to tell me that I wasn't a part of this. […] It happened to me too. And it hurt”

E ele tinha toda a razão. Kate merecia ouvir isso. Ele foi sincero e forte.
Mas talvez uma das coisas mais bonitas desse episódio tenha sido justamente a relação de mãe e filha, de Rebeca e Kate. Porque havia tanto mais acontecendo naquele fatídico jogo do Kevin. As conversas de Kate e Rebeca na arquibancada, por exemplo, os 50 dólares para a inscrição a Berklee, e a maneira como Kate ficou na defensiva, mas Rebeca conseguiu dar-lhe força e dizer que acreditava nela, e Kate sorriu. Então Kevin se machucou e o foco mudou. Ou não. Porque no hospital, enquanto esperavam notícias de Kevin com o joelho machucado, Kate se abriu com a mãe e pediu desculpas por não ter lhe contado sobre Berklee, e disse que achava que, se não passasse, ficaria muito desapontada, e não queria ter que suportar a ideia de desapontá-la ainda por cima… foi uma conversa sincera e muito triste. As coisas sempre foram difíceis ali.
No entanto, SEMPRE HOUVE MUITO AMOR. No presente, Rebeca aparece para visitar Kate, como a primeira a saber da notícia da perda do bebê, e eu chorei. Chorei no momento em que Rebeca a abraçou, e ela não precisava dizer nada. Kate desmoronou em lágrimas, e as duas se apoiaram. Dali em diante, foi PURA EMOÇÃO. Elas conversaram abertamente sobre o bebê de Kate, sobre Toby e sobre Kyle, e Rebeca até contou uma história divertida (e triste) sobre um saco de cebolas quando os bebês só tinham uns 6 meses de vida. Foi tudo tão EMOCIONANTE. As duas precisavam de um momento assim na série, para mostrar o quanto elas se AMAM. As duas estavam perfeitas, carinhosas e compreensivas, e Rebeca foi uma mãe e tanto dando força a Kate, dizendo que não era culpa dela, mas incentivando-a a conversar com Toby. Foi uma sequência belíssima…
Depois disso, Kate conversou com Toby e voltou a viver.
Uma sequência perfeita.

Para mais postagens de This is Us, clique aqui.


Comentários