Clipe VIOLETTA: “Habla Si Puedes”


“Hablarás si tu verdad te abrazará otra vez”
Violetta está confusa. Sinceramente, eu não consigo entender bem o porquê… afinal de contas, sempre foi muito claro para mim (como o é para metade do estúdio) que Violetta gosta de Tomás e Tomás gosta de Violetta… os dois SABEM disso, e agora ele não está mais indo embora de volta para a Espanha… então qual é a dificuldade para estarem juntos? León deslumbra Violetta, quase joga com ela, e é isso o que a deixa em dúvida. Ele está ali, se fazendo de querido toda vez que um mal entendido faz com que ela e Tomás se afastem, mas a verdade é que toda vez que Tomás e Violetta se afastaram foi porque alguma coisa deu errado, ou por outra pessoa ou porque ele estava indo embora. Mas agora León também foi com quem Violetta compartilhou seu primeiro beijo, e isso significa algo para ela… então ela está confusa.
Foi isso o que ouvimos de Violetta ao término da primeira parte da temporada. Ela disse com todas as letras, no teatro para Tomás, que estava confusa, que sentia coisas por ele e não podia negá-las, mas também sentia coisas por León… podia ela gostar de dois garotos ao mesmo tempo? A segunda parte da temporada começa com o título de “Habla Si Puedes”, que é justamente a música que Vilu compõe para expressar esse seu sentimento dúbio… ela pensa em Tomás e em León enquanto escreve e desenha no diário, e conversa com a mãe. O desenho de Tomás, por exemplo, era uma gracinha, colorido e super fofo… e ele apareceu para ela. Depois ela foi terminar o desenho de León… e enquanto fazia isso, pensava em tudo o que aconteceu. Desde quando conheceu Tomás, e ele a impediu de cair, lá no primeiro capítulo, até o recente primeiro beijo com León…
E ela se pergunta por que se sente tão culpada!
“Habla Si Puedes” é oficialmente apresentada na trama da novela quando Violetta conversa com Pablo, que agora trabalha no Resto-Band, e ele lhe dá dicas sobre um trabalho que está fazendo para Gregório… e então ela pede ajuda em uma canção, que não é para o estúdio e, ao ler, ele lhe questiona: “Está acontecendo isso com você? Está dividida entre dois amores?” SIM. Como bem expressa o clipe de “Habla Si Puedes”. Violetta está sozinha no quarto, pensando nos garotos, mexendo no diário, quando o piano começa a tocar a música, e ela sai pela casa, com o diário em mãos, para buscar ajuda no sótão, onde estão as coisas de sua mãe… e os garotos, OS DOIS, não saem de sua cabeça… León aparece em um quadro, vestido de gala. Tomás, incrivelmente mais lindo, em outro. E ela pega roupas da mãe e desce as escadas, absolutamente linda…
Cantando sobre o seu coração dividido:

“Si es que no puedes hablar
No te atrevas a volver
Si te quieres ocultar
Tal vez te podría ver
Y el amor
Que no sabe a quién, ni qué
Hablarás y tu verdad te abrazará otra vez”

Lá embaixo, na sala vazia da casa, Violetta encontra os dois garotos. É um clipe bem simples em termos técnicos, mas talvez tenha a ver com o que Antonio disse a Violetta uma vez, sobre deixar um pouco a técnica de lado e focar na emoção – aquilo ali era a representação palpável do interior conflituoso de Vilu. León e Tomás aparecem, nessa ordem, vestidos de forma similar, esperando por Violetta… e embora ela “escolha” um e vá até ele, os cortes de câmera constantemente substituem um pelo outro, porque ela não sabe o que está sentindo. Ora León, ora Tomás. Mas confesso que quando ela solta León do primeiro abraço e ela olha para Tomás, e o garoto está triste, aquilo me parte o coração. Mas então ela vai até ele… mas, da mesma maneira, ora Tomás, ora León. Ela dança com ambos… e é lindo. Absolutamente lindo, e angustiante.
Porque já estivemos em seu lugar!


“Habla si puedes
Grita que sientes
Dime a quién quieres
Y te hace feliz”

Último detalhe a ser comentado sobre o clipe: A BANDA É MARAVILHOSA! A bateria inteligentemente mesclada ao violoncelo e ao violino, tão marcados na canção… e os closes que mostram os instrumentos sendo tocados… chega a arrepiar! Eu sinto que “Habla Si Puedes” é a nova “Te Creo”. E a música se espalha… (in)felizmente. Porque Violetta também está compondo uma para Camila, para um trabalho de Gregório, e quando a amiga vem perguntando da música, Vilu diz que ela “pode pegá-la na mochila”, e acaba que Camila pega a canção errada… e assim vai ensaiar, com León no piano, “Habla Si Puedes”. Violetta só percebe a confusão quando já é tarde demais e ela não pode mais impedir León de ouvir a canção… ele a escuta, e sabe que Violetta não escreveu para Camila… a música fala do que ela sente por ele e por Tomás.
Mas eu ri da cara dele ouvindo a música, confesso!

  

Para mais postagens de Violetta, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

Comentários