The Good Place 2x07 – Janet and Michael


“Janet, you and I are about to have a real adventure together”
QUE EPISÓDIO MAIS FOFO. Temos um episódio, como sugere o título, inteiramente focado em Michael e Janet, com pouquíssima participação dos outros personagens, e que episódio INCRÍVEL. Começamos o episódio há muito tempo, lá quando Michael roubou uma Janet do Good Place para o seu plano (“Hello, I’m Janet”), e tinha que ser uma Good Janet, e não uma Bad Janet se passando por Good Janet, porque ela realmente não era boa nisso. Voltamos a isso porque Janet está “dando defeito” desde o fim do episódio passado, e ela foi comunicar isso a Michael – com a ajuda de um mega manual que sai de dentro do nariz de Janet (!), Michael começa a tentar ajudar a Janet, e é TÃO FOFO. Aqueles testes, por exemplo, vendo dentro do ouvido dela (o prisma!), checando a temperatura e olhando a pressão (ainda sem sangue)…
Mas então ele chega a uma informação importante:

“Glitches may be a sign that… […] glitches may be a sign that your Janet is processing or disseminating information that is incompatible with objective truth. It’s talking about lying, Janet. This is all my fault”

E fazia TANTO SENTIDO. A função da Janet na vizinhança é muito óbvia, então ela não pode estar mentindo como está mentindo para Vicky nos últimos tempos. No entanto, ainda era muito mais complexo que isso. Primeiro, Michael fica se sentindo todo culpado, dizendo que é por causa dele e da mentira que contou a ela quando se conheceram (que ele era um arquiteto do Good Place, o melhor), e o sentimento dele era REAL. Ele realmente ficou tristonho ao se sentir culpado, mas Janet chamou a atenção dele para o fato de que isso só começou agora, e se a causa fosse essa primeira mentira, teria começado há muito tempo. Então eles chegam mais perto de descobrir quando Jason e Tahani aparecem para visitá-los (“Hey, guys, I’m broken”), e as falhas (como o terremoto de mais cedo) voltam a acontecer, às vezes.
“You’re two sleeping together?”
“Only when we’re done having sex”
A primeira falha que vemos nessa visita é o imenso vazio escuro momentâneo, antes que Michael dispense Tahani e Jason – o problema com Janet não é que alguém (como o Michael) tenha mentido para ela, mas que ELA esteja mentindo. Oficialmente, “Janets can’t lie”, mas mais de 800 reboots depois, essa Janet parece ter desenvolvido essa capacidade – e, para testar sua teoria, ela tenta novamente: “I love your outfit”, e um mega lanche cai do céu na mesa de Michael. É esse o problema. E o motivo é claro. Da última vez, aconteceu porque ela disse que “ficaria feliz em ajudar Tahani e Jason”. A primeira falha foi quando disse que “ficaria feliz em ser terapeuta” dos dois, e depois quando eles estavam se dando bem – Janet não está mentindo propositalmente, mas quando diz que “está feliz por Jason e Tahani” é uma mentira, PORQUE ELA ESTÁ APAIXONADA POR JASON.
Afinal, eles se casaram na primeira versão dessa vizinhança!
“Say what now?”
As coisas podem ser, portanto, mais complexas do que imaginamos (“Oh, nuts!”), e isso é MUITO BOM. Janet sugere uma solução: “I’m not saying reboot me. I’m saying set me to self destruct”. Afinal, “I’ll be gone, you’ll get a new Janet and everything will go back to normal”. QUE DÓ. Mas Michael nao estava necessariamente animado com essa situação toda, e o sentimento dele era REAL ao não querer matar a Janet, embora ela insistisse que essa era a única opção que eles tinham. Assim, vemos um novo flashback, de Janet e Michael construindo a vizinhança, com falas como “No, you’re not. You have me. Janet. I can help you” quando ele se sentiu sozinho, a ideia do Frozen Yogurt, que foi dela, e uma infinidade de memórias e sentimentos que Michael não esperava sentir… mas sentia. Ele realmente GOSTA da Janet, por isso não pode matá-la.
“Why are you making such a big deal about turning me into a marble forever?”
Quando ele explica, eu me emocionei:

“You’re my friend, Janet, that’s why I can’t kill you. We’ve been through so much together. I mean, yeah, sure, for you, each time I rebooted you you met me all over again, but for me our… our relationship has become important. You’re my oldest, my truest, my most loyal friend. I can’t just get rid of you, replace you with some other Janet I don’t even know”

E o Michael SE EMOCIONOU DE VERDADE ao dizer isso tudo. Essa é a prova final de que Michael, também, tem salvação. Os humanos estão estudando e tentando se tornar pessoas melhores, e às vezes, como no episódio passado, podemos pensar que não é o caso de Michael, mas a maneira como o que ele sente por Janet é REAL prova que ele pode ser uma boa “pessoa”. Quanto a Janet, Eleanor dá algumas dicas sobre o que fazer, sobre como se distrair, sobre como superar a descoberta de que seu ex está namorando outra pessoa e tudo o mais… Eleanor foi uma ótima amiga, só não sei se a Janet entendeu bem os seus conselhos, porque agora temos um novo personagem, um tapado chamado Derek que foi feito pela própria Janet para que ela pudesse tentar esquecer o Jason. Acho que vem boas risadas por aí ainda.
Thank you for your help, I’m so glad we’re friends”

Para mais postagens de The Good Place, clique aqui.


Comentários