Maria do Bairro – O declínio de Soraya


“¡Es una mala mujer!”
Ah, o esperado declínio de Soraya Montenegro. Digo o declínio porque, antes de seu início, ela teve algum tempo em que conseguiu colocar em prática uma parte de sua vingança, de alguma maneira, quando seduziu Nandinho e causou sofrimento à família De la Vega, especialmente à “Maria do Bairro”, ou a “marginal” e/ou “usurpadora” como ela a chama. Mas o seu declínio começa no momento em que Nandinho a encontra aos beijos com Aldo e, embora não queira acreditar, dali em diante ele não pode mais suportá-la ou apoiá-la de qualquer maneira – para completar o declínio interessante de Soraya Montenegro, de alguma forma louca e incompreensível, ela acredita que realmente se apaixonou por Nandinho, então implora por seu retorno como implorou por Luis Fernando De la Vega quando voltou ao México de Houston.
Sempre sem sucesso.
É bem RECONFORTANTE ver Nandinho encontrar Soraya bêbada e nos braços de outro – e enquanto ela tenta fazer cenas, chorar, dizer que não é nada disso, ele diz coisas como “Agora sei bem quem é!” e concorda com os pais que a chamavam de “mala mujer”. Ele, na hora, decidido, resolve colocar um fim naquilo tudo e diz que ela jamais voltará a vê-lo, e ela pesa nos seus fingimentos, fingindo passar mal, enquanto o que ela recebe dele é um chamado de “bêbada”, novamente, e um digno (que eu fiquei com medo de ser FRACO) último apoio, quando ele a ajuda a ir até o quarto, mas então foi contundente, empurrando-a para a cama enquanto ela ainda tentava seduzi-lo, e diz que ela o enoja. Então, FINALMENTE, Nandinho vai embora e é um momento em que nós, enfim, respiramos aliviados, porque as coisas vão melhorar.
Por um tempo, novamente.
Nandinho ainda conversa, novamente, com Alicia antes de ir embora, para enfim acreditar em tudo o que ela diz. Sobre como Soraya grita com ela, a maltrata e bate nela – então ele diz que vai embora e nunca mais voltará, mas como Alicia fica triste com isso, ele pergunta se ela quer que ele volte para vê-la. OWN! Com Maria a cena também é bem legal, bem amorosa entre mãe e filho, porque ele diz o que aconteceu, que terminou com Soraya, e que Soraya não merece que ele faça sua mãe sofrer, por isso nunca mais vai voltar a vê-la… então, a trama caminha para reunir esse elenco, levando Alicia e Esperanza a uma visita à Mansão dos De la Vega, por exemplo, para pegar o crucifixo de volta, e você vê, de imediato, o carinho entre Alicia e Maria, e é muito bom! O sorriso de ambas… acontece que Alicia é uma garota fofa e ingênua, e Maria uma mulher de MUITO BOM coração!
Para Luis Fernando, Nandinho pede perdão, arrependido de não ter acreditado nele e de tê-lo feito sofrer, e o abraço dos dois foi comovente… Soraya, como era de se esperar, SURTA. E embora no começo ela tenha se envolvido com Nandinho como uma forma de vingança, e ele a aborrecesse, de alguma maneira (mas é só coisa da cabeça dela), ela agora acha que realmente GOSTA do Nandinho, e até o seu reflexo no espelho a chama de idiota, que ela se rebaixou a esse nível, de sofrer por um garoto, filho de Luis Fernando De la Vega e da Maria do Bairro… então ela quebra o quarto todo, acaba se cortando, chora, grita… uma loucura e tanto. E enquanto isso, o médico que a ajudou a matar Oscar, deixa um bilhete MARAVILHOSO em seu consultório, dizendo que caso algo aconteça com ele, que investiguem imediatamente a Soraya, que tem muitas pendências com a justiça, como a morte de Oscar.
Ele até conta que ela cortou os freios do carro!
Realmente, ele tinha razão em deixar aquele bilhete, porque enquanto o cerco se fecha e Soraya surta, ela aparece no consultório dele e o mata com um tiro no peito (não sei como ninguém ouviu e veio investigar)… depois, ela surta novamente ao ver Calixta, dizendo que ninguém pode saber que aquela mendiga é sua mãe! Enquanto isso, Esperanza vai em desespero até os De la Vega falar de Alicia e dos maltratos, e quando ela diz que Alicia só estará livre quando tiver 18 anos ou se casar, Nandinho decide se CASAR COM ELA. No entanto, mesmo com essa decisão arriscada de Nandinho, Soraya continua perturbando, aparecendo na porta da escola, por exemplo, mostrando os cortes no braço e relembrando-o de sua ameaça de se matar caso ele não esteja com ela, e convidando-o para uma “festa” em sua casa no dia seguinte.
O dia da festa.
Uma das cenas mais FAMOSAS e ICÔNICAS de Maria do Bairro.
Nandinho passa pela festa e vai ao quarto de Alicia, e diz que está ali por ela – sua felicidade já é adorável. “Y veniste, Nandito. ¡Veniste por mi!” De um jeito bem dramático, ele diz que sonhou com ela, que ela o estava chamando, e ela disse que de fato o chamou, chamou de sua alma – então ele propõe se casar com ela, e é TÃO FOFO! “Sí, Nandito, yo te quiero. De verdade, ¡te quiero!” E então, enquanto eles compartilham esse momento mágico, mãos juntas, ele pergunta se pode beijá-la e ela diz que sim, Soraya invade o quarto – e SURTA. Novamente. É o momento da novela em que ela está mais fora de controle. Bate em Nandinho, bate a cabeça de Esperanza na parede à ponto de ela desmaiar e ir para o hospital, enquanto Alicia chora desesperada, e tem até sua cadeira jogada no chão! Cena repleta de gritos e violência…
Enquanto as coisas acontecem, Maria sente, distante, que Nandinho não está bem. Acorda porque sonhou com ele, e está com medo de que ele esteja com Soraya e em perigo. Nandinho segura Soraya, ela grita loucamente e, em algum momento, ela pega uma tesoura e crava no braço de Nandinho, em um momento desesperador em que Maria sente a dor do filho, enquanto ele fica ali, sangrando, e Aldo segura aquela Soraya descontrolada… e então ele diz que vai chamar a polícia e a polícia a levará presa. Alicia sofre, tanto com o machucado de Nandinho quanto com Esperanza desmaiada, dizendo que tudo é culpa dela… e quando o médico liga para Maria, dizendo que o Nandinho está lá, é desesperador! O sofrimento de uma mãe… e quando Maria aparece no hospital para visitá-lo, tudo no que ele consegue pensar é em Alicia, e pede à mãe que a salve de Soraya.
Soraya tranca Alicia no quarto, longe de Esperanza, enquanto o médico da empregada diz que precisa denunciar esse caso, ainda que Soraya insista que o que aconteceu foi que Esperanza caiu da escada! E então a polícia chega atrás dela, e é caos atrás de caos, começamos a investigação e Soraya começa a decair seriamente. Ela nega tudo, mas a polícia encontra Alicia TRANCADA no quarto e caída no chão, chorando, com marcas de quem apanhou – e Alicia fala de Esperanza e Nandinho, e embora Soraya tente continuar fazendo cenas… já é tarde demais. Mesmo que ela tente ameaçar Alicia, a polícia a leva, e recebe a notícia de que precisará ficar detida durante a investigação… então Soraya VAI PRESA. Pode não durar lá muito tempo, mas ainda assim é um gosto TREMENDO vê-la de uniforme de presidiária, apanhando ainda por cima!
Fazer o quê, né?
Para finalizar, precisamos dizer que é uma fofura e tanto a Alicia e a Esperanza (essa última sem memória, por causa da batida na cabeça) indo morar na casa dos De la Vega. Maria os recebe com todo o amor de um coração bom, em uma cena linda e emocionante. Achei encantador ver o Don Fernando comovido, também, dizendo que isso tudo o lembra do dia em que ele trouxe Maria para dentro de casa também e, emocionada, a Maria chora ao se lembrar… realmente é um momento muito bonito de ambos, além de ser um acolhimento digno e bonito a Alicia e Esperanza, e Maria do Bairro me emociona uma vez mais, enquanto usa todo o amor e carinho em cenas repletas de emoção para nos preparar para o nervosismo todo do que vem a seguir: O JULGAMENTO DE SORAYA MONTENEGRO. E isso merece uma outra postagem…

Para mais postagens de Maria do Bairro, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários

  1. QUE LOUCA! kkkkkk Como eu estava esperando para ler este texto! Parece que eu estou escutando os gritos surtados de Soraya na minha cabeça agora kkkkkk, claro, os da dubladora, que aliás, fez um bom trabalho. Realmente é uma cena icônica a dela surtando ao encontrar Nandinho e Alicia juntos. É maravilhoso assistir a todo aquele escândalo que termina em algumas tragédias, como Nandinho ferido e Esperanza desmemoriada, porque claro, tem que ter perda de memória, senão não é novela mexicana kkkkkk Também achei meio (?), Soraya matando o médico e ninguém chegando para investigar. Porque pelo que me lembro, o tiro ecoou aqui no Brasil kkkkk, com aquela pistolinha dela. Comédia! Embora eu adore essa cena pelo figurino de Soraya e pela cena que ela faz quando mata o médico. Maravilhosa! Quanto a ela na cadeia, é outro momento icônico, como as cenas das presas pedindo cigarro a ela e lhe sentando a mão. Ela bem que passou por maus bocados dentro da cadeia até ser julgada e ficar livre... Soraya, a eterna!

    ResponderExcluir

Postar um comentário