Carinha de Anjo (2017) – A hipocrisia do Gustavo


Vou ser duro, mas vou ser direto: O GUSTAVO É MUITO HIPÓCRITA! Preciso desabafar a raiva que venho sentindo dele há algum tempo, mas especialmente nessa semana, quando ele passa de todos os limites e eu, no lugar da Cecília, teria feito muito mais do que gritar ao expulsá-lo. Ainda assim, devo dizer que fiquei orgulhoso pelo fato de Cecília ter tido essa força, que era mais que necessária naquele momento. Acontece que o Gustavo nunca mereceu a Cecília, como eu já disse em alguma postagem no passado. Ele é bronco, mal educado, enquanto ela é um doce. Ele nunca entende as coisas direito, adora dar broncas e dizer “não”, e embora não tenha nenhuma relação com o namoro de Gustavo e Cecília, acho que ele pisou na bola feio naquela trama toda que levou o Silvestre a um asilo! E, por Veronica, a Cecília terminou o seu namoro com o Gustavo.
Dois meses se passaram na novela…
…e o Gustavo já estava namorando a Veronica.
Mas, hey! Ele pode e ela não? COMO ASSIM?! O discurso machista do Gustavo me incomoda profundamente. Não importa quem terminou com quem, o Gustavo perde todo o seu direito de cobrar qualquer coisa a partir do momento em que começa a namorar Veronica. Não adianta dizer que “está sofrendo por Cecília”, porque suas atitudes não mostram isso… então, naquele jantar bem confuso em que todo mundo pareceu se encontrar, o Gustavo vê a Cecília jantando com o André, chega a uma série de conclusões precipitadas, e é extremamente grosseiro com ela, sem necessidade. Ciúme é uma coisa, desconforto também, mas a hipocrisia precisa ser erradicada. Não sei como ele se acha no direito de ficar incomodado que Cecília possa (!) estar namorando outra pessoa, sendo que ele começou a namorar a Veronica “assim” que a Cecília terminou com ele.
ABRE O OLHO!
Ele a julga por algo que ele mesmo já fez, e há muito mais tempo!
Também devo dizer que Gustavo não é o único… bem, noto agora o quanto esse texto está ficando em tom acusatório e de desabafo, mas eu preciso dizer: também não consigo engolir direito a Tia Perucas. Ah, e naturalmente serei contestado agora e a maioria das pessoas não concordará comigo. De todo modo, eu acho que ela falha constantemente. Além de eu não achá-la carismática e parceira da Dulce o suficiente, como era a nossa Tia Perucas da versão mexicana (não consigo sentir isso dela!), ela é fofoqueira e exagerada. Ela foi quem estragou tudo quando a Cecília tirou o hábito e a responsável por fazer Dulce rejeitar a ex-noviça (foi ela, pela maneira como contou a Dulce o que estava acontecendo, incitando a resistência, tornando tudo maior do que realmente era, coisa que não se faz com criança! Comento mais amplamente sobre isso aqui), e agora foi quem fez fofocas a Gustavo sobre Cecília e André. E pior, em tom claro de provocação.
Foi desnecessário.
Mas vamos voltar. Nessa semana, o Gustavo PASSA DE TODOS OS LIMITES querendo ir à casa de Cecília para “conversar” com ela. Não é uma conversa, é uma afronta e uma total falta de respeito que precisa ser evidenciada. Mais que isso, é um ato de violência. Extremamente autoritário, machista e hipócrita, ele pergunta a Cecília se “ela o traiu com o Doutor André”, e o choque que ela sentiu é o mesmo que eu. Ela derrubou os pratos e gritou com Gustavo para expulsá-lo da casa, com toda a razão, mas o que eu senti dele foi muito mais do que choque. Foi REVOLTA. A própria atitude dele é condenável, a maneira como ele acha que pode acusar Cecília de algo assim, como ele não percebe o quão injusto está sendo e como não olha para si mesmo e o fato de ele mesmo estar namorando, há tanto tempo. Ele está com Veronica, e isso “não tem problema”, mas Cecília jamais poderia fazer o mesmo. Ele é agressivo, e o que ele fez com a moça foi uma espécie de violência. Ele a machucou profundamente.
Ah! Nem consigo me expressar!
As conclusões são todas erradas, e o Gustavo estava, provavelmente, com o coração partido por ter perdido a mulher que amava sem entender o motivo, mas ele não pode simplesmente acusá-la dessa maneira. O fato de Cecília estar (e ela nem está, de verdade!) com o Doutor André DOIS MESES depois de ter terminado com o Gustavo não quer dizer absolutamente nada. Inclusive, é muito mais fácil pensar que o Gustavo traiu a Cecília, pela rapidez com que entrou em um relacionamento com Veronica, do que o contrário, sejamos sensatos! E não foi nada disso que aconteceu, mas ainda que fosse: se Cecília tivesse mesmo terminado com o Gustavo por causa do Doutor André, ela não estaria errada. Ela tem todo o direito de descobrir que ama outra pessoa e terminar um relacionamento que não a faz feliz para estar com quem realmente quer. Ela não estaria errada. Agora assumir que Cecília o traiu é ir um pouco longe demais e passar dos limites. Uma afronta sem tamanho, e isso mexeu profundamente com Cecília, que seguirá magoada por ele pensar que ela seria capaz de algo assim.
Ela não seria.
Se ele a conhecesse de fato, saberia.
Isso deve estar caminhando para algum fim, mas eu não sei mais o que pensar de verdade. Porque, no fundo, eu não acho que o Gustavo mereça a Cecília, e ele teria que se redimir muito para que seja saudável esse retorno ao namoro. Por enquanto, com essa atitude, ele seria um terrível marido machista que tornaria a vida de Cecília um inferno. Ele não tem um pingo de educação ou de bom-senso, essa é a verdade. Mas digo que isso deve estar caminhando para o fim pelo fato de a mãe de Veronica ter aparecido e ela mesma ter dito à filha que “Gustavo não a ama”, depois de ter visto a maneira como ele e Cecília se portaram quando Dulce Maria insistiu em apresentar a “moça que deixou de ser noviça para casar com seu papi e depois terminou com ele”. Sinceramente, me pergunto o quão sãs essas relações realmente podem ser e me entristeço.
E, infelizmente, há muita gente que acha que o Gustavo tem razão.
Em que mundo vivemos?

Para mais postagens de Carinha de Anjo, clique aqui.


Comentários