This is Us 2x08 – Number One

 
“It is over for Kevin Pearson”
Vou ver sincero e dizer que eu não sabia bem o que esperar de um episódio focado em Kevin Pearson. Ele sempre foi o irmão de quem menos gostei, sempre quem fez as maiores burrices, embora ele tenha toda uma história doída que esse episódio retrata muito bem. Já falamos sobre isso recentemente, mas aqui está de volta: enquanto Rebecca dá toda sua atenção a Randall e Jack a Kate, Kevin é “o irmão esquecido”, o “número um” em tudo, como o primeiro a nascer e o primeiro a andar, mas isso não era o suficiente. Então, acompanhamos uma história de 1996 que definiu parte da personalidade de Kevin e mudou a sua vida para sempre, e nos deparamos com lágrimas e momentos profundamente dolorosos no presente, com uma atuação brilhante de Justin Hartley. Ele me fez sentir a sua dor, e eu chorei com ele enquanto ele implorava a Charlotte por seu colar de volta.
Kevin está do jeito que o vimos pela última vez: perdido, quebrado, destruído. Com a barba grande (“Is the beard for a movie, or…?”), tomando remédios sem receita com bebida alcóolica e o olhar perdido, Kevin insiste que “está bem”, embora evidentemente não esteja. Há uma semana não sai do quarto de hotel, por exemplo, e ele só o faz quando Kelly o liga de sua antiga escola, para o “Alumni Honor Ceremony”, uma cerimônia em que ele receberá um prêmio e fará um discurso – e ele não está preparado para isso. Na adolescência, aqui interpretado por Logan Shroyer (que é uma graça, por sinal!), Kevin demonstra uma fase meio rebelde, talvez em busca de atenção ou algo assim, misturado a uma arrogância que é o que a vida está tentando ensiná-lo a deixar… mas ele não a perdeu quando machucou o joelho e deixou de jogar. Ele não a perdeu quando deixou o Manny.
Ele é arrogante. Mas ele sofre demais, também.
Eu acredito que Kevin foi negligenciado sua vida inteira. E isso está em sua personalidade eternamente. Vide aquela cena emocionante em que ele para em frente à sua antiga casa de infância, com as memórias vindo à tona, e as lágrimas lhe vêm aos olhos. Nos corredores da escola, novas memórias, e a edição de cenas é brilhante, mostrando o Kevin de 37 anos, destruído, com o olhar perdido, suado, com dor, versus o Kevin de 16 anos, andando pelos corredores com um sorriso lindo no rosto, como uma celebridade. Sua foto ainda está lá, com a Camisa 1, aposentada por ele. E ele desperdiça uma grande chance de uma boa faculdade quando os pais organizam um jantar e tudo o mais… e ele desafia o pai, em uma cena fortíssima em que o pai grita com ele, e diz que “foi vergonhoso assisti-lo”, e ele revida com um poderoso “I know the feeling well”.
O problema é que as pessoas não parecem prontas para ouvir Kevin, ou para vê-lo de verdade, além do astro do “The Manny”, ou do adolescente Camisa 1 do time de futebol da escola. Ele tenta dizer, em seu discurso, como é um desastre, uma vergonha, como “não é digno de prêmio algum”, mas por mais triste que seja, no fim ele apenas é aplaudido, e em pé ainda. Ninguém quer ouvi-lo. Talvez no passado também não o ouvissem. Jack dizendo a Kevin que ia ver uma faculdade com Randall e, por isso, perderia o seu jogo foi de partir o coração, e ele “atuava” desde então. Ele fingia que estava tudo bem, sorria, ase demonstrava compreensivo, mas não estava nada bem, desde sempre. Ele estava magoado porque o pai perderia o seu jogo, por exemplo, mas ninguém o via dessa maneira… ou todo mundo escolhia não vê-lo dessa maneira.
E é doloroso.
Isso ficou bem expresso em seu discurso no campo de futebol vazio.
AQUILO ME DESTRUIU!
O discurso foi um desabafo repleto de significado. E tristeza. Com o campo de futebol vazio, Kevin reviveu cada detalhe do jogo de que se lembrava bem, o narrou completo, do começo ao fim, sobre suas expectativas, sobre o futuro que via à frente, sobre o orgulho que esperava ouvir do pai… e então ele cai, então o joelho é arruinado, e parece que acabou para Kevin Pearson. O paralelo é perfeito e angustiante, só imagino tudo o que passou pela cabeça do garoto de 16 anos! Um sonho que sumia. Mas ele não ficou caído, ele “se levantou para enterrar o pai”, e o sarcasmo doloroso com que ele conta sua história é de partir o coração. Sobre como ele sempre estragou tudo. Casou-se com Sophie, mas a traiu. O universo o puniu com sucesso em “The Manny”, e ele arruinou isso também. Mas conseguiu a garota de volta, foi fazer um filme, e arruinou tudo. Novamente.
O mesmo joelho.
É tanta dor, é tanto sofrimento, e o universo o pune com cada “sucesso” e “lance de sorte” que, na verdade, é uma maldição e algo para ele destruir. Cenas fortes. Kevin está arruinado – a maneira como ele se desespera na casa de Charlotte, como fuça o seu banheiro e o seu quarto em busca de algo, roubando receitas médicas que, por fim, ele nem usa, porque há algo mais importante, em paralelo com as cenas de Kevin aos 16 anos, no hospital, ainda achando que, talvez, fosse voltar a jogar. Mas ele nunca mais poderia jogar. E é TÃO TRISTE. As lágrimas vindo aos olhos do jovem, enquanto o pai dava-lhe força e dizia que sabia que esse não era o único talento que ele tinha… doloroso. “You were my purpose, Kevin. And I swear to you, son, I swear to you, you will find yours”. Foi ali que Jack lhe deu o colar que sempre carregava consigo.
Porque agora o filho precisava dele.
E, no presente, ele o perdeu.
É uma cena bonita a que ele volta atrás do colar, a única coisa que ainda tem para se lembrar do pai, e eu não esperava as lágrimas que vieram então… “I just need it to stop. I just need somebody to help me”. Ele IMPLOROU pelo colar de volta, em uma atuação tocante de Justin Hartley, e o seu desespero era evidente, enquanto ele chorava, caía ao chão… que cena forte e que cena profundamente triste. Por fim, ele implora repetidamente por ajuda, ele implora para que alguém o salve disso tudo, e ele vai até Randall. E eu achei que ele estava fazendo a coisa certa, e ele estava mesmo, prestes a conversar com Randall, prestes a dizer-lhe tudo o que estava sentindo, mas Randall não o deixou falar, completou por ele: “It’s okay. I already know. Kate lost the baby”. A introdução perfeita para o próximo episódio, “Number Two”, focado em Kate.
Mais lágrimas nos esperam.

Para mais postagens de This is Us, clique aqui.


Comentários

  1. Oi. Não sei se perdi ou se não teve a cena de Kevin conseguindo o colar de volta. Pode me ajudar, por favor? Valeu!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário