Club 57 – Saltos temporais!

Um novo viajante do tempo…

Acho que em 15 capítulos, a segunda temporada de “Club 57” já teve mais saltos temporais do que a primeira temporada toda – e eu estou adorando como isso deixa tudo dinâmico e divertido de se acompanhar, porque parece que sempre temos novidades! A temporada começa, por exemplo, com Vero e Mercedes em 2019, vindas de 1957, e logo estamos com Vero de volta ao seu ano original, enquanto Mercedes e Eva saltam de 2019 a 1987, e Rubén salta de 2019 a 1957. Agora, as coisas estão prestes a mudar novamente. O mundo inventado pelos Guardiões do Caos, o 1987 Falso, está instável, apresentando uma série de falhas, e enquanto ele não se estabiliza e o cadeado temporal volta a isolá-lo, algumas pessoas têm a chance de entrar ou de sair dessa dimensão paralela… é assim que Sofía e Manuel chegam a 1987, enquanto Eva salta para 1957.

Estou adorando essas trocas de tempo!

A chegada de Sofía ao Falso 1987 dá a Eva e aos demais uma esperança de voltarem para casa, e então eles começam longas despedidas – enquanto Sofía, Rubén, Eva e Mercedes se despedem de Manuel e se preparam para saltar, JJ, Oso, Diana e Miguel batem na porta do lado de fora, pedindo para entrar, e Cecília e Nero, os Guardiões do Caos, fazem de tudo para estabilizar a realidade inventada e impedir novas viagens no tempo de e para 1987-F. Eventualmente, eles conseguem subir novamente o cadeado temporal que impede as viagens no tempo, mas não antes de dois saltos ocorrerem: um de 1987 e outro para 1987. A primeira pessoa a desaparecer de 1987-F é Eva, deixando para trás Sofía, Rubén e Mercedes, que continuam presos lá dentro, com as cópias de JJ e Oso, e Diana, a Guardiã do Tempo que não pode saltar.

Eva começa a oscilar entre tempos, o que eu achei bem interessante – e similar com o que aconteceu com Amelia na primeira temporada. Ela vai para 1957, depois vai para 2019 (vemos brevemente Delaila e Tiago por lá), e acaba em algum momento antigo, em cima de uma macieira, e percebemos rapidamente o que está para acontecer, e eu achei uma piada e uma ideia bacana de “Club 57” – embaixo da macieira em que Eva aterrissou está um homem escrevendo um livro que ela imediatamente percebe conhecer: “Isaac Newton?” Além da breve aparição de Isaac Newton, Eva ainda é a responsável pela suposta maçã que caiu na cabeça do cientista, o que quer dizer que ela deve estar em 1666. Eva fazendo história, não é mesmo? Acho, inclusive, que “Club 57” podia brincar ainda mais com coisas como essa, porque a cena foi rápida e muito legal!

Depois, Eva acaba em 1957 novamente, e se estabiliza por lá – e aterrissa arruinando o primeiro Club 57 que Vero está apresentando sozinha… e isso nem é o que mais irrita a Vero, porque JJ agora está procurando a tal “garota baixinha que tropeçou e derrubou tudo” sobre a qual as pessoas estão comentando, e Vero não pode permitir que JJ e Eva se reencontrem. Então, ela tenta esconder Eva e enrolar JJ a qualquer custo, e por um momento parece que vai dar certo e eles não vão se encontrar, mas Ziggy, a libélula da primeira temporada, acaba vindo ajudá-la! Ziggy a ajuda a escapar (porque é capaz de localizar qualquer viajante do tempo) e não apenas isso: a leva diretamente até JJ. Olha, devo dizer que eu não sou um grande torcedor do casal JJ + Eva, mas, ainda assim, eu achei um reencontro fofinho o deles – talvez porque não aguentava mais o suportável da cópia do JJ.

Enquanto isso, Sofía acaba descobrindo algo assustador: ela não é uma Guardiã do Tempo em treinamento como pensara. Uma conversa com Miguel quase entrega tudo, mas é Diana quem percebe o que está acontecendo quando Sofía fala das 497 missões em que esteve com Nero, nenhuma delas seguindo os protocolos de segurança dos Guardiões do Tempo, e Diana diz que Nero é um traidor e que ela é sua cúmplice… eu fiquei morrendo de dó da expressão tristinha no rosto de Sofía, enquanto os olhos se enchiam de lágrimas, porque a verdade é que ela foi salva de ser apagada da existência, mas, depois, enganada durante todo esse tempo… Sofía está atordoada, mas eu achei fofinho como o Rubén a defende e proíbe Diana de voltar a chamá-la de “Guardiã Rebelde”. Espero que a Sofía possa ser promovida a uma Guardiã do Tempo de verdade.

Outro salto temporal interessante é o de Manuel, que consegue saltar de 1957 para a versão inventada de 1987 – até porque agora temos dois Manueis compartilhando o mesmo espaço, e eu nunca reclamaria de ver mais Andrés Mercado na minha tela, não é? Achei que Rubén e os demais conseguiriam impedir o encontro dos dois Manueis por mais tempo, mas quando o Manuel57 sai do banho para tirar toda a tinta verde que o atacara, o Manuel87 está chegando em casa e os dois se veem pela primeira vez… adorei a dinâmica deles! Os olhares, a desconfiança, e o diálogo maravilhoso, como o Manuel87 perguntando se todo aquele cabelo é dele mesmo e o Manuel57 perguntando se aquela roupa que ele está usando é um disfarce… agora, as duas versões do Manuel precisam trabalhar juntos para poder tirar Rubén e os demais dali.

Gostei bastante da dinâmica dos Manueis trabalhando juntos – Manuel87 pode ser um clone que tinha ficado paranoico e cheio de teorias da conspiração (!), mas ele ainda é um cientista e foi despertado novamente para essa parte de sua natureza graças a Eva, então ele é um cérebro tão inteligente quanto o de Manuel57, e os dois podem trabalhar juntos agora. Os dois se entendem, mas se provocam continuamente, o que rende ótimos momentos, sem contar as adições do Rubén, que tem os melhores comentários sobre a situação toda… é muito divertido de se acompanhar! Diana, por sua vez, é mais prática, e corta um pouco das provocações e das conversas fiadas dizendo ao Manuel87 que o Manuel57 não é o seu passado e, ao outro, que o Manuel87 tampouco é o seu futuro… ele é apenas “uma cópia alternativa” e não é isso o que importa agora…

Agora, o que importa é encontrar uma maneira de sair dali.

A terceira semana da segunda temporada termina com uma surpresa interessante: TIAGO TEM MAIS SEGREDOS DO QUE IMAGINÁVAMOS. Santiago Achaga foi recentemente adicionado à abertura, então sabíamos que estava chegando a hora de ele ganhar mais importância na temporada, e o vemos com Delaila na quadra da escola quando Eva está oscilando entre tempos depois de deixar 1987 – mas eu realmente achei que seria graças a Eva que ele entraria nessa coisa toda de “viagem no tempo” e tudo o mais… mas não. Sem qualquer tipo de contexto ou explicação, vemos Tiago na maior vibe Indiana Jones, correndo em algum tempo antigo da história, antes de saltar novamente e aterrissar aonde? Na escola, em 1957, bem na frente de Eva e JJ. E EU FIQUEI MUITO FELIZ. Adorei o mistério de querermos saber mais sobre como Tiago viaja no tempo, e acho que o personagem vai render bastante!

Ansioso pelos próximos textos! Chegou a era do Tiago!

 

Para mais postagens de Club 57, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários

Postar um comentário