Merlin 2x05 – Beauty and the Beast: Part 1

Uther se casa com uma troll!

Certamente, um dos episódios mais bizarros de “Merlin” – e é, curiosamente, a primeira vez que a série tem um episódio duplo. Talvez a ideia de um episódio em duas partes pudesse ter sido usada para desenvolver os druidas e o Mordred, por exemplo, ou os poderes de Morgana que estão se manifestando, ou mesmo um plano mais elaborado para matar o Príncipe Arthur, no início ou no final de uma temporada… mas “Merlin” escolheu entregar “Beauty and the Beast”, um episódio bizarro (e com um quê de divertido) que não é realmente importante para a série como um todo, e traz o Rei Uther se “apaixonando” por uma troll que está se apresentando a ele na forma de uma velha conhecida, Lady Catrina. E, naturalmente, Uther não vai ouvir aos avisos de ninguém.

Não é exatamente o meu tipo de episódio – mas reconheço que ele não é um episódio ruim. Confesso que não me lembro exatamente da minha impressão quando o assisti pela primeira vez há mais de 10 anos (e prefiro não retornar aos textos antigos por aqui), mas lembro-me do que eu senti pelo episódio mais tarde, toda vez que me lembrava dele: eu não gostava muito. Apesar de ainda me parecer extremamente nojento assistindo hoje em dia, talvez eu tenha conseguido abraçar com mais bom coração a galhofa, porque o episódio não se leva a sério – propositalmente. Como resultado, ganhamos um episódio bastante comum (o Uther ignorando conselhos e avisos e se achando a pessoa mais inteligente do reino), mas com um quê de comédia.

A suposta “Lady Catrina” aparece em Camelot falando sobre uma tragédia na qual ela perdeu sua família toda, mas da qual milagrosamente conseguiu escapar, e gosto do fato de “Merlin” ter se preocupado em nos contar que a verdadeira Lady Catrina é uma antiga conhecida de Uther e, na verdade, até de Gaius… isso porque já me parece suficientemente estúpido que o Uther caia nas armações da “Lady Catrina” com tanta facilidade, mas seria ainda pior se fosse uma mulher que ele tinha acabado de conhecer e tudo o mais. Atraente (depois de tomar uma poção que lhe permite assumir uma forma completamente diferente da sua original), “Catrina” se aproxima de Uther e flerta com ele desde o primeiro momento (destaque para a expressão de Arthur).

Dessa vez, o primeiro a desconfiar de “Catrina” não é nem o próprio Merlin, mas o Gaius: afinal de contas, ele conhecera a verdadeira Lady Catrina quando ela era muito jovem, e a tratara por uma doença que julgava incurável… é muito estranho que ela esteja bem e sem sinal de nenhuma doença agora. Por isso, ele manda Merlin aos seus aposentos para levar um remédio para ela, e Merlin chega em um momento bem suspeito, com a “Lady Catrina” devorando uma bandeja de frutas apodrecidas (!), e percebe que o seu servo, Jonas, parece ter uma cauda. Não demora muito para que as suspeitas de Gaius e as consequentes investigações de Merlin revelem a verdade: a criatura se passando por Lady Catrina atualmente é, na verdade, uma troll

Naturalmente, Uther não vai acreditar em Gaius – mas Merlin permite que ele vá conversar com o rei, pronto para soltar um “Eu avisei” mais tarde, embora ele seja interrompido de fazê-lo antes de ter a oportunidade, já que o Gaius sabe exatamente o que ele está pensando. A única maneira, então, seria expor a verdadeira aparência de “Lady Catrina” na frente de todo mundo, e o momento ideal é quando o Rei Uther convoca uma reunião na Sala do Trono na qual ele quer anunciar para todos que vai se casar com “Lady Catrina” no dia seguinte. É arriscadíssimo usar magia no mesmo cômodo que o Rei (!), e Merlin sabe disso, mas é o próprio Gaius quem lhe aconselha a fazê-lo, porque é a única maneira de, quem sabe, impedir esse casamento absurdo que está por acontecer.

A magia da troll, no entanto, é mais forte do que Merlin ou Gaius podiam esperar, e não só ela consegue manter a sua forma de “Lady Catrina”, como isso tudo faz com que Merlin se denuncie, e agora ela sabe quem precisa tirar do seu caminho para seguir com o seu plano sem possíveis interrupções ou impedimentos. E como Uther não dá ouvidos a Gaius, Arthur não dá ouvidos a Merlin, e a magia de Merlin pode não ser o suficiente para revelar quem a “Lady Catrina” é de verdade, o que mais pode ser feito? Merlin cai feito um patinho em uma armadilha pensada pela troll e seu lacaio, Jonas, e acaba feito prisioneiro nas masmorras onde ela estava dormindo toda noite, quando saía escondida de seu quarto para dormir de maneira “confortável” (para uma troll).

Merlin passa a noite toda tentando escapar, e o casamento de Uther e “Catrina” está cada vez mais próximo… devo dizer que o Merlin estava mais bonito do que o normal nesse episódio (embora eu sempre tenha sido apaixonado por ele), e foi muito empolgante vê-lo finalmente romper aquela barreira de pedras para subir correndo até a Sala do Trono (e quase ser impedido, ali, por Jonas), mas quando ele finalmente consegue entrar, já é tarde demais… o casamento já foi oficializado, e Uther está beijando “Lady Catrina”, A NOVA RAINHA DE CAMELOT. Parece que o plano dela está realmente dando certo, e agora vamos ver o que será de Camelot (e do Príncipe Arthur) com essa nova rainha, até que Merlin e Gaius encontrem uma maneira de se livrar da troll…

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários