Heloisa Périssé em “A Iluminada” (2023)

“Fizemos um laço!”

Como não AMAR a incrível Tia Doro? Afinal de contas, quem dá voz e vida a essa personagem é a queridíssima Heloisa Périssé, grande ícone da televisão e do humor brasileiro, alguém que eu particularmente admiro demais, como artista e como pessoa. Assisti-la ao vivo no palco do teatro, tomando conta daquele espaço em um monólogo inteligente, inusitado, divertido e inspirador foi uma experiência incrível – apenas a oportunidade de estar naquele lugar e saber que eu tinha A HELOISA PÉRISSÉ na minha frente já foi algo extremamente recompensador e revigorante. Durante pouco mais de uma hora, Heloisa Périssé nos arranca risadas e nos “energiza” como a hilária Tia Doro.

Dorodeia das Dores, ou Tia Doro, é uma coach motivacional… mas não qualquer coach, é claro: ela é uma cu-oach, A PRIMEIRA COACH DO CU de todo o mundo. Com um humor sagaz e afiado, Heloisa Périssé brinca com a ideia de uma “cu-oach”, em uma peça que nos remete justamente a palestras motivacionais de coaches. “A Iluminada” é um grande e curioso TED talk, que funciona quase como uma sátira, sem deixar de ser realmente, no fim das contas, uma palestra motivacional… mas com todo o bom-humor, irreverência e novidade propostos pela apaixonante Tia Doro, com quem inevitavelmente “fazemos um laço” durante o tempo em que estamos lá.

A risada é garantida… bem como a reflexão. Heloisa Périssé tem desenvoltura para brincar com o tema, interagir com a plateia, dançar ao som de um funk hilário, enquanto conta histórias absurdas e divertidas, sem deixar, surpreendentemente, de estar falando sério. No meio de piadas realmente inspiradas e o levantamento de algumas das muitas expressões da língua portuguesa que se referem ao “cu” (“Fazendo cu doce”, “Só se eu der o cu”, “Custou os olhos do cu”, “Fiquei com o cu na mão”, “Fogo no cu”, “Dedo no cu e gritaria”, e assim por diante…), Tia Doro realmente tem algo importante e sério a nos dizer, e quer que acreditemos em nós mesmos.

Preciso dizer que eu adorei aquela “reencenação” de uma conversa da Tia Doro com a sua mãe durante a infância, quando elas falam sobre o cu e sobre como o cu não é hipócrita, como ele é o responsável por fazer a limpeza do ser humano, por exemplo, e um monte de outras coisas que surpreendentemente de fato me deixaram pensativo… Heloisa Périssé arrasa como a cu-oach Tia Doro em “A Iluminada”, e faz com que deixemos o teatro com um sorriso no rosto, uma esperança no coração e uma sensação de revigoramento. São boas risadas e muito carinho que é transmitido através do texto e da mensagem, e sinto que isso tudo é muito pessoal para a Heloisa Périssé. Ela escreveu esse texto porque tinha algo a dizer.

E que bom que ela diz!

Assistir a “A Iluminada” é uma experiência e tanto!

 

Para outros textos sobre teatro, clique aqui.

 

Comentários

  1. Em que teatro no Rio de janeiro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa época em que eu postei o texto estava no Teatro XP. Depois, ela fez apresentações em outras cidades do Brasil, mas parece que retorna ao Rio no dia 01/09, no Teatro das Artes (Shopping da Gávea).

      Excluir

Postar um comentário