Merlin 2x06 – Beauty and the Beast: Part 2

Romeu e Julieta.

Uther Pendragon casou-se mesmo com uma troll, e agora Camelot precisa lidar com os absurdos de Lady Catrina sentada no trono e com controle total sobre o rei estúpido de Camelot… podemos até dizer que Uther está sob feitiço, porque ele está, mas a verdade é que toda essa trama não seria lá muito diferente mesmo que Uther não estivesse – a não ser, é claro, quando Merlin e Gaius conseguem finalmente revelar para ele a verdadeira face de sua amada Lady Catrina. “Beauty and the Beast: Part 2” encerra esse arco que foi propositalmente uma galhofa, antes de entregar a temporada para um dos momentos mais sombrios da segunda temporada de “Merlin”, e podemos ficar contentes com algumas interações muito fofas entre Merlin e Arthur.

Embora tenha faltado o abraço naquele final.

Avisar Uther do que ele está fazendo não é o suficiente – algo que todos já deveriam saber, porque Uther nunca dá ouvidos a ninguém, de qualquer modo. Enfeitiçado e apaixonado por Lady Catrina, Uther está permitindo que ela faça o que bem entende, sem questionar ou se opor jamais. Ela começa, por exemplo, impondo impostos mais rigorosos ao povo de Camelot, algo a que Arthur se impõe veementemente, porque sabe que eles já pagam tudo o que podem e, se eles quiserem cobrar mais, o povo começará a morrer de fome. É uma atitude muito bonita e justa a de Arthur enfrentar o pai e dar ordem aos Cavaleiros de Camelot que devolvam o dinheiro arrecadado, mostrando mais uma vez que o Grande Dragão tem razão no fim das contas: ele será um rei melhor que o pai.

Tudo isso, no entanto, serve para o propósito de Lady Catrina, que não quer apenas poder e dinheiro (mas também poder e dinheiro), mas quer o próprio trono de Camelot para si. Para isso, ela precisa fazer duas coisas: a) tirar Merlin do seu caminho, porque ele sabe a verdade sobre quem ela é; e b) se livrar do Rei Arthur e se tornar a herdeira do trono em seu lugar. Para se livrar de Merlin, Lady Catrina inventa uma mentira de que ele roubou algo que lhe pertencia, e Uther acredita nela sem questionar e ordena imediatamente a prisão do garoto… felizmente, Merlin tem pessoas ao seu lado e, dentre elas, O PRÓPRIO PRÍNCIPE ARTHUR – fiquei orgulhoso e feliz de ver que Arthur não duvida dele e o ajuda a escapar antes que ele acabe sendo preso mesmo.

Foi fofo.

Já para se livrar de Arthur, Lady Catrina não tem tanta dificuldade, infelizmente. Arthur é veementemente contra o abuso dos impostos, quando Uther anuncia mais uma subida, e Lady Catrina consegue convencer o Rei de que Arthur é muito indulgente e ingênuo e que ele não pode ser governante e amigo de seus súditos ao mesmo tempo, e Uther compra essa ideia depressa. Então, ele convoca uma reunião absurda na qual ele o deserda (!), e nomeia Lady Catrina como a sua sucessora no trono. Agora, a única esperança de Merlin é revelar na frente de todos a verdadeira face de Lady Catrina, e ele e Gaius têm um plano no qual trocam a poção que ela usa para se transformar por algo que não tem efeito mágico, mas ela consegue se segurar durante a cerimônia.

E é aí que começa a parte mais bizarra e tosca do episódio, porque, eventualmente, Lady Catrina se transforma da mulher bonita que fora na sua verdadeira forma de troll na frente das pessoas, mas Uther continua “sem perceber”, totalmente encantado por ela… Arthur e Morgana estão enojados, mas Uther está completamente cego de amor – e eu passo um pouco de raiva, porque a verdade é que eu nunca gostei de Uther mesmo, e vê-lo assim duvidando de todo mundo quando aquela criatura está bem na sua frente é um pouco enervante. E várias pessoas tentam avisá-lo, além de Arthur e Morgana: o próprio Gaius retorna à Sala do Trono para dar o aviso que já dera em outro momento, e os Cavaleiros de Camelot também estão presentes, mas nada adianta…

Uther não vai enxergar a verdade. Ele está enfeitiçado.

Lady Catrina nem se esconde mais atrás de uma “fantasia”, e é aquele troll nojento comendo esterco na frente de todo mundo (e do sorriso bobo de Uther), então Gaius orienta Merlin a pedir a ajuda do Grande Dragão – o que rende uma das cenas mais engraçadas do episódio, a meu ver, quando o Dragão ri ao imaginar o Uther se casando com uma troll. Para quebrar o feitiço, uma coisa quase impossível: Uther precisa chorar lágrimas de remorso. Naquele momento, parece que Camelot não tem mesmo salvação e terá uma troll como sua próxima Rainha, mas Gaius e Merlin têm um plano, e ele envolve Arthur: numa vibe meio “Romeu e Julieta”, Arthur precisa tomar algo que vai fazer parecer que ele está morto, na esperança de que Uther chore ao vê-lo.

A comédia de “Beauty and the Beast”, para mim, funciona muito melhor em momentos pequenos de interação dos personagens do que, de fato, naquela coisa escrachada da Lady Catrina – mas acredito que, aí, será uma questão de gosto mesmo. Eu me divirto muito com o Gaius fazendo Merlin provar a cópia da poção que ele fizera, por exemplo, e as expressões do Merlin; a risada do Dragão ao saber do casamento de Uther; as reações de Arthur enquanto escuta o plano de Merlin e Gaius; as reações do próprio Merlin enquanto Arthur vai descobrindo os detalhes do plano e a possibilidade de ele morrer de verdade. De todo modo, acaba funcionando (!), e Uther realmente chora ao ver o filho “morto”, e isso é o suficiente para que ele “desperte”.

Não é um grande episódio que vai gerar marcas definitivas no roteiro da série, mas talvez seja um pouco do que precisávamos antes do que talvez esteja por vir, a julgar pela prévia do próximo episódio… de todo modo, a trama toda reforça aquele ódio que Uther sempre teve de magia, porque novamente magia foi usada para atacar “o coração de Camelot”, e isso virá com peso já no próximo episódio, quando Merlin estiver sendo caçado como um feiticeiro. Além disso, “Beauty and the Beast” é importante para a amizade de Merlin e Arthur, porque foi ótimo ver o Arthur não duvidar de Merlin e até o ajudar a escapar, e depois confiar sua vida a ele, porque cabia a Merlin salvá-lo com o antídoto depois que o pai tivesse chorado. E aquele quase abraço dos dois no final?

FOFOS.

Mas fiquei esperando o beijo abraço.

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários