Todas as Flores – Rafael desmascara Vanessa

“Valendo!”

Desconfiando de Vanessa há algum tempo, Rafael decide mandar instalar câmeras na casa onde ela está morando, e, assim, a máscara de Vanessa cai rapidinho… afinal de contas, sem saber que Rafael está assistindo, Vanessa deixa de lado o personagem de boa mãe, e Rafael fica chocado com a maneira como ela trata o Nicolau, por exemplo… além disso, Rafael também acaba flagrando Vanessa e Pablo juntos na casa do Humberto e consegue se esconder para ouvir o que eles estão conversando, e verdades vêm à tona naquele momento – Rafael não descobre apenas sobre o caso de Vanessa e Pablo, mas também que Nicolau não é seu filho. Esse é um ponto de virada importante em “Todas as Flores”, mas, infelizmente, eu realmente não suporto o Rafael…

O que é bastante inusitado, se eu paro e penso sobre isso. Rafael é um personagem tão desprezível que ele conseguiu conquistar muito mais que minha antipatia, mas minha aversão completa. Durante a novela, ele tratou Maíra de uma maneira imperdoável duvidando dela facilmente, sendo grosseiro ao acusá-la, e ainda sendo dissimulado o suficiente para, depois, dizer que a ama e que “nunca duvidou dela” e coisas do tipo. Além disso, a sua arrogância lhe dá um ar de superioridade insuportável, porque ele realmente se julga melhor do que todo mundo… com esse desprezo tão enraizado pelo personagem do Rafael, nem mesmo quando ele está fazendo a coisa certa eu consigo gostar dele. É impressionante como, ainda assim, ele continua sendo um nojo.

Para “se vingar” de Vanessa, ou só para mostrar que ele sabe tudo, Rafael faz um jogo no qual Vanessa cai direitinho. Ele a convida para um jantar especial em casa, e então se prepara para a humilhação. As coisas viram rapidamente, com o Rafael falando ameaçadoramente no ouvido de Vanessa e segurando-a pelo cabelo, enquanto ela tenta processar o que está acontecendo: os olhos arregalados em puro susto. Rafael tem muito a dizer: fala sobre como Vanessa não ama ninguém e usa as pessoas e depois as joga fora; fala sobre a maneira como ela trata o Nicolau e sobre como ele nem é seu filho; tudo que estava engasgado é posto para fora ali, e Rafael termina com uma ameaça e uma proposta… Vanessa precisa contar tudo o que sabe sobre a Zoé… ou ele acaba com a sua vida.

Vanessa tem uma escolha a fazer: ela pode optar por uma denúncia formal e a humilhação pública, além de ser despejada para viver na miséria até acabar na prisão, ou então ela o ajuda contando tudo no que sabe sobre a Zoé. Vanessa tenta implorar, tenta dizer que o Pablo nunca significou nada e que ela só ficou com ele porque amava o Rafael e ele a estava desprezando, mas Rafael é firme: não acredita naquele choro falso e manda ela tomar uma decisão depressa, do lado de quem ela vai ficar… e ela escolhe “fechar com Rafael”. Então, conforme ele faz perguntas sobre as maracutaias da Zoé e outras coisas, ela responde com sinceridade sobre tudo o que sabe: confessa que foi ela quem roubou o perfume, fala sobre a fazenda, sobre o tráfico humano, sobre o Humberto, sobre a Débora…

Não satisfeito, Rafael quer mais… então, ele manda Vanessa voltar para a casa da Zoé, com a desculpa que ela quiser, porque o seu trabalho de agora em diante será descobrir a localização da fazenda e se foram Zoé e Humberto que tramaram para matar a sua mãe. Segundo Rafael, essa é a sua última oportunidade de “não vender pano de prato na rua”. O diálogo aqui é bom, quando Vanessa protesta e diz que é uma estilista e consegue emprego em qualquer lugar, e Rafael responde para humilhá-la, dizendo que ela é medíocre e só está na Rhodes por causa dele… então, Rafael segue com seu jogo, sendo dissimulado e bancando o “bonzinho” para se aproximar do Humberto e do Pablo, e tudo parece tão absurdamente forçado que chega a ser patético.

Percebi depressa que eu já estava cansado.

Como não tem escolha, e tem coisas a descobrir num prazo curto de três dias, Vanessa retorna para a casa da mãe com uma mala, uma cara de velório e uma encenação bem ensaiada que, confesso, não pareceu de todo inventada. É claro que ela está forçando, é claro que a Zoé desconfia, mas a narrativa de Vanessa de que está cansada é bastante convincente. Quando ela fala de suas dores, seus traumas, as coisas de que sente falta, senti que tudo foi exagerado para fazer um drama com a Zoé, mas nem tudo foi fingido… apenas aumentado, talvez. E Zoé e Vanessa SÃO A MELHOR PARTE DE “TODAS AS FLORES”, então agradecemos a essas cenas. Com tanta coisa e tantos personagens de que não gosto atualmente em “Todas as Flores”, sorrio com cada cena protagonizada por Letícia Colin e Regina Casé.

Quando fica sozinha na casa da mãe, Vanessa aproveita para investigar e procurar as informações que o Rafael quer, e ela encontra alguns registros das crianças que Zoé vendeu o que, eu devo dizer, é uma burrice sem tamanho que a Zoé tenha guardado, sinceramente. Mas não me surpreende, porque ainda não encontrei nenhum personagem inteligente em “Todas as Flores” (Maíra que o diga, com seu “grande plano” de se tornar traficante de gente). Enquanto Vanessa brilha, Rafael consegue fazer com que eu sinta mais raiva dele ainda… toda a cena em que ele despede o Humberto é HORRÍVEL. Eu não defendo o Humberto, e não acho que Rafael esteja errado em demiti-lo, mas eu achei terrível a maneira como o fez, na frente de todos, dizendo horrores e fazendo de tudo para humilhá-lo…

Talvez o Humberto merecesse. Mas o Rafael só fez isso porque ele é um babaca e se sente o superior, e essa arrogância dele me enerva.

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários