609 Bedtime Story – Episode 2: The Changing World

Encontros desalinhados.

Uma série de encontros acontecendo em ordens cronológicas opostas para cada uma das pessoas envolvidas? Impossível não pensar no Doctor e River Song, e eu estou AMANDO! Novamente bastante intrigante, “The Changing World” é um excelente segundo episódio introdutório, que nos permite entender um pouco mais do que está acontecendo em “609 Bedtime Story” – e já começamos a torcer por esses personagens, enquanto esperamos novos elementos que nos ajudarão na criação de teorias daqui para a frente… continuo achando que “609 Bedtime Story” parece um BL promissor, porque eu adoro toda a ideia de universos paralelos, e o fato de que os encontros esporádicos não obedecerão uma linearidade cronológica dos eventos me fascina!

No fim do primeiro episódio, Mum despertou em uma outra versão do Quarto 609, onde dormia, e conheceu um homem com quem passou a noite e de quem ouviu uma declaração de amor antes de o quarto ser misteriosamente invadido por uma pessoa de capacete que atirou em Dew – e Mum o viu morrer nos seus braços. Agora, Mum desperta de volta em seu mundo, e embora seja fácil de acreditar, para ele, que tudo não passou de um sonho, algo ainda o incomoda nisso tudo: as coisas pareceram reais demais… e, conforme o dia passa, a sensação não se perde, como comumente acontece com sonhos que temos durante a noite: Mum ainda se lembra claramente de tudo o que aconteceu, do sentimento e do homem que morreu na sua frente e que ele não queria perder.

Para aumentar a sua confusão, Mum “retorna” para esse outro universo naquela noite, e encontra Dew sozinho no quarto, chorando desesperadamente – ele está vivo, mas a sua blusa está suja de sangue. Dessa vez, Mum passa pouquíssimos minutos do outro lado, e essa é a cena mais desconcertante para mim, porque, independente da teoria que eu queira seguir, eu ainda não consigo encaixar essa cena na cronologia: se esse segundo encontro foi depois do primeiro para Dew também, como ele pode ainda está vivo? Se esse segundo encontro segue a ideia de que veremos os encontros na ordem de Mum, que é o inverso da de Dew, então isso seria antes de ele ser baleado, mas, se esse for o caso, por que ele estava com a sua camisa suja de sangue daquele jeito?

Mum não consegue parar de pensar nisso – e em Dew. Ele até envolve os amigos em suas perguntas e teorias, o que rende algumas cenas divertidas, embora eu ache que a força de “609 Bedtime Story” esteja mais na interação dos protagonistas do que em quando Mum está sozinho em seu próprio universo… de todo modo, teorias foram levantadas a respeito de o homem que Mum está vendo toda noite ser “um fantasma assombrando o Quarto 609”, e eles até usam um tabuleiro de ouija para tentar falar com o “fantasma”, mas Game leva tudo na brincadeira e eles não descobrem nada… de qualquer modo, eles não descobririam, porque Dew não é um fantasma. Ainda não sabemos exatamente como aconteceu essa “conexão”, mas sabemos que Dew é real.

Só é de outro universo… certo?

Ao menos de uma coisa Mum tem certeza: a maneira como Dew fez com que ele se sentisse. Mum era um homem mulherengo, mas a conexão com Dew foi tão intensa desde o primeiro dia que, agora, ele não consegue parar de pensar nele, na sensação de tocá-lo, no seu beijo, na noite que passaram juntos antes de Dew ser assassinado… gosto de ver o personagem se apaixonando e tentando entender o que está acontecendo com ele, já que ele nunca tinha sentido isso antes. Temos algumas cenas lindas nesse sentido, como quando Mum dispensa uma mulher porque não pode parar de pensar em Dew, quase faz uma pesquisa sobre sexualidade, e se concentra em um retrato de Dew, enquanto se lembra dos dois juntos – em uma cena visualmente belíssima, por sinal.

Da próxima vez que Mum dorme e acorda no “outro” Quarto 609, algumas respostas vêm à tona e começamos a desenhar os conceitos de “609 Bedtime Story”. Primeiro, Mum precisa entender que as coisas são diferentes do que ele acreditava, da perspectiva de Dew: não tem como Dew ser “um fantasma em seu quarto” se, quando ele está ali, é ele quem, na verdade, está no quarto de Dew… Mum é o visitante. Ao descobrir o dia em que estão, Mum também percebe que não é o mesmo dia do “seu mundo” e que, de alguma maneira, os encontros deles estão acontecendo em uma ordem diferente para cada um deles: o primeiro encontro para Mum é o último encontro para Dew, o segundo encontro de Mum é o penúltimo para Dew e assim por diante.

Nada novo para fãs de “Doctor Who”, é claro.

Agora, Mum precisa decidir o que fazer com essa informação. Se a sua teoria estiver correta (e, aparentemente, está), o dia em que Dew foi assassinado, dois dias antes, para ele, será dentro de dois dias para Dew – ou seja, ainda há tempo para mudar o futuro. E se os encontros continuarem acontecendo assim (segundo uma fala de Dew, tudo indica que sim, num estilo que me lembrou “A Mulher do Viajante no Tempo”), Mum vai cada vez mais para o passado de Dew, o que lhe dará cada vez mais oportunidade de salvar a sua vida, mas ele precisa saber o que está acontecendo: ele precisa que, naquele momento, Dew lhe conte tudo o que pode colocá-lo em perigo, qualquer desavença ou inimigo que ele possa ter… Mum terá que pensar no que fazer depois.

Gostei muito da abordagem e do ritmo de “609 Bedtime Story” até agora, e de como essa ideia dos encontros não alinhados parece bastante clara – o que deixa espaço para explorarmos, também, a questão dos universos paralelos, já que esses ainda não ganharam nenhuma grande explicação: só sabemos que, depois de tomar o remédio e pegar no sono, Mum é “transportado” para o Mundo de Dew, e, por algum motivo, ninguém pode vê-lo lá a não ser o próprio Dew… o que quer dizer que ele é quase como um fantasma no mundo de lá? Será que, de alguma maneira, ainda poderemos ver o Dew no Mundo de Mum? Sei que existem muitas possibilidades a se explorar e que as coisas devem ficar ainda mais interessantes no decorrer de “609 Bedtime Story”.

As interações de Mum e Dew também são absolutamente fofas nesse episódio. Ao descobrir que, no Mundo de Dew, eles já estão no dia 22, que é o dia de uma chuva de meteoros, Mum o faz sair do quarto, o que ele parece ter muito medo de fazer, e o leva até o terraço, onde os dois compartilham um momento bonito de conexão plena enquanto conversam, olham para as “estrelas cadentes” e fecham os olhos juntos para fazer seus pedidos. Visualmente, a cena é lindíssima (e os dois estão lindos também!), e é bonito como Mum já se importa tanto com Dew para tentar ajudá-lo a sair de sua perigosa zona de conforto, o fazendo gritar lá de cima para “se sentir melhor”. O episódio termina em um cliffhanger interessante, quando Mum cai lá de cima do prédio…

Mas, se isso for como um “sonho” para ele, acho que só vai fazê-lo despertar de volta em seu mundo.

Será?

 

Para mais postagens de 609 Bedtime Story, clique aqui.

 

Comentários