Merlin 2x04 – Lancelot and Guinevere

Lancelot está de volta!

Eu preciso dizer: EU AMO O LANCELOT! “Lancelot and Guinevere”, como sugere o título, retoma um romance que havia sido apresentado brevemente durante a primeira temporada de “Merlin”, em um dos meus episódios favoritos – o problema é que, agora, as coisas estão mais “complicadas”, tendo em vista que o roteiro está querendo direcionar a trama para um futuro casamento entre Arthur e Guinevere e, portanto, ela está dividida entre seus dois amores. Gosto bastante de como o episódio retoma Lancelot, um dos melhores personagens de “Merlin”, e de como coloca Gwen em destaque, enquanto Arthur e Merlin são a grande “equipe de resgate” que precisa salvar a sua vida – e, naturalmente, Arthur e Merlin sempre compartilham momentos incríveis!

O episódio começa com Morgana saindo para visitar o túmulo de seu pai, quando ela é sequestrada por um reino vizinho que pretende pedir resgate a Camelot… toda a sequência inicial, que traz Morgana em destaque, é incrível, e é Gwen quem se sacrifica para salvar a vida de sua senhora, permitindo que Morgana escape e retorne para Camelot, enquanto ela mesma é obrigada a se passar por Morgana para enganar o Rei Hengist – afinal de contas, ele nunca conheceu a protegida do Rei de Camelot. Naturalmente, conforme o tempo passar e nenhum contato for feito e nenhum pagamento do resgate pedido, Hengist vai perceber que ele foi enganado, porque, pelo que ouviu das histórias, não há como o Rei Uther deixar sua protegida para lá.

Gwen está em perigo, então. Uther fica contente em ver que Morgana está em segurança, mas não faz nenhum esforço para ouvir às suas súplicas que pedem pela vida de Gwen: ele não vai “desperdiçar” homens mandando um resgate por uma serva. É revoltante, mas é exatamente o que esperávamos de alguém como Uther, é claro. Então, Arthur resolve fazer algo ele mesmo, tanto porque acha que Morgana tem razão e Gwen precisa ser salva, quanto porque, na verdade, ele está apaixonado por Gwen e não pode deixar que algo de ruim aconteça com ela. Como está desobedecendo ao pai e fazendo isso escondido, Merlin não pode levar nenhum Cavaleiro de Camelot com ele, então o “grande resgate de Gwen” é formado, na verdade, por ele e Merlin.

“Merlin” é uma série que SEMPRE se beneficiou demais da dinâmica entre Merlin e Arthur – e, como sempre, é gostoso demais assistir a todas as suas cenas, enquanto eles atravessam a floresta até o reino onde Gwen está sendo mantida… temos momentos interessantes de comédia (Merlin se sai muito bem no gênero!), e temos aquela quase amizade deles, mesmo quando Arthur não admite que gosta de Merlin e se importa com ele. Merlin também percebe os sentimentos de Arthur por Gwen, e faz com que ele fale sobre eles, e Arthur acaba abrindo o coração com sinceridade, falando sobre como está mesmo apaixonado por Gwen e pensa nela o tempo todo, mas nada pode existir entre eles porque Uther não deixa nem que resgatem uma serva, imagina permitir que ele se case com uma?

Mas as coisas podem mudar quando ele for rei… não podem?

Enquanto isso, Gwen precisa manter o papel de Lady Morgana pelo maior tempo possível – é a única coisa que vai mantê-la viva, até que alguém venha resgatá-la. E muito antes da chegada de Merlin e Arthur, Gwen tem um reencontro inesperado: com Lancelot. Gosto muito da interação de Gwen e Lancelot (é muito mais convincente e interessante do que esse “romance” que estão empurrando dela com Arthur, para dizer bem a verdade), e da incrível química que eles compartilham, mesmo quando estão contracenando através de uma janelinha pequena na cela em que Gwen está sendo mantida prisioneira. E quando o prazo dela está por acabar, porque o seu sequestrador percebeu que algo está errado, Lancelot promete tirá-la de lá até a noite.

E os dois escapam juntos – ou tentam escapar, na verdade. Gwen não quer deixar Lancelot para trás, mas Lancelot diz que “não tem nada a perder” e está disposto a se sacrificar para que Gwen consiga se salvar, e enquanto Gwen corre por corredores que devem levá-la para fora do castelo e, consequentemente, para longe, Lancelot enfrenta alguns guardas do rei e acaba preso em uma jaula, onde ele certamente será morto por um monstro devorador de carnes que Hengist “mantém como monstro de estimação”. O mais cruel da sequência é que Lancelot está quase tranquilo com a possibilidade de morrer, desde que isso tenha garantido a segurança de Gwen, mas Hengist, então, traz uma nova prisioneira para dividir a jaula com ele: a própria Gwen, recapturada.

E então, tudo parece ter sido em vão.

Esse é o momento, então, em que Arthur e Merlin entram em ação – E É UMA GRANDE SEQUÊNCIA. Amei ver Arthur e Lancelot lutando lado a lado novamente, e juntos salvando a vida de Gwen, enquanto também se livram do rei perverso e criminoso que a sequestrara… a sequência final do episódio tem um pouco de drama e ciúme porque Arthur percebe a proximidade de Gwen e Lancelot e tenta fingir que “só veio atrás dela porque Morgana implorou para que ele o fizesse” (?), e Lancelot eventualmente tomando seu próprio rumo, sabendo dos sentimentos de Arthur por Gwen, e acreditando que a sua própria história com ela não tem futuro… Lancelot é um EXCELENTE personagem, e mal podemos esperar para vê-lo novamente em “Merlin”.

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários