Merlin 2x03 – The Nightmare Begins

Morgana e os Druidas.

Eu gosto muito da parte da trama que é dedicada a Morgana, os Druidas e, consequentemente, ao Mordred – “The Nightmare Begins” é o primeiro episódio da segunda temporada de “Merlin” que não tem ninguém querendo matar o Príncipe Arthur, e é MARAVILHOSO ver Morgana ser colocada no centro da narrativa, porque eu sempre sinto que essa parte toda sobre magia tem muito a oferecer… e as tramas de Morgana também refletem muito no próprio Merlin, como pudemos acompanhar novamente aqui, porque ele também passou e ainda passa por dilemas similares aos de Morgana, por viver em um reino onde a magia é desprezada e vista como “maligna”, mas, diferente de Morgana, Merlin não está sozinho em sua jornada… deve ser muito difícil para ela.

A trama do episódio começa quando Morgana tem mais um de seus pesadelos e desperta “colocando fogo na vela” do seu quarto e, por conseguinte, no quarto inteiro… enquanto Uther se pergunta se o fogo no quarto de Morgana pode ter sido criminoso e alguém pode estar querendo matá-la, Gaius sabe a verdade: magia. O despertar dos poderes de Morgana, algo que Gaius e Merlin estão observando de perto, mas sem falar abertamente com ela, é algo repleto de tensão, porque todos sabem qual seria a reação do Rei Uther se soubesse que sua protegida pode ser uma feiticeira – inclusive, ela mesma. Por isso, Morgana está apavorada. Ela não consegue afastar de sua mente os pensamentos a respeito de magia, mas teme que esteja certa em relação a eles.

Merlin pode ser inconsequente, pode pedir conselhos que não escuta, pode não seguir instruções que lhe são passadas… mas eu gosto tanto do Merlin, e eu acredito que o seu coração está no lugar correto! Eu não sei se colocar Morgana em contato com os Druidas é a melhor escolha, ainda mais naquele momento e como foi feito, mas foi uma abordagem tão humana do problema que ele sabe que Morgana está enfrentando, algo que ninguém mais teve em relação a ela… foi bastante forte a cena em que Merlin se solidariza com a sua dor e explica a Gaius que entende pelo que ela está passando, e que seus dias antes de vir para Camelot foram os mais solitários de sua vida, e existe muita verdade quando ele diz que ele, ao menos, tem o Gaius ao seu lado.

Morgana não tem ninguém

Se Merlin não pode contar a verdade a Morgana – nem sobre os poderes dela, nem sobre os seus próprios, e realmente não seria sensato contar para ela sobre ser um feiticeiro, ele ao menos quer garantir que ela não esteja sozinha, e que tenha alguém que possa orientá-la e protegê-la, como ele tem o Gaius. Então, Merlin ajuda Morgana a sair escondida do castelo e a direciona até um lugar na floresta onde os Druidas moram: eles poderão explicar mais sobre as suas habilidades. Eventualmente, a escolha de Merlin não é necessariamente a mais sábia, é claro, porque Uther acredita que Morgana foi sequestrada, por ela não estar nos seus aposentos, e ele coloca os Cavaleiros, liderados por Arthur, para resgatar Morgana e matar todos os Druidas.

Ainda queremos saber mais sobre os Druidas – sabemos que existe muito a ser explorado naquele cenário e naqueles personagens… até porque Mordred faz uma rápida aparição de volta nesse episódio, e ele não parece ter a importância que teve em sua primeira aparição, durante a primeira temporada, mas o roteiro não nos lembra à toa que Mordred existe. É, de certa maneira, Mordred quem recebe Morgana quando ela é acolhida entre os Druidas depois de ter sido picada por um escorpião gigante, e os dois já têm uma relação interessante por causa da história que compartilham. Naquele lugar, pela primeira vez na vida, Morgana não se sente diferente ou excluída, e ela sente que, entre os Druidas, ela não só está segura, como pertence a um grupo.

Ela não quer mais voltar a Camelot.

Mas não retornar seria sentenciar os Druidas à morte pelos Cavaleiros de Camelot sob a liderança do Príncipe Arthur. Merlin, sabendo exatamente onde Morgana está porque foi ele quem a mandou para lá, a procura para avisar sobre as ordens do Rei Uther e pedir que ela retorne com ele, mas, eventualmente, tudo se torna um caos repleto de destruição e algumas mortes, quando a guerra insensata contra a magia chega à floresta na qual os Druidas viviam pacificamente até então. Morgana não tem escolha a não ser retornar para casa, como se tivesse sido heroicamente resgatada por Arthur de pessoas perversas que a sequestraram, e ela nem pode desmentir essa história, se não estiver disposta a revelar a todos a respeito de seus próprios poderes.

“The Nightmare Begins” também tem rápidas cenas entre Merlin e Mordred – QUE SÃO DE ARREPIAR. Os dois se encontram quando os Cavaleiros de Camelot já estão chegando, então eles não têm um diálogo nem nada assim, apenas a voz de Mordred dentro da mente de Merlin dizendo um “Oi, Emrys”, que já parece o suficiente para nos causar alguns arrepios. Mais tarde, quando as coisas estão perto de se resolver, Mordred é cercado por Cavaleiros de Camelot, de uma maneira impossível de escapar… a não ser por magia. É bonito (e intrigante) ver todo o poder emanando daquele garotinho tão pequeno, e Merlin sabe, ao olhar para ele, que Mordred está vivo por sua causa… e que, se o Grande Dragão estiver certo, ele ainda vai se arrepender disso.

Afinal de contas, Arthur encontrará seu destino fatal nas mãos de Mordred, certo?

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários