Lost 6x12 – Everybody Loves Hugo

Hurley e Libby.

Quando finalmente ganhamos um flash sideway do Hurley, entendemos porque ele demorou tanto a vir: precisava ser depois do de Desmond, para que já estivéssemos na parte da narrativa em que os personagens têm flashes de sua “outra vida” na ilha. O resultado é um episódio muito interessante, embora não chegue a explorar em detalhes toda a questão de o Hurley ser extremamente sortudo e acreditar que “nada de ruim lhe acontece” nessa linha do tempo alternativa. “Everybody Loves Hugo” é um daqueles casos inusitados na sexta temporada de “Lost” em que tanto os flash sideways quanto a ilha funcionam muito bem em paralelo, porque é legal ver a “nova vida” de Hurley, assim como é legal vê-lo assumindo uma posição oficial de liderança na ilha.

Afinal de contas, tudo parece meio sem rumo na ilha… existe o Homem de Preto, na forma de “John Locke”, que é o grande vilão da temporada, e que precisa ser impedido de qualquer jeito de deixar a ilha, mas poucas pessoas sabem exatamente o que estão fazendo – as instruções de Jacob são inexatas, a questão dos “candidatos” traz mais perguntas que respostas aos personagens, todos parecem meio “perdidos”. Richard está determinado a explodir o Ajira 316, dizendo que essa é a única maneira que conhece de impedir “Locke” de sair da ilha, e Ilana está seguindo seu plano sem nenhum questionamento, porque Jacob a convenceu de que, na sua ausência, “Richard saberia o que fazer”, mas claramente Richard também está meio fora de órbita.

Foi legal, então, ver o Hurley assumir a liderança de algum modo – embora tenha sido ouvindo conselhos de mais gente morta, e não exatamente tomando suas próprias decisões, inicialmente. Michael aparece para ele colocando em dúvida o plano todo de “explodir o avião”, e como ninguém parece muito disposto a escutá-lo e deixar de lado o plano dos explosivos, mesmo depois de Ilana ser explodida e espalhada pelo ar da maneira mais surpreendente e brutal possível (com uma sensaçãozinha de dejá vù), Hurley resolve começar a fazer as coisas do seu jeito… FINALMENTE! Então, ele segue à frente do grupo, como se estivesse apoiando o plano de Richard, mas é apenas uma tática para chegar ao Black Rock e se livrar de todos os explosivos, detonando o barco.

Quando Richard tem outro plano sobre como explodir o avião, o grupo se separa. Eu posso até gostar do Richard, mas ele está sendo irracional, e eu AMO ver o Hurley sendo tão firme, fico muito feliz por ele e muito orgulhoso. Hurley mente ter visto Jacob e estar seguindo suas ordens, e mesmo quando Jacob denuncia o seu blefe, ele se mantém firme e diz que não tem que lhe provar nada e que ele pode fazer o que quiser, o que foi incrível! Então, quando Richard vai para um lado acompanhado de Ben e Miles, ainda com o plano de detonar a única saída da ilha, Hurley tem um plano paralelo que consiste em “conversar” com “John Locke”. Pode dar errado, mas “Locke” não vai matá-los, porque ele quer justamente que eles estejam todos ali para irem embora juntos.

Uma pena que, quando a Sun chega, o Jin está sequestrado na outra ilha.

Sério, fãs de “Lost” sofreram muito esperando o reencontro de Sun e Jin.

Os flash sideways de Hurley são interessantíssimos, e mostram uma versão do personagem que usou o seu dinheiro não só para ficar bem de vida, mas para ter várias ações filantrópicas e ser reconhecido como “homem do ano”, mas a vida de Hurley começa a sair do eixo quando ele vai a um encontro às cegas organizado pela mãe e acaba conhecendo Libby, uma mulher que vem conversar com ele no restaurante como se já o conhecesse – mas ele não se lembra dela. Acho muito peculiar e instigante o fato de Libby aparentemente se lembrar de sua vida na ilha, e aquilo fica na mente de Hurley, mas ele só faz algo a respeito disso quando Desmond aparece, fingindo um “encontro casual”, o instigando a ir atrás dessa garota… Desmond está tentando fazer com que todos se lembrem “da verdade”.

Assim, é exatamente o que Hurley faz, visitando o hospital psiquiátrico no qual, na linha do tempo original, ele também foi internado com Libby, e embora ele não se lembre de nada que Libby se lembra, dessa “outra vida em uma ilha”, ele sente uma conexão com ela e a chama para sair – e é muito bonito como “Everybody Loves Hugo” nos entrega, finalmente, o piquenique que ele e Libby nunca puderam ter na ilha, porque ela foi assassinada pouco antes… é uma cena bonita dos dois, e quando Libby o beija pela primeira vez, todas as memórias vêm à tona. Mais um passageiro do Oceanic 815 lembrou-se da verdade, Desmond pode seguir adiante agora. E essa é uma proposta interessante para os flash sideways nessa reta final da última temporada de “Lost”.

Desmond também tem cenas interessantes nesse episódio – dentro e fora da ilha. Na ilha, falhamos em entender sua missão e seu plano, mas “John Locke” parece assustado com o seu retorno e com o fato de Charles Widmore o ter levado de volta para a ilha, então ele o empurra em um poço, achando que isso é o suficiente para “se livrar de Desmond”, mas não deve ser algo tão simples assim. No flash sideway final, que não tem nenhuma relação com Hurley mais, vemos Desmond parado em frente à escola na qual o verdadeiro Locke está trabalhando, e parece apenas que ele está de olho em mais um passageiro para abrir-lhe os olhos, por isso é surpreendente quando ele simplesmente acelera o carro e atropela o Locke… mas sabemos que Desmond tem um plano.

Ele sabe o que está fazendo… certo?

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários