Grease: Rise of the Pink Ladies 1x08 – Or at the High School Dance…

“I got a crush and it’s crushing me”

CHEGOU O DIA DO TÃO AGUARDADO BAILE DA ESCOLA. Conforme nos aproximamos do fim da primeira temporada de “Rise of the Pink Ladies”, recebemos um episódio intenso no qual muitas coisas são reveladas, relações parecem se desmanchar, e ainda recebemos boa música e referências a “Grease” e, quiçá, a outros musicais. “Or at the High School Dance…” começa com uma matéria no jornal falando sobre o vindouro baile em Rydell High: uma reportagem conservadora e sensacionalista acusando o rock’n’roll de estar pervertendo os adolescentes ou qualquer coisa assim. Fica claro, então, que por mais que seja tudo o que os alunos mais querem, conseguir a aprovação para um baile que seja divertido para todo mundo não vai ser uma tarefa fácil.

E as Pink Ladies talvez precisem de uma ajuda inesperada: Susan. Mas eles podem confiar nela ou, como a Olivia diz, ela é um escorpião, cuja natureza é atacar? Sem a presença de Buddy, que está se afundando cada vez mais em suas mágoas, de maneira até compreensível, depois de ter descoberto que todas as suas conquistas foram mentiras manipuladas pelo pai, as Pink Ladies tentam passar as suas ideias adiante de como o pai deve ser, quebrando paradigmas que foram contra o que elas lutarem desde sempre na campanha de Jane para a presidência… e, surpreendentemente, Susan apoia as ideias das Pink Ladies, mas pede que elas lhe deem a palavra para conseguir a aprovação do PTA, porque ela sabe como falar com os pais e pode consegui-la.

O que não é mentira.

Injustamente, no entanto, tudo parece ser de fachada… precisamos dar os créditos a Susan e reconhecer que ela realmente fez o seu melhor. Parecia que Rydell High finalmente teria, no ginásio da escola, o baile que todos os alunos estavam esperando – e eles não poderiam estar mais empolgados. Mas em uma vibe bem “The Prom”, as coisas não saem como prometido e a mãe de Susan faz de tudo para proibir a entrada dos “delinquentes” na escola, além de dispensar Johnny Vavoom, o DJ que todos estavam esperando. A cena é revoltante e injusta, mas gosto de ver a personagem de Susan ganham profundidade, quando um diálogo dela e da mãe, enquanto ela tenta protestar pelas decisões dela, revela que Susan engravidou de Buddy, mas fez um aborto há algum tempo.

E Buddy nunca ficou sabendo disso.

Os pares para o baile não são exatamente ideais. Jane, que recebeu duas propostas para o baile – de Richie e de Buddy –, acaba recusando o convite de ambos dizendo que “vai ao baile com as Pink Ladies” (e, então, Richie vai ao baile com Dot, uma referência ambulante a Cha-Cha e à própria Sandy no fim do filme), mas sem avisar as Pink Ladies… que conseguem seus próprios pares. Nancy convida Potato porque não pode negar que tem um crush nele (a cena de “Crushing Me”, dela e de Cynthia, É MUITO BOA!), enquanto Olivia aceita o convite insistente de Gil (embora ainda esteja apaixonada pelo Sr. Daniels, o professor com quem teve um caso no ano anterior), e Cynthia, tentando escapar do que sente por Lydia, convida o Shy Guy para ir ao baile com ela.

Quando o baile parece ter sido estragado pelas decisões arbitrárias do PTA, as Pink Ladies e todos os excluídos têm uma ideia que parece funcionar: eles podem transferir o baile para o Frosty Palace, e ter a festa com a qual eles sempre sonharam. Então, eles “roubam” alguns itens de decoração do ginásio da escola, avisam todo mundo e até conseguem o retorno de Johnny Vavoom, e curtem uma festa que deveria ser a celebração daquela juventude, finalmente conseguindo dançar o que eles queriam dançar… ainda que um espaço pequeno que os obriga a “inventar” um “novo tipo de dança” – e é assim que ganhamos “Hand Jive”, e eu achei UM MÁXIMO acompanhar o “nascimento” de uma dança que é tão icônica no baile que vemos em “Grease”.

Foi uma ótima sequência musical. Colorida, cheia de vida… incrível!

Depois disso, no entanto, as coisas desandam por completo… a chegada de Susan ao baile no Frosty Palace dá início a um efeito dominó que acaba com a noite de todo mundo. Olivia se volta contra Susan e, na briga, as duas têm coisas a dizer na frente de todos: Susan conta que Olivia beijou o Sr. Daniels de novo naquela noite, e Olivia conta que Susan transou com Buddy. Conforme o clima esquenta e Jane tenta se meter, Olivia também conta que Jane beijou Buddy menos de 24 horas depois de ter terminado com Richie, e tudo vem vindo à tona e pesando sobre todos… o clima fica tenso, brigas surgem, Richie e Buddy acabam detidos pela polícia, Olivia culpa Jane e sua indecisão por tudo de ruim que aconteceu e decide deixar as Pink Ladies. Tenso e triste.

Conforme a noite de todos parece destruída (e certamente sentiremos as consequências desse fatídico baile nos episódios finais de “Grease: Rise of the Pink Ladies”), os únicos que parecem ter escapado são Hazel e Wally, porque eles deixam a festa para trás assim que percebem que as coisas vão ficar feias, e isso permite que eles curtam um momento especial só deles nas ruas, a caminho de casa… a cena de “Land Don’t Look So Bad” é simplesmente ADORÁVEL: tanto a música quanto a coreografia e a cenografia são impecáveis, e transmitem uma sensação tão aconchegante e tão romântica que não podemos deixar de sorrir enquanto assistimos, perfeitamente felizes por aqueles dois. Realmente, “Rise of the Pink Ladies” entregou várias músicas muito boas!

 

Para mais postagens de “Grease: Rise of the Pink Ladies”, clique aqui.

 

Comentários