Grease: Rise of the Pink Ladies 1x09 – You’re Dropping Out of Rydell?

“Fantasy and reality don’t agree when they’re face to face”

Sinceramente, o PODER que essas músicas têm é a grande alma de “Grease: Rise of the Pink Ladies”, e isso me deixa PROFUNDAMENTE FELIZ! Quando a temporada terminar, no próximo episódio, quero juntar toda a trilha sonora original da série e ouvi-las repetidamente – algumas músicas, como “Face to Face”, parecem ser extremamente libertadoras de se cantar a plenos pulmões. “You’re Dropping Out of Rydell?” é o nono e penúltimo episódio da temporada, e traz as esperadas consequências da confusão na qual se transformou o “baile” transferido para o Frosty Palace no episódio anterior… agora, Jane é oficialmente empossada como presidente da escola, um direito seu depois da eleição fajuta, enquanto Richie e Buddy são expulsos por causa da briga.

E tudo parece estar desmoronando…

As Pink Ladies não existem mais, por exemplo, desde que Olivia culpou Jane por tudo de ruim que estava acontecendo (o que eu achei injusto, pelo menos em parte), e as garotas estão trilhando caminhos separados – como a Cynthia, que finalmente recebeu de presente uma jaqueta dos T-Birds, com a saída de Richie, que é o que ela sempre quis… e é justamente essa ideia de “conseguir o que sempre quis” que motiva a performance profundamente emotiva de “Face to Face”, a minha música favorita no episódio. Adoro quando as quatro ganham protagonismo em uma mesma canção, e existe tanto sentimento transposto naquelas palavras, na maneira como elas andam, como cantam, na coreografia que é visualmente incrível, como de costume…

As garotas estão lidando com a verdade de que nem sempre aquilo que tanto desejamos é o que esperávamos quando conseguimos… e tudo é intensificado pelo fato de que uma tempestade está acontecendo na cidade e os alunos ficam “presos” em uma Rydell High sem energia até de noite. E, confinadas em um espaço tão pequeno, não existe muito como fugir. Cynthia, por exemplo, não pode continuar fingindo que não aconteceu nada na noite do baile, quando ela brincou com os sentimentos do Shy Guy (que descobrimos que se chama “Edward”), e Olivia precisa tomar uma decisão quando o Sr. Daniels inesperadamente a pede em casamento (!), e eu realmente acho que ela está cometendo um grande erro abandonando tudo por causa dele.

Difícil pensar, atualmente, na personagem da Olivia… em algum momento de “Grease: Rise of the Pink Ladies”, ela foi minha personagem favorita, mas eu não tenho mais certeza disso – talvez porque não gostei da maneira como ela culpou Jane por tudo, talvez porque eu não goste do “romance” dela com o Sr. Daniels, talvez porque seja principalmente culpa dela a ruína das Pink Ladies, desde o episódio anterior… de todo modo, Olivia EMOCIONA em uma cena musical fortíssima: “I’m in Love” é quase uma “sequência” de “Face to Face”, porque vem depois de Olivia ter conquistado o que sempre quis, o amor do Sr. Daniels, e agora ela se pergunta se estar apaixonada é o suficiente… e o próprio fato de ela fazer essa pergunta a si mesma é uma resposta.

Gosto muito de como Nancy é explorada nesse episódio. Realmente às vezes fica parecendo que as outras Pink Ladies têm “muito mais coisas acontecendo em suas vidas” ou qualquer coisa assim, mas isso não quer dizer que Nancy esteja isenta de sofrimento. Quando as suas antigas “amigas” retornam, querendo que as coisas voltem a ser como antes porque elas foram largadas pelos seus namorados, Nancy percebe que não é a companhia delas que ela quer: ela sente falta das Pink Ladies, e não pode deixar o grupo acabar. Então, ela resolve fazer alguma coisa para uni-las novamente, e arma um plano imperfeito que termina com as quatro trancadas no banheiro enquanto Nancy diz umas verdades, mas verdades dolorosas e ditas de uma maneira nada legal

A verdade é que Nancy não tinha aquele direito, e ela magoou cada uma das Pink Ladies – mas é justamente a sua sinceridade e a sua imperfeição que a tornam uma personagem tão interessante, porque quando ela fala sobre quem Jane, Olivia e Cynthia eram antes das Pink Ladies e em quem elas se transformaram graças ao grupo, por mais que seja insensível e um baque, não deixa de ser verdade e todas elas ficam pensativas… a ponto de, quem sabe, começar a mudar sua atitude. Mas é claro que Nancy precisa pedir desculpas e reconhecer que Olivia tinha razão quando disse que ela é que precisa das Pink Ladies – dessa vez, ela não poderá fugir. Quando Nancy pensa em largar tudo e ir para Nova York, ela recebe uma espécie de “sinal” que a faz ficar…

E é uma das melhores cenas da série.

“Brutal Honesty” é um número musical CLASSICÍSSIMO de “Grease”. Com a participação de Justin Tranter, “Brutal Honesty” é uma referência clara a “Beauty School Dropout”, e funciona perfeitamente adaptada para o contexto de Nancy, além de ser extremamente moderno, bonito e envolvente… e faz toda a diferença na vida de Nancy. Foi muito bonitinha a maneira como Nancy, Cynthia e Jane se reencontraram depois, como reconheceram erros, falhas e verdades, e como se abraçaram, dizendo que amam o grupo e sentiram falta umas das outras – “I love us”. É muito bom ver as Pink Ladies “renascendo” depois da tempestade, talvez mais fortes do que antes, mas ainda com uma integrante a menos… Olivia não vai voltar tão fácil, até porque Richie foi mesmo embora.

Vamos ver o que o Season Finale nos reserva!

 

Para mais postagens de “Grease: Rise of the Pink Ladies”, clique aqui.

 

Comentários