Grease: Rise of the Pink Ladies 1x05 – You Can’t Just Walk Out of a Drive-In

Calm before the storm.

O DIA DAS ELEIÇÕES ESTÁ PRATICAMENTE AQUI, e as coisas parecem boas para Jane e as Pink Ladies: desde que elas conseguiram as jaquetas de todo mundo de volta (na brilhante cena de “Pointing Fingers” no episódio anterior), elas voltaram a ser as favoritas para a presidência da escola, e não parece que há muito que possa ser feito para tirar essa vitória delas… o próprio Buddy já aceitou que todo mundo tomou sua decisão, até porque Jane está concorrendo à presidência realmente para fazer a diferença, não? Ainda assim, Jane não consegue estar realmente calma, porque ela não consegue deixar de lado a sensação de que essa é “uma calmaria antes da tempestade”, e é isso o que nos entrega o primeiro número musical do episódio: “The Boom”.

Esse é um episódio de importantes mudanças para Jane: ela começa o episódio acreditando que Richie vai terminar com ela, embora eles ainda nem estejam oficialmente namorando, e termina o episódio beijando Buddy em um momento de impulso porque, afinal de contas, eles têm história juntos. Quando Richie diz, em tom sério, que “precisa falar com Jane” naquela noite, ela fica preocupada com o que isso pode significar e criando uma série de teorias, mas a própria Olivia acaba esclarecendo tudo para que ela não fique paranoica até a noite. E é no cenário aconchegante (e muito significativo para “Grease” e a época em que a série se passa) que Richie está pronto para pedir Jane em namoro oficialmente e dar-lhe sua jaqueta, até que o filme é interrompido

A bomba que Jane estava esperando.

Um último golpe organizado por Susan, na noite anterior à eleição, é colocado em ação: uma grande festa oferecida por Buddy e seus amigos, e toda uma encenação exagerada de como Rydell seria um inferno se Jane fosse eleita – e Jane sabe que ela precisa fazer alguma coisa. Nancy tem o seu momento de brilhar (e ser reconhecida) quando as meninas precisam entrar na festa de Halloween sem ninguém saber quem elas são, então elas aceitam as fantasias que Nancy já tinha preparado para elas e queria tanto que elas usassem… mas apenas Jane está centrada na missão: Nancy está ocupada procurando quem foi que dedicou uma música para ela na noite do drive-in; Olivia nem entra na festa porque vai atrás do professor com quem se envolveu no ano anterior; e Cynthia está se descobrindo.

As cenas de Cynthia são, talvez, as minhas favoritas no episódio. Ela conseguiu o papel de Julieta na peça da escola, mas ela está terrível nos ensaios. Então, o professor pede que ela ensaie com Lydia, justamente a garota que ela desbancou e que não tem nenhum interesse em ajudá-la, mas quando as duas se reencontram na festa, Cynthia reconhece que precisa de sua ajuda, e Lydia eventualmente percebe que ela está apavorada com a cena de beijo, porque nunca beijou na vida… e quando Lydia se mostra disposta a ensaiar a cena de beijo com Cynthia, para tirar o seu nervosismo, Cynthia sente algo despertar dentro de si e “Merely Players” é um dueto romântico, bonito e cinematográfico protagonizado por Cynthia, Lydia e o primeiro beijo das duas.

EU QUERO MUITO SABER COMO ISSO VAI SE DESENROLAR.

Jane, por sua vez, vai sozinha ao porão da festa e, com um microfone, ela consegue virar o jogo novamente a seu favor: afinal de contas, ela é inteligente e muito boa com as palavras. Gosto muito de como Jane está disposta a fazer qualquer coisa para vencer essas eleições, mesmo quando as pessoas acham que isso é um exagero… para mim, é uma virtude, porque ela não fez nada realmente errado para ganhar essas eleições: tudo o que ela faz é lembrar às pessoas o que ela defende, e é novamente o que ela faz na festa, quando faz com que todos os convidados percebam a maneira como os populares os estão manipulando, e é gostoso demais ver esse jogo virar novamente a favor de Jane. Parece que, em parte, até mesmo o Buddy reconhece que ela está certa.

Mas é aí que surge todo o problema… excessivamente enciumado depois de ver Jane conversando com Buddy, Richie explode fogos de artifício do lado de fora, como Jane tinha expressamente pedido que ele não fizesse, e é um momento de pavor do lado de dentro: o barulho alto das explosões próximas faz com que todo mundo se abaixe, pensando que vai morrer, e quando esse “ataque” é associado aos T-Birds e, consequentemente, a Jane e as Pink Ladies, parece que o jogo virou novamente… e não dá mais tempo de se recuperar. Inclusive, Jane e Richie parecem perder o que estavam construindo, porque ele agiu muito mal, e eu fiquei do lado dela o tempo todo – amei, por sinal, ela dizendo que não quer a sua jaqueta porque tem a sua própria.

Não sabemos bem o que acontecerá no dia seguinte, que começa com a “Election Song” – um grande número musical liderado por McGee, com a participação dos demais professores e funcionários da escola, que estão ansiosos para que essa eleição chegue de uma vez ao fim… e, então, acompanhamos a votação, a contagem de votos e A VITÓRIA DE JANE. Eu fiquei tão feliz em saber que os eventos da noite anterior não foram o suficiente para tirar-lhe essa vitória, e acho que até a McGee ficou contente em ver a história sendo feita na sua frente, com a primeira presidente mulher de Rydell High. Infelizmente, eu acho que ainda teremos problemas, como uma sabotagem nessa eleição, porque tem muita gente que não está satisfeita com a vitória de Jane.

Ainda assim, muita gente sabe a verdade: McGee e Olivia estavam presente nas duas contagens de voto, e Buddy foi imediatamente avisado de sua derrota, tanto que foi o primeiro a ir até a casa de Jane para contar para ela e dar-lhe os parabéns, e dizer que ele está até aliviado que ela tenha vencido, porque ele estava concorrendo apenas para ganhar, enquanto ela estava concorrendo para realmente fazer a diferença. O anúncio oficial da vitória de Jane ainda não foi feito, e tenho quase certeza de que o sexto episódio nos trará surpresas desagradáveis nesse sentido, mas a notícia de sua vitória já se espalhou, e agora vai ser uma questão de lutar por esse reconhecimento… afinal de contas, ainda estamos mesmo na metade da temporada e tem muita coisa a acontecer!

Sigo AMANDO “Rise of the Pink Ladies”.

 

Para mais postagens de “Grease: Rise of the Pink Ladies”, clique aqui.

 

Comentários