Schmigadoon! 2x05 – Famous as Hell

“There’s always a twist”

Não tem jeito: “Schmigadoon!” sempre entrega episódios SENSACIONAIS. Que grande carta de amor é essa série para qualquer fã de musical – e pensar que essa segunda temporada, em Schmicago, pode ter sido ainda melhor que a primeira temporada, para a qual eu só tinha elogios: a maneira perfeita com que “Schmigadoon!” mescla paródia e homenagem em uma história interessante, cheia de boas músicas e esbanjando referências é quase indescritível. Estamos nos aproximando da conclusão da temporada, e chegamos a um momento essencial dessa era dos musicais: sempre tem uma reviravolta. O episódio, que começa com o narrador ironicamente cantando uma segunda Reprise de “Welcome to Schmicago”, termina nos deixando tensos para o Season Finale.

Em um dos momentos mais legais desse episódio, Melissa é colocada no palco para uma apresentação solo, já que Jenny não voltou para se apresentar desde que Josh e Mel a juntaram com Topher, e esse é um momento perfeito em que CECILY STRONG BRILHA. Com um quê de “Maybe This Time”, de “Cabaret”, Mel se apresenta com “My Turn Now” e ela é um verdadeiro espetáculo do início ao fim… arrancando aplausos calorosos da plateia, não demora muito para que Melissa se torne uma verdadeira celebridade em Schmicago. Em paralelo, Josh é seguido pela tribo que costumava ser liderada por Topher porque, na ausência de Topher (pelo mesmo motivo de Jenny), eles estão completamente “perdidos”, e eles precisam de alguém que possam seguir.

Assim, Josh e Melissa assumem novos papeis importantes em Schmicago – os papeis que anteriormente pertenciam a Topher e Jenny, respectivamente. E eles não podem estar mais convencidos de que encontraram seus finais felizes e mais: que estão fazendo a diferença na cidade. Eles estão tão empolgados com a fama recém-conquistada e o status de admirados que eles nem querem tanto voltar para casa, subitamente. E toda a sequência que mostra essa “ascensão” de Josh e Melissa, “Famous as Hell”, é um dos grandes números musicais da temporada, inclusive com direito a algo que eu gosto muito em musicais da época: a participação dos outros personagens incluindo versos de suas próprias músicas, como “We Are Caput” e “Kill Them All”.

Talvez Josh e Melissa só comecem a perceber de fato que podem não ter trazido tanto o final feliz assim para todos em Schmicago quando eles são expulsos de casa por Topher e Jenny em uma música rápida e interessante (o “duelo” de Topher e Josh quando Topher o chama de “Sour Macaroon” é realmente impagável), e acabam indo procurar abrigo com Dooley e a Miss Coldwell, quando eles percebem que alguma coisa está errada. O humor das cenas é garantido pelo Josh percebendo de imediato que tem alguma coisa muito estranha acontecendo, enquanto a Melissa tenta convencê-lo (e convencer a si mesma, na verdade) de que está tudo bem e Coldwell e Dooley são mesmo estranhos, por isso é que eles estão passando essa impressão.

Amei Josh e Melissa “investigando” o açougue de Dooley Blight durante a noite, com direito ao Josh (!) referenciando diretamente “Sweeney Todd” (uma virada interessante da segunda temporada de “Schmigadoon!”, já que Josh entende um pouquinho desses musicais!), e à descoberta do plano macabro de transformar os órfãos da Miss Coldwell em salsichas do açougue de Dooley Blight… então, eles resolvem fazer algo a respeito, e eu gosto de como “Schmigadoon!” brinca com expectativas, quando Coldwell e Dooley aparecem à porta e os flagram, por exemplo, e a conversa depois, que flui muito mais calma do que se podia esperar, e Dooley até aceita poupar os órfãos se Melissa entregar para ele Octavius Kratt – como Sweeney Todd queria o juiz.

Melissa estava maravilhoso manipulando a situação em sua própria mente para se livrar da culpa de entregar Octavius Kratt a Dooley Blight – afinal de contas, ela “não sabia o que ia acontecer”, certo? O plano de Josh e Melissa, no entanto, não sai nem um pouco conforme o planejado… isso porque, como o Sargento Rivera e a Madame Frau cantam minutos antes no bar (e que maravilha poder ouvir o Jaime Camil e a Ann Harada CANTANDO NOVAMENTE, em uma música tão boa… amei as vozes, amei o ritmo, amei o que a música estava querendo nos dizer!): “There’s Always a Twist”. Agora, Melissa foi sequestrada por Octavius Kratt, e chegamos ao clímax da segunda temporada de “Schmigadoon!”. Mal posso esperar pelo próximo episódio… mas estou triste por me despedir novamente.

 

Para mais postagens de Schmigadoon!, clique aqui.

 

Comentários