Club 57 – Tiago, viajante do tempo

“Ele não é meu amigo!”

Vamos falar sobre o Tiago… recentemente, logo depois de Eva ter conseguido retornar para 1957 para encontrar o JJ, descobrimos que Tiago esconde segredos – e é muito bom ver o personagem começando a se integrar ao elenco principal, com direito a aparição na abertura e tudo! Vemos Tiago correndo em uma civilização que eu achei que fosse antiga, mas, descubro, vem do futuro, e depois saltando involuntariamente para 1957, “aterrissando” bem em frente a Eva e JJ nos corredores da escola Cristóbal Colón. O início dessa narrativa abre uma série de possibilidades que tem a ver com a própria questão da viagem no tempo para o Tiago e como ela acontece, bem como um possível envolvimento romântico, eventualmente, já que Eva parece decidida demais a dizer que “eles não são amigos”. Estamos iniciando uma nova fase de “Club 57”.

Preciso, nesse momento, retornar a uma reclamação rotineira que eu fazia no início dessa temporada e que ainda me machuca: a ausência de Aurek. Infelizmente, Martín Barba saiu do elenco de “Club 57”, nos deixando sem uma história que a novela pensava em contar, como o fim da primeira temporada deixava explícito – eu queria muito ver o nascimento do romance de Eva e Aurek e, infelizmente, isso não vai acontecer. Assim, Tiago é um personagem novo, criado exclusivamente para a segunda temporada, e que, com uma história nova e diferente da história original pensada a Aurek, assume algumas tramas que originalmente foram pensadas para ele, e eu fico muito feliz por estarmos ganhando um novo personagem importante para contrastar com o JJ – que eu continuo achando muito sem carisma para que eu possa torcer por ele… simplesmente não consigo.

Os mistérios em torno da viagem no tempo de Tiago são interessantes – ele também fica surpreso ao encontrar Eva ali, mas ele e Eva nem podem conversar sobre nada, porque JJ assume que ele é um Guardião do Tempo e começa a correr atrás dele, em uma sequência que não me ajuda em nada a gostar do JJ, sinceramente… afinal de contas, ele sai tirando conclusões e perseguindo os outros? Na verdade, ele só ficou com ciúmes porque percebeu que a Eva conhecia o Tiago. Acho que está se instalando um ranço, e isso é perigoso… Eva e Tiago prometem uma dinâmica interessante e curiosa, no melhor estilo “enemies to lovers”. Tiago não é uma pessoa fácil inicialmente: ele é arrogante e se acha a pessoa mais inteligente do mundo, mas acho que é justamente por isso que ele e Eva vão entregar boas cenas: ela também é um pouco assim, não?

Assim, Eva e Tiago prometem muitas provocações, como quando ele diz que foi ele quem criou o dispositivo para as suas viagens, enquanto o que Eva usa para saltar foi apenas algo de que ela participou, mas não criou sozinha… eles são o típico caso de pessoas que estão o tempo todo competindo, mas que, no fundo e sem querer admitir isso, se entendem. E eu adorei ouvi-los o tempo todo corrigindo os demais dizendo que “eles não são amigos” – afinal de contas, tanta insistência nisso pode ser já alguma coisa contida? Parece muito cedo para isso, mas eu estou tão inclinado a não torcer por Eva e JJ que estou começando a torcer por Eva e Tiago mesmo nas primeiras cenas… também me diverti com o Tiago não ficando muito impressionado com a Franken TV, quando ela começa a explicá-la e ele completa a explicação antes de ouvi-la, e comenta: “Interessante… ainda que obsoleto”.

O dispositivo de Tiago de fato parece mais moderno, mas também tem uma contagem regressiva e, em parte, parece que ele não tem tanto controle sobre as suas viagens quanto quer que as pessoas acreditem – cheguei a me perguntar se as suas viagens no tempo não teriam um fundo biológico, como o Henry, de “A Mulher do Viajante no Tempo” (inclusive, um dos melhores livros que eu já li na vida… se não o leu, deveria), mas resolvi deixar as teorias de lado… a temporada já foi toda ao ar e em breve em descobrirei com os capítulos seguintes de qualquer modo. Como Tiago parece ter um meio de viajar no tempo, Eva quer ajuda para ir a 1987 e resgatar Mercedes e os demais, e os dois chegam a fazer um acordo – afinal de contas, ela tem como carregar a bateria do dispositivo dele em 1957, e ele vai precisar disso se quiser saltar novamente… mas ele não cumpre sua parte do acordo.

Quando a contagem regressiva, notada anteriormente, chega ao fim, Tiago diz que “eles tinham razão e não deviam confiar nele”, e então desaparece – mas ele faz um comentário que deixa algumas coisas em aberto: ele fala sobre como “não pode parar” e como “não depende dele”. De volta para casa e com um relógio de 1957 para adicionar a uma coleção de relógios de diferentes épocas que ele tem, Tiago grava um vídeo sobre a sua experiência: Entrada 315, o que sugere que Tiago é um viajante do tempo experiente. Aqui, ele dá mais pistas para teorias, quando conta que essa foi a primeira vez que ele não voltou para casa depois de um salto: do lugar que ele estava antes, ele saltou para 1957, antes de voltar para casa… um salto duplo. Agora, Tiago já está bastante envolvido nessa trama, e eu estou curioso para ver o que o personagem vai entregar!

Com Eva, a dinâmica funcionou muito bem… com Manuel e Delaila, no presente, ele já estava bastante arrogante – de qualquer maneira, ele se envolve com os cálculos e pesquisas de Manuel, fala sobre como Eva e Mercedes estão em 1987, e precisa encontrar uma maneira de ir para lá… antes disso, no entanto, Tiago vai ter que lidar com estranhas mudanças na linha temporal. Os eventos do passado estão acabando com o mundo como ele o conhecia, e ele está todo confuso. Quando chega à escola, por exemplo, ele descobre que Delaila, aparentemente, nunca existiu naquela realidade, e seu melhor amigo é Danilo, um cara que ele nunca viu até então… buscando ajuda e respostas, Tiago vai até a casa de Manuel, que também descobre que não é mais onde o Manuel mora – a casa foi transformada em uma “Casa Museu”, mas talvez ele eventualmente consiga a ajuda que quer…

Afinal de contas, a Franken TV está ali!

 

Para mais postagens de Club 57, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários