[Series Finale] Smash 2x17 – The Tonys

“Just give them that big finish”

MARAVILHOSA! Várias séries musicais fizeram parte da minha vida e eu as amo por motivos distintos – “Glee”, por exemplo, foi uma série que me fez ouvir mais música e que me ajudou a entender e aceitar mais de mim mesmo, talvez a primeira vez que eu tenha me deparado com representatividade; “Rise”, pouco conhecida, mas incrível, trouxe o mundo da escola e do teatro com uma pegada mais série, cheia de referências a um dos músicas que eu mais amo no mundo; “Schmigadoon!”, uma divertida sátira e homenagem aos grandes musicais da história… mas “Smash” é, provavelmente, a minha série musical favorita. Eu amo esses personagens, amo a ideia de explorar os bastidores da produção de musicais da Broadway, e eu amo os dois musicais montados.

Comentei várias vezes enquanto revisitava “Smash” nesses últimos meses, mas vale ser mencionado uma última vez: assisti a “Smash” três vezes na minha vida – e sempre foi uma experiência marcante. Novamente me apaixonei por “Bombshell” e mais ainda por “Hit List”, sofri com o cancelamento, me diverti quando era para me divertir, sofri com os dramas dos personagens, me debulhei em lágrimas com a morte de Kyle Bishop… “Smash” é intenso e assistir à série é emocionante, em qualquer oportunidade. Depois de uma bela construção de duas temporadas (embora “Smash” merecesse mais), chegamos à conclusão da série com “The Tonys”, um episódio que se passa quase que inteiramente durante os 67th Tony Awards, em 2013.

A grande competição entre “Bombshell” e “Hit List”.

“The Tonys” é um episódio impactante – e já começa assim, com aquela primeira sequência musical IMPECÁVEL ao som de “Under Pressure”, cantada por uma grande parte do elenco enquanto eles começam o dia que terminará com os Tony Awards… é bom ver o nervosismo, as angústias e as expectativas, enquanto todos caminham até o teatro onde a premiação vai acontecer, e se reúnem no palco, terminando a canção alinhados no palco, olhando para onde estaria a plateia, em uma sequência que visualmente é uma grande referência a “Rent” e a icônica apresentação, no teatro e versão cinematográfica, de “Seasons of Love”, e imagino que tenha sido proposital, um último aceno de “Smash” a “Rent”, já que boa parte da segunda temporada foi uma referência à história de “Rent”.

Então, todos se preparam para o grande dia, e acompanhamos pequenos detalhes que culminarão no evento daquela noite: vemos Karen tentando tirar Derek da cama, depois de ele ter contado a verdade à imprensa e, agora, ser odiado por todos; vemos Jimmy vender a casa onde morava com Kyle e, aparentemente, se despedir de Karen, Tom e Julia, a quem ele pede que aceite o prêmio no lugar de Kyle, caso ele venha a ganhar, sugerindo que ele não estará presente na cerimônia; vemos Tom sonhar com “o seu futuro marido”, com quem eventualmente ele troca um beijo rápido, bonito e promissor; e vemos Jimmy não só aparecer para buscar a Karen e levá-la aos Tony Awards, mas aparecer com um convite para Ana Vargas, para que ela também vá.

Merecidamente.

Enquanto isso, Daisy está se achando a dona de “Hit List”.

“Smash” começou e sempre foi sobre o mundo da Broadway, os musicais e os dramas pessoais de personagens com quem nos importamos – era justo que a série terminasse em um Tony Awards, valorizando o mundo do teatro a quem fez uma homenagem belíssima, sem deixar de lado os dramas todos. Gosto de como grande parte do episódio é a cerimônia em si, porque nos sentimos de verdade dentro daquele universo, e o fato de conhecermos aquelas pessoas que estão concorrendo àqueles prêmios, e termos nossos favoritos e nossas torcidas, faz com que tudo se torne ainda mais memorável e mais real. E “Bombshell” e “Hit List” são os grandes ganhadores da noite, em uma premiação cheia de resultados bem justos que me deixaram muito feliz.

“Hit List” provavelmente levou mais prêmios – dentre eles, o de Melhor Roteiro para Kyle Bishop, o merecido prêmio que Jimmy recebe em nome do amigo, para quem ele faz um discurso lindo e emocionante, cheio de lágrimas nos olhos; o de Melhor Atriz Coadjuvante para Daisy, para desgosto de todos nós; e o de Melhor Direção para Derek Wills, julgado pelo seu trabalho e não pela pessoa que é, o que acaba sendo justo. “Bombshell”, por sua vez, fica com prêmios bastante importantes – por exemplo, o de Melhor Música para Julia e Tom, que se perdem em uma conversa enquanto são anunciados; o de Melhor Atriz para Ivy Lynn, merecido porque ela está há anos nesse ramo, tentando sua grande chance e Karen ainda tem toda a vida pela frente; e o de Melhor Musical, que foi ótimo ter ganhado para não vermos Jerry celebrar.

Deus me livre de ver o Jerry subindo àquele palco. Eileen mereceu.

Um dos grandes destaques de qualquer Tony Awards é A APRESENTAÇÃO DOS MUSICAIS. Gosto muito de ver o que os musicais preparam para esse grande dia (a apresentação de “Spring Awakening” é incrível, por exemplo!), e enquanto “Bombshell” apresenta “Let’s Be Bad” como a conhecemos (e, por isso, não vemos novamente), “Hit List” previa a apresentação de Daisy com “Reach for Me”, mas Derek interfere a tempo e faz o que devia ter feito antes: e manda Daisy embora. No seu lugar, o elenco de “Hit List” (com a participação merecida de Ana Vargas!) entra para cantar uma versão a capella de “Broadway, Here I Come!” (a primeiríssima música de “Hit List” que ouvimos na série), que fica lindíssima e emocionante… uma bela apresentação de “Hit List”.

Assisto ao último episódio de “Smash” e tenho a sensação de que EU QUERIA MAIS – ainda assim, grande parte das histórias é fechada, ou então encaminhada para uma conclusão que podemos supor… Tom e Julia são convidados por Patrick a trabalharem juntos em um filme musical, o que será algo interessante e novo para eles; Ivy, confiando em quem Derek pode ser e emocionada com a declaração dele durante o discurso, conta para ele sobre a gravidez; e Jimmy revela o mistério de para onde estava indo e por que quase não esteve ali naquela noite, contando a Karen sobre um erro que cometeu há 5 anos e como se entregou à polícia, porque é o certo a se fazer e ele quer ser a pessoa que Karen sempre enxergou que ele poderia ser… foi triste a despedida deles.

Por fim, o episódio termina com uma “apresentação extra” de Karen Cartwright e Ivy Lynn, em uma clara referência ao número final de “Chicago”, E ELAS ARRASAM. “Big Finish” é uma apresentação bonita e divertida que valoriza as duas protagonistas e se despede da série, nos lembrando que “o show terminou”. Infelizmente. Como já comentei, sinto que esses episódios finais de “Smash” foram planejados originalmente para serem a trama de uma possível terceira temporada, e ainda havia material para seguir para uma quarta, mas o cancelamento faz com que fiquemos por aqui, e eles entregam um final satisfatório, mas que sempre vai nos fazer querer mais. Uma série incrível que eu amo de todo coração e recomendo a todos os fãs de musicais!

Uma experiência e tanto!

 

Para mais postagens de “Smash”, clique aqui.

 

Comentários