Turma da Mônica GERAÇÃO 12



Um Novo Tempo…
Agora, A TURMA DA MÔNICA VAI SER MANGÁ DE VERDADE! Há muitos anos, quando a “Turma da Mônica Jovem” começou, ela tinha a proposta do “estilo mangá”, e, ao longo desses mais de 10 anos, cada vez mais a revista perdeu essa característica… talvez seja por isso que, sob o selo “MANGÁ MSP”, o Maurício de Sousa anunciou uma nova versão da turminha, a “Turma da Mônica Geração 12”. E, sim, é TOTALMENTE MANGÁ. Eu adorei a proposta, os traços, a sinopse desse início de história, estou ansioso para ver aonde essa nova empreitada nos levará… as revistas, que por enquanto custam 14,90 e têm lombada quadrada, no melhor estilo mangá (!), serão lançadas bimestralmente e, ao que tudo indica, serão divididas em “temporadas”. Uma ao ano, cada uma com seis “episódios” – ou seis revistas de aproximadamente 100 páginas. E EU ESTOU AMANDO ISSO!
Veja a sinopse da primeira edição:

“UM NOVO TEMPO. O recém-inaugurado Instituto Astro de Exploração Espacial abriu as portas para receber sua primeira geração de alunos com 12 anos de idade. Estudar planetas e luas, conhecer alienígenas, caminhar numa sala com gravidade zero… Essas são apenas algumas das aulas para quem sonha em viajar pelo universo, como o Astronauta Pereira. Esta edição revela um pouco desse novo mundo, enquanto a Turma da Mônica Geração 12 se prepara para uma grande aventura!”

A proposta da revista é interessante, embora ela me faça temer pelo futuro da “Turma da Mônica Jovem” – acontece que, com a temática abordada em “Geração 12”, pode ser que a outra revista fique apenas para “os assuntos do cotidiano” agora, e talvez nunca mais tenhamos algo interessante como “Quatro Dimensões Mágicas”, “Monstros do I.D.”, ou “Umbra” e toda a Supersaga do Fim do Mundo de modo geral. Acredito que, caso a “Geração 12” vingue com os anos, a TMJ perderá espaço até, quem sabe, ser cancelada. Mas são meras especulações… vamos falar sobre a “Geração 12” e como a proposta é LINDA. Amei a temática, amei o que se pode fazer com isso em estilo mangá (nós adoramos as sequências de ação!), e eu adorei, já de cara, o primeiro visual dos adolescentes (crianças?), agora em seus 12 anos… diferente de tudo o que vimos dos personagens até aqui!
Porque, agora, eles são realmente MANGÁ.
Ao que tudo indica, Milena, a nova personagem da Turma da Mônica, será uma das protagonistas de “Geração 12”, ao lado de Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão… E ELES ESTÃO TÃO LINDOS! Gosto de como eles preservam características que nos permitem reconhecê-los, mas como eles também são diferentes do que já vimos… meus preferidos, por ora, são o Cebolinha (ele está MUITO FOFO, esse cabelinho dele!), a Magali e a Milena. Como eu disse, eu adorei a proposta, e eu gosto da liberdade que a “Turma da Mônica” adquiriu nos últimos anos. A turminha clássica continua sendo nossa paixão, e continua existindo, com as antigas histórias e novas, que ainda chegam todo mês aqui em casa; mas também os conhecemos jovens, os conhecemos nos traços de outros artistas (assim nasceu a trilogia “Laços”, “Lições” e “Lembranças”, por exemplo) e, agora, chegou a hora de conhecê-los em mangá, com 12 anos. Tão atual, tão moderno, tão lindo.
Estou empolgado!


Veja a GALERIA DE PERSONAGENS da “Geração 12”


DIRETOR ADÃO: A ideia de criar uma escola especial foi do Astronauta Pereira, pouco antes de ele desaparecer numa missão secreta superimportante. Para homenagear o herói, a BRASA decidiu transformar o projeto em realidade e nomeou Adão, o amigo de Astro, como diretor. Ele é o porta-voz do lugar, e também o elo com a Agência Espacial Brasileira.

MAGALI: Embora esteja menos egoísta quando se trata de dividir comida, ela ainda adora comer… de tudo! Tem medo de falar em público e não gosta de contrariar as pessoas, mesmo quando ela discorda.

MÔNICA: Ela está tentando melhorar seu gênio forte e explosivo. Quando fica nervosa, amarra a sua franja antes de encarar a situação. Além de sua impulsividade, Mônica parece ter o dom de estar no lugar e hora errados. A garota é praticamente um ímã de problemas. Vai ganhar o poder da polaridade, atraindo e repelindo objetos ou pessoas.

CASCÃO: Continua sendo bom nos esportes e um pouco sem-noção. Às vezes, fala sem pensar e acaba criando confusão. Tem mania de citar o Manual do Explorador Intergaláctico, mas geralmente errado. Diz que toma banho, mas ainda tem medo de água.

MILENA: É fascinada pelos cristais de voguel e pelos cristais usados na tecnologia do Instituto Astro para fornecer energia elétrica e armazenar as informações nos computadores. Quer se tornar uma especialista nesses minerais e encontrar novos usos e aplicações para eles.

CEBOLINHA: Após algum tempo praticando, ele consegue falar sem quase trocar o R pelo L. é um dos melhores alunos do Instituto e decorou o Manual do Explorador Intergaláctico, livro escrito pelo Astronauta.

Em breve, comentários sobre a primeira edição de GERAÇÃO 12!


Comentários