SOY LUNA – “No soy Ámbar Smith. Soy… Sol Benson”



“¿Yo? ¿Yo soy Sol Benson?”
E essa foi a GRANDE IDEIA de Sharon Benson para proteger a sua fortuna e não deixar que Luna, a verdadeira Sol Benson, um dia chegasse a saber de sua identidade. Eu sinceramente não sei se tinha ficado claro na primeira temporada que Ámbar tinha sido adotada, oficialmente, por Sharon, tampouco que ela SABIA disso o tempo todo, mas isso parece ser o consenso na segunda temporada de “Soy Luna”. Aqui, Ámbar sempre soube, mas ambas seguem essa farsa de “madrinha” e “afilhada”, para todos, inclusive funcionários da casa, como Amanda. Quando Amanda escuta uma conversa sobre a adoção de Ámbar, ela é ameaçada para que fique em silêncio, mas isso não é algo que vá importar a longo prazo, pois Sharon tem um plano que deve ser o que, em última instância, deixa Ámbar louca de vez. Ela já está mesmo perdendo o juízo, não está?
Aquelas conversas no espelho todas…
Enquanto Sharon luta para descobrir o que fazer, Luna também parece estar se lembrando das coisas. O incêndio no Jam & Roller lhe causa grande impressão, naturalmente, tanto que ela sonha com outro incêndio durante a noite, ou quase. Aqui, ela está no balanço quando Alfredo vem e lhe diz: “No tengas miedo, Luna. Estás a salvo del fuego”. Esse é um sonho brilhantemente mesclado com memória, embora ela não saiba disso ainda. A cena é bonita, e também é bonito como, mais tarde, ela conversa com ele sobre o incêndio na pista e sobre “perder algo que você ama”. Ao contar-lhe sobre o sonho e o que ele lhe disse nele, Luna diz que “isso a fez se sentir segura”. É esse sonho de Luna e essa ameaça de se lembrar de tudo que faz com que Sharon tome a decisão de TOMAR UMA ATITUDE RÁPIDA. O passado está quase retornando a Luna.
Em um momento, a verdade QUASE vem à tona, embora treinados em novelas do Disney Channel, saibamos que isso não ia acontecer. Mas ainda assim é um momento e tanto! Alfredo está vendo uma foto de Sol bebê, com a medalhinha pendurada no pescoço, e Luna chega e o vê chorando. O mais bonito da cena é como ela foi escrita: Alfredo estava justamente dizendo à foto que gostaria de ter passado mais tempo com ela, e diz que sente que “eles se dariam bem”, e agora sua neta, Luna, está realmente ali do seu lado, e quando eles se conversam, é evidente o quanto se gostam. São absolutamente FOFOS. Ela diz que está ali para escutá-lo e fazê-lo se sentir melhor, como ele fez por ela no dia do incêndio do Roller, e ele lhe conta sobre o incêndio e sobre a neta, e sobre o desejo de “passar tempo com ela, sentar-se e conversar com ela”. Como ele acrescenta: como agora.
São momentos EMOCIONANTES… mas Luna não chega a ver a foto.
Sharon, enquanto isso, vai atrás de Ámbar e diz que “chegou a hora de ela saber a verdade”. Ela diz que tem um segredo que esconde há muito tempo, e está toda nervosa com “o quão difícil é o que tem a dizer”, e então volta falando do incêndio na mansão, e mente: “Ámbar, la verdad es que tu verdadero nombre es Sol Benson”. Por um momento, FOI UM CHOQUE, mas então percebi que eu devia ter notado isso vindo… “¿Yo? ¿Yo soy Sol Benson?” Inicialmente, Ámbar apresenta resistência. Diz que não entende, pergunta como ela foi salva do incêndio, e o que mais a angustia é que “ela não se lembre de nada”. Sharon diz que é uma atitude comum, o de bloquear memórias traumáticas… achei que Ámbar explodiria mais nesse momento, e percebi o quanto isso está ficando intenso, mas é algo muito mais interno, que Valentina Zenere coloca nos olhos de Ámbar.
QUE ATUAÇÃO BRILHANTE!
E é como Sharon diz a Rey: Ámbar vai acreditar porque QUER acreditar. Ela sempre quis ser especial, e agora tem essa oportunidade. Sharon e Rey vão manipular a sua história e a sua memória, “fabricar recordações”, e isso me faz pensar no quanto somos vulneráveis em questão de memória. É FÁCIL DEMAIS fazer isso na vida real, na verdade, e fazemos isso o tempo todo. Peça para duas pessoas diferentes contarem a mesma história de algo que lhes aconteceu juntas, por exemplo – as duas histórias serão bastante diferentes uma das outras. Nos enganamos o tempo todo, fabricamos e modificamos memórias, lembramo-nos das coisas como queremos, porque somos muito subjetivos. E isso é um pouco perturbador, na verdade. E é verdade: Ámbar QUER acreditar, por isso ela começa a acreditar, embora ainda tenha uma série de perguntas.
“¡Pero yo no me recuerdo de nada, madrina! ¡Tía!”
Aqui, surpreendentemente, eu começo a SOFRER por Ámbar Smith, provisoriamente “Sol Benson”. Tivemos vislumbres desse lado que sofre de Ámbar na primeira temporada, mas acho que nunca foi tão intenso. Ámbar, no fim, é uma coitada. Ela chora ao dizer para a dia que não se lembra de nada, que não lembra dos pais, e a Sharon é bastante perversa manipulando suas memórias, entregando-lhe “Copito”, por exemplo, o suposto ursinho de pelúcia “com quem ela dormia todas as noites”. Ámbar quer entender tudo melhor, e olha para o Alfredo com curiosidade agora. Diz que ele não se parece com ela, nem com Sharon, e pergunta se ele se parecia com Lili… e como não pode enfrentar isso tudo sozinha, Ámbar vai falar com Jazmín e Delfi, e essa é uma das sequências que mais me impressionou, porque pela primeira vez eu acreditei que ela gostava DE VERDADE das meninas!
“Las quiero mucho”, ela diz.
Ámbar está distante de tudo, com os olhos sempre lacrimejando, mas praticamente vazios. Ela parece presa em seu próprio mundo. Chorando, ela diz a Delfi e Jazmín que “elas são suas melhores amigas” e agradece por estarem com ela. Então conta toda a verdade, diz que seus pais nunca estiveram de viagem, e que seu nome não é Ámbar, mas SOL BENSON. É uma cena bastante emocionante, porque ela está clamando pelo apoio e presença das amigas, e elas, apesar de tudo, estão ali para ajudá-la e serem sua base quando ela mais precisa. Afinal de contas, Delfi e Jazmín é o mais perto de AMOR e CARINHO a que Ámbar já chegou! Quando Ámbar diz que “seu mundo virou de cabeça para baixo”, Jazmín e Delfi seguram suas mãos e dizem que a amam. E isso tudo é absolutamente FOFO. E a vida de Ámbar vai mudar ainda mais agora.
Sharon vai fazer um anúncio oficial.
Como eu disse, mas aqui eu repito: SOFRO POR ÁMBAR. Eu estou com DÓ dela nessa história toda, porque é todo um jogo perverso de Sharon, mas para ela é real. Ela está feliz com isso tudo, ela está emocionada… é só ver a maneira como olha a foto de seus possíveis pais, ou como seus olhinhos brilham de emoção ao ouvir Alfredo falar de Lili, também emocionado. É crueldade o que Sharon está fazendo com Ámbar, ainda mais tendo em vista que essa mentira não poderá durar. Afinal de contas, a verdadeira Sol Benson está ali do lado. Depois que Alfredo expressa o desejo de poder voltar no tempo, poder ficar com a família, poder estar com sua neta, Ámbar se despede para a escola com um beijinho nele e outro em Sharon… ela está MUDANDO DE VERDADE desde que descobriu que é Sol, como a Jazmín mesma diz. Até é gentil com Luna.
Suas prioridades mudaram.
E ela não precisa mais ter inveja de Luna…
Por enquanto.
Claro que Sharon Benson ARMA UMA POMPA TODA para fazer o anúncio de que Ámbar é, na verdade, sua sobrinha. Ela reúne o pai e os funcionários, e começa falando da tragédia do incêndio na mansão, e de como o incêndio matou sua irmã e seu marido, e quando Alfredo completa dizendo que, também, “sua neta”, Sharon diz que não… diz que sua sobrinha não morreu. “Ámbar… es mi sobrina. Ámbar es Sol Benson”. As expressões de Alfredo e de Luna perante esse anúncio são próximas de indecifráveis, e o momento é BASTANTE TENSO, quando Ámbar desce as escadas, visivelmente feliz e emocionada com isso. Eu não sei o que o futuro me reserva em relação a “sentimentos sobre a Ámbar”, mas sinceramente? Acho que eu vou entender sua revolta e sua raiva ainda maior de Luna quando toda a verdade enfim vier à tona. Vai ser traumatizante!

Para mais postagens de Soy Luna, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz


Comentários