Sítio do Picapau Amarelo (2002) – O Cangaceiro Lobisomem: Parte 2



“Pelo menos eu não pareço uma pavoa relambida!”
SE ESSA É A MINHA HISTÓRIA FAVORITA DE 2002?! MUITO! Eu gosto de como o “Sítio do Picapau Amarelo” começa a levar seus roteiros mais a sério quando, em 26 episódios, desenvolvem toda uma história que tem começo, meio e fim, com direito a um desenvolvimento digno da trama, evolução dos personagens… na primeira semana de “O Cangaceiro Lobisomem”, conhecemos Itamar, um nordestino que chegou ao Sítio fugindo de Trovoada, um perigoso jagunço que, aparentemente, não queria que sua filha, Tonica Ventania, se casasse com o rapaz… mas eles se amam. As coisas se complicam pra valer quando o Coronel Teodorico, atormentado pela presença da mimada de sua filha, Candoca, decide juntá-la com o Itamar, apenas para se livrar dela – mas ela, naturalmente, ADORA a ideia, e Tonica Ventania fica morrendo de ciúmes.
É Tonica Ventania quem finalmente consegue IMPEDIR Itamar de se casar com Candoca, depois de outras pessoas, como o Visconde de Sabugosa, terem tentado e falhado – na hora do “fale agora ou cale-se para sempre”, Tonica aparece e diz que Itamar já é comprometido com ela, e a cena toda é muito divertida, com a Candoca dando escândalo, as duas mulheres batendo em Itamar que, dessa vez, nem tinha culpa de nada, e então tudo vira uma verdadeira confusão com direito a guerra de comida e tudo! Eu AMEI a Tonica arrancando o chapéu do Coronel Teodorico e dando uma bolada na sua careca, e a Candoca reclamando que “estragaram seu casamento”… até a Tia Nastácia, mandando um cangaceiro ficar longe do seu bolo, entrou na “brincadeira” e deu uma bolada no homem! A confusão termina com Trovoada dando um tiro para cima e tirando seus cangaceiros de lá.
“Ixi Maria, mas como tem mulher doidja”
Itamar foge para o meio da mata, Candoca quebra tudo em casa dizendo que “é culpa do seu pai” (“Aliás, é o 20º noivo que foge, né?”), e Emília conquista uma nova aquisição para a sua canastrinha: OS ÓCULOS DO CANGACEIRO TROVOADA! O Itamar acaba sendo encontrado no meio da floresta e sendo capturado por um cangaceiro, e o pessoal do Sítio segue de perto, assistindo, pronto para salvá-lo quando tiverem a oportunidade… o problema é que ele é colocado em um saco por Tião Susto, enquanto a Cuca, que acaba de sair do buraco, coloca o Zorelha em outro saco, e os dois acabam se encontrando no meio da mata. “Um jacaré que fala?” Pedrinho afasta Tião Susto e Cuca dando uma bodocada em uma colmeia, e enquanto os dois saem correndo para a água para se livrarem das abelhas, o pessoal do Sítio resgata o saco que carrega Itamar.
Por ora, ele está à salvo.
Embora tenha sido salvo, no entanto, Itamar se recusa a voltar ao Sítio do Picapau Amarelo com as crianças: eles descobriram onde ele estava e devem voltar para lá em busca dele. As crianças fazem de tudo para levá-lo à força, mas ele se agarra à uma árvore e se recusa a sair de lá, de qualquer jeito! As cenas, aqui, deixam Emília encucada sobre o “segredo” que o Itamar esconde, e ela, naturalmente, vai ser a primeira a matar a charada de que o Itamar é o misterioso lobisomem que anda atormentando as redondezas nas noites de lua cheia… enquanto as crianças tentam convencer Itamar a ir com elas para o Sítio e ele se nega a todo custo, a Cuca (“Eu sou malvadona! Eu sou péssima!”) aparece e os captura, e agora ela tem um plano, enquanto prepara o caldeirão e canta “A Cuca Te Pega” (MARAVILHOSA! DIVA!): vai transformar todos em pedra e tomar o Sítio de assalto.
“O Sítio do Picapau Amarelo finalmente será meu!”
Enquanto isso, Tonica vai até a casa do Coronel Teodorico em busca do seu noivo, e a Candoca está mesmo disposta a caçar guerra contra a cangaceira, porque as duas brigam bem feio, e no fim EU RI MUITO! Porque eu adorei os insultos de uma pra outra! “Sua assanhada, eu te pego!” Quando Tonica tenta pular o portão para entrar na casa, a Candoca a faz cair, coitada, e fica assistindo com uma cara debochada, mas Tonica não é fraca: “Eu sou Tonica Ventania, não se meta comigo!” Ela bate nos dois seguranças que Candoca manda para cima dela, dá um chute na porta para entrar, e adentra na casa em busca de seu noivo, E É MARAVILHSOA DEMAIS! Mas a Candoca machuca o seu coração ao mostrar um anel de noivado e dizer que foi Itamar quem lhe deu, jurando amor eterno. “Um anel de noivado? Mas ele comprô isso com quê? Aquilo lá não tem onde caí morto!”
E então as duas BRIGAM MAIS, SE PROVOCAM, SE INSULTAM, e a Tonica é a grande vitoriosa dos insultos divertidos: “Pelo menos eu não pareço uma pavoa relambida!” “Espalhafatosa!” “Jabuticabeira de Natal!” Mas ainda que ela tenha se saído muito melhor nos insultos contra Candoca, ela não saiu vitoriosa da “batalha”, porque ela foi embora triste, acreditando que tinha mesmo perdido o homem que amava… chorando, ela volta para o acampamento dos cangaceiros com uma música melancólica tocando, e então ela chora. “Chora, chora, chora o coração fora de hora / Chora, chora pelo amor que vai embora”. Mas, passado o momento de sofrimento, ela resolve engolir suas lágrimas e deixar esse chororô para trás: “Deixa de ser besta, Tonica. Home nenhum merece suas lágrimas!” Então, ela seca suas lágrimas.
E segue em frente.
Candoca, enquanto isso, É SEQUESTRADA. Tião Susto chega à casa do Coronel Teodorico trazendo um saco que acreditar ter o Itamar dentro, mas descobre que é apenas o Zorelha. Então, para “não perder a viagem”, ele resolve sequestrar a Candoca, e é totalmente divertido, porque a Candoca e a Mazé nos proporcionam ÓTIMAS RISADAS com o Tião Susto. Tem a Mazé louca pra casar de todo modo (“Faz de mim o que quiser, mas deixa minha menina ir embora” “Larga do meu pé, oh, bruaca!”), e a Candoca toda mimada achando que está num spa e que o cangaceiro sequestrador é seu empregado, dizendo coisas como “Oh, por favor, Sr. Bandido… eu tô morrendo de sono. você pode ajeitar aqui minha cama que eu quero dormir?” antes de dormir, e “Eu já acordei. Por favor, Sr. Bandido… meu desjejum” ao acordar na manhã seguinte. A Candoca é uma peste, MAS EU TÔ ME DIVERTINDO MUITO!
O pessoal do Sítio acaba sendo salvo da caverna da Cuca com a ajuda de Trovoada, que segura a jacaroa enquanto eles têm tempo de escapar. As crianças e o Visconde se soltam, mas não conseguem desatar os nós que prendem o Itamar, e ele os manda embora sem ele – eles só devem conseguir ajuda e depois voltar para salvá-lo. Fugindo da caverna da Cuca, as crianças encontram Tonica Ventania depois de deixar de chorar pelo seu amado, e eles têm alguns momentos legais na mata, como quando o Visconde acaba caindo em uma armadilha, e embora a Tonica fique um pouco apavorada para salvá-lo, Emília diz que não tem problema não, porque “se ele estragar, a Tia Nastácia o conserta”. Agora, chegou a hora de a Tonica interagir um pouco mais com as crianças do Sítio… especialmente porque está anoitecendo, e é outra noite de lua cheia.
O que quer dizer que o Itamar está para se transformar!
Itamar se transforma no LOBISOMEM dentro da caverna da Cuca, e os seus uivos tomam conta da noite, assustando a todos novamente. E, quando ele se transforma, até a Cuca grita de medo, porque, como o Saci já nos avisou, “até a Cuca tem medo do lobisomem”. Depois de passado o susto inicial, no entanto, a Cuca o expulsa de sua caverna, e o Itamar, vagando pela floresta, acaba encontrando e sequestrando a Tonica, mas ele não parece um monstro quando está com ela – ainda que seja um lobisomem possivelmente perigoso, com Tonica ele é carinhoso, e mesmo que ela tenha desmaiado de susto, ele cuidou dela enquanto a chamava de “Meu amor”. Independentemente de ter se transformado, o amor que sente por Tonica é mais forte do que a maldição que transforma o Itamar em lobisomem em todas as noites de lua cheia…
Na manhã seguinte, Itamar e Tonica acordam no acampamento dos cangaceiros, confusos, e Itamar está seminu, por causa da roupa rasgada durante sua transformação ou algo assim – embora, como lobisomem, ele ainda estivesse de camisa, então vai entender? Ao acordar e ver Itamar ao seu lado, achei que Tonica fosse entender que ele era o lobisomem que a raptou na noite anterior, mas ainda não. Tudo o que ela faz é brigar com ele e bater nele, dizendo: “Isso é pra você aprender a não se engraçar pra cima daquela mulher!”, mas Itamar garante que não fez nada disso: “Só tenho olho pra mode te ver”. Ele é todo carinhoso, a beija, mas ela ainda está muito brava e não sabe se pode acreditar no que ele está dizendo, não sabe se pode acreditar quando ele diz que a ama, embora ela queira muito acreditar, porque também o ama.
A cena é fofa, na verdade, e eu acho que isso era extremamente necessário para dar profundidade à história do “Cangaceiro Lobisomem”. Acontece que sabemos do amor que Itamar sente por Tonica, e já percebemos que Tonica também o ama, mas a história precisava desenvolver os personagens juntos, para que víssemos a química, para que acreditássemos de verdade em seu amor, e para que pudéssemos torcer por eles nos 16 capítulos que ainda faltam até a conclusão dessa história. Enquanto Tonica e Itamar tentam se entender no acampamento, o Trovoada ajuda as crianças a voltarem para o Sítio do Picapau Amarelo, carregando a Emília nas costas, enquanto ela lhe dá as direções, já que ele não consegue enxergar nada sem seus óculos… aqueles que acabaram na canastrinha da Emília. Agora, Trovoada pretende voltar para a floresta atrás do lobisomem que levou sua filha…

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários