The Promised Neverland 1x03 – 181045



“Preciso proteger essas crianças!”
MAS QUE EPISÓDIO MARAVILHOSO! Eu estou TÃO FELIZ em acompanhar “The Promised Neverland” que mal posso expressar – infelizmente, não li o mangá do qual o anime se originou, mas estou amando cada episódio, cada desenvolvimento, e toda a tensão que a trama consegue causar, em um suspense angustiante… curioso e ansioso pela fuga das crianças, gostando de ver como Norman, Ray e Emma trabalham em equipe, aos poucos organizando um plano para escapar, e chocado com revelações como o fato de existir um espião entre as crianças (!), ou as cenas da Irmã Krone e Isabella, que descobrimos, agora, ser o verdadeiro nome da “Mamãe” – são essas cenas que, mais do que a reunião dos demônios ou o corpo de Conny no primeiro episódio, nos angustia e nos faz perceber que tipo de mundo perverso é esse no qual a história se passa.
A maneira como elas falam das crianças… da “plantação”.
Urgh.
No início do episódio, Irmã Krone é instalada entre os quartos das crianças, o que quer dizer que as fugas durante a noite serão impossíveis, e Emma, Norman e Ray percebem que precisam pensar com cuidado nos seus próximos passos: “Fiquei tão preocupado com os rastreadores que nem imaginei a vinda de outro adulto”. Eu gosto da inteligência, sempre evidente, das crianças, que sabem que a chegada de Krone, a nova adulta, e de Carol, a nova criança, é uma importante fonte de informação… as crianças, provavelmente, vêm de algum lugar onde ficam crianças de até 1 ano de idade para “reposição” (elas são criadas em laboratório?), enquanto o fato de existir outra adulta quer dizer que existem mais adultos, quiçá mais “Fazendas”… mas esses adultos nascem sob o controle dos demônios ou são capturados por eles?
HÁ TANTO COISA A EXPLORAR NESSE ANIME!
Enquanto as crianças pensam em planos e em como descobrir onde está escondido o rastreador em seu corpo, acompanhamos uma cena PERVERSA de Krone e Isabella, que começa mais ou menos assim: “Ouvi falar muito de seus feitos! A mais nova escolhida para Mamãe. A maior produtora de bens de alta qualidade dentre todas as plantações”. É uma frieza sem tamanho, a forma como elas falam das crianças como “mercadorias”. Assustador. Quando Isabella conta a Krone qual é seu trabalho ali (que as crianças descobriram o segredo e viram a “encomenda” no caminhão), Krone se desespera porque o regulamento diz que elas devem ser isoladas e enviadas agora mesmo, mas “Mamãe” tem outro plano para lidar com os infratores, que ela acredita já saber quem são: dois dos mais velhos. Agora não sabemos se Krone vai ajudá-la ou não.
O sonho de Krone é ser “Mamãe”. Ela pode ajudar Isabella a encobrir o seu erro, e então ela lhe deverá um favor, que um dia pode ajudá-la a ser Mamãe… ou, então, a Irmã Krone pode capturar as crianças infratoras e entregá-las, e então Isabella será demitida e ela poderá tomar seu lugar. Isso tudo brincando com a vida das crianças… o principal problema, a meu ver, é que AS CRIANÇAS SÃO INOCENTES – elas gostam do lugar, elas gostam da nova adulta, e Ray e Norman estão perfeitamente tensos, porque sabem que estão perto de serem descobertos, porque “Mamãe já deve ter desconfiado”. Enquanto isso, Emma aproveita a chegada de Carol, a nova bebê, para tentar descobrir o lugar do implante do rastreador, já que deve ter sido implantado nela recentemente. E está lá, diminuto, escondido na orelha, visível nas crianças pequenas…
Invisível depois de grandes, como em Emma.
“Preciso proteger essas crianças”
A marca de “The Promised Neverland” até o momento é a perversa crueldade, e ter Carol, tão novinha e tão inocente, é a mostra disso. Sofri em ver Emma brincando com ela, e partilhei de sua angústia, sua necessidade de salvar essas crianças, ela não pode deixá-las para trás durante a fuga. Até porque Krone e Isabella não parecem ter NENHUM SENTIMENTO em relação àquelas crianças, e eu me pergunto como isso é possível… ainda há o que explorar dessas personagens, como elas se tornaram essas capangas dos demônios, como elas podem agir com tanta naturalidade frente a algo tão terrível… mas vemos Mamãe gravar uma mensagem no rádio sobre o dia (podem ser provas!), e receber um recado de sua avó (!), uma mensagem do “Chefe”: “Os três serão enviados como planejado, certo?” Há um demônio maior, um “Chefe”, e seu paladar é “mais refinado”.
#medo
Emma conta sobre a localização do rastreador para os amigos, mas, por ora, não há nada que possam fazer. Afinal de contas, eles temem que, ao tentar destruí-lo, um alarme possa ser acionado em algum lugar, e então Mamãe virá contra eles – eles tampouco sabem como destruí-lo, já que não podem cortar as orelhas (a Mamãe perceberia rapidamente). Por isso, a destruição do rastreador terá que ficar apenas para o momento da fuga, e eles nem sabem se realmente conseguirão destruí-lo. Por ora, eles precisam continuar planejando e, mais do que isso, preparando as crianças para a GRANDE FUGA. Eles sabem que não podem contar a verdade para as crianças, porque elas confiam demais em Mamãe para acreditar no que eles têm a dizer, então eles precisarão enganá-los… mas Ray está mesmo preocupado com o PREPARO dessas crianças.
Como eles poderão fugir?
Assim, eles usam a brincadeira do pega-pega para TREINAR as crianças, e eu achei a sequência GENIAL, minha parte favorita do episódio. Norman é quem corre atrás das crianças, enquanto Emma os prepara fisicamente, e Ray os prepara intelectualmente, ensinando táticas para não serem pegos… e é UMA CENA INCRÍVEL. Até que fique desesperadora, quando a Irmã Krone se junta à “brincadeira” e caça as crianças incessantemente, em um momento de tensão em que, rapidamente, ela pega um a um, mesmo com todas as novas táticas. A caça a Emma, que foge com outras crianças, é exaustiva e angustiante, e Norman e Ray são os únicos que, até o tempo acabar, não são pegos por Krone… agora, ela sabe exatamente quem são seus problemas, quem ela deve cuidar. Mas existe uma quarta criança e essa, talvez, é uma espiã das adultas.
Seria uma traição e tanto.
QUE ANGÚSTIA! QUERO MAIS!


Para mais postagens de The Promised Neverland, clique aqui.


Comentários