The Promised Neverland 1x06 – 311045



“Eu queria ser mais forte!”
QUANDO DON E GILDA DESCOBREM TODA A VERDADE! Vou confessar que toda a trama de Don e Gilda invadindo a Sala Secreta da Mamãe Isabella foi apavorante… tudo aquilo foi uma sequência intensa de tensão, porque sempre parecia que eles estavam prestes a serem descobertos, e eu não sei o que a “Mamãe” faria se ela os encontrasse ali. No início do episódio, seguindo o suspense da finalização do episódio anterior, descobrimos quem abriu a porta flagrando Don e Gilda, e era apenas o pequeno Phil, um cúmulo de fofura – mas que também pode estar escondendo algo? Ray era muito novinho quando começou a ser espião de Mamãe, não? O pior é que Don está curioso e desesperado, e isso faz com que ele aja impulsivamente, e o tempo todo a minha impressão é de que ele está a um passo de colocar todos os planos a perder.
Talvez esteja.
Enquanto isso, Norman, Ray e Emma continuam traçando seu plano de três fases: 1) atravessar a muralha e fugir; 2) fugir em segurança da fazenda; e 3) descobrir como garantir a sobrevivência do lado de fora. As crianças começam a estudar o exterior e os arredores da Casa, para descobrir tudo o que possa ajudá-los ou atrapalhá-los na hora da fuga, e Emma esbarra em uma informação importante através de uns livros que pertencera a um tal de “William Minerva”. Aparentemente, alguns livros de depois de 2015 vieram do exterior para a Casa, contendo mensagens que passaram despercebidas pelos adultos e pelos demônios. Trata-se de Código Morse no círculo ao redor de uma coruja em um carimbo de pertencimento… e as mensagens são “Corra”, “Dúvida”, “Perigo”, “Verdade”, “Colheita”, “Monstro” e “Fazenda”. Ainda nenhuma novidade.
Mas talvez eles tenham um aliado do lado de fora?
“Promessa”
Don, determinado a descobrir algo na “Sala Secreta”, novamente age seguindo seus impulsos e “esbarra” na Mamãe para roubar-lhe a chave, mas é claro que ela logo dá pela falta da chave, e por isso o tempo todo parecia que ela apareceria. Don e Gilda invadem a sala misteriosa, onde descobrem os bichinhos de pelúcia de todas as crianças que foram “adotadas”, o que os mostra que Norman e os demais estavam dizendo a verdade: eles não foram adotados de verdade. Don está apavorado, e isso tudo o faz pensar no inevitável: e se essas crianças que foram levadas não estiverem mais vivas? Por isso, furioso, ele percebe que Norman, Emma e Ray estão mentindo, e os confronta sobre o que eles sabem, perguntando se Conny e os demais estão vivos ou não… “Não temos como salvá-los, não é mesmo? Porque a Conny e todos os outros…”
Sim.
Emma pede desculpas por ter mentido e, então, todos eles contam a verdade, sobre os demônios e sobre a Fazenda, e novamente Don cai na risada – mas é um riso nervoso, de raiva e frustração. E, para descontar esses sentimentos, ele dá um SOCÃO em Norman, depois em Ray, mas se detém antes de agredir Emma, e chora: “Nós somos tão inúteis assim?” A fala de Don é bastante forte, na qual ele pergunta se eles os acham tão fracos assim que “precisam ser protegidos”, e diz que, quando pediram ajuda, ele achou que eles realmente a quisessem, porque eles são tão inteligentes quanto o trio. “Somos família, não somos? Somos irmãos, não somos?” Tudo o que Don queria é que eles acreditassem mais neles. Então, exaltado, Don pede desculpas e sai, dizendo que “precisa esfriar a cabeça”, e é muito triste a cena dele lá fora com Gilda, chorando porque ele não pôde fazer nada para salvar os irmãos, e porque “queria ser mais forte”.
Então, Norman e Emma aparecem pedindo desculpas por terem mentido e não terem confiado, e é um momento bonito e importante: eles são uma família e precisam manter-se unidos. Don se desculpa pelo soco, e Ray, que chega depois, pede desculpas por tudo. Agora, eles precisam retornar para o plano, que é arriscado, mas pode pegar Mamãe desprevenida. Don ajuda trazendo detergente e herbicida, e Ray ajuda distraindo a Mamãe enquanto as crianças estudam o exterior, e Emma se prepara para subir em uma árvore alta para olhar os arredores. Enquanto isso, nos perguntamos o que Ray quis dizer com aquilo de “proteger Norman e Emma” (por que esses dois, em específico, são tão importantes? E o que Norman descobriu embaixo da cama do amigo?), e descobrimos que o próximo envio só acontecerá dentro de dois meses, o que quer dizer que o próximo a ser enviado é o próprio Ray…
E por que ele está tão tranquilo com isso?
As outras crianças, por sua vez, são abordadas pela Irmã Krone, que oferece “unir forças”.
#medo


Para mais postagens de The Promised Neverland, clique aqui.


Comentários