The Promised Neverland 1x04 – 291045



“O traidor só pode ser você”
POR QUE UM TRAIDOR OS TRAIRIA? Sabendo que alguém deve estar passando informações sobre eles para a “Mamãe”, o trio formado por Emma, Norman e Ray decide investigar quem pode estar por trás dessa traição, e se perguntam que motivos levaria alguém a trair as outras crianças desse modo. Enquanto isso, eles continuam planejando a fuga, que deve acontecer mais cedo do que o previsto (justamente porque, assim, eles podem pegar a Mamãe de surpresa, já que ela está contando com eles tentarem escapar apenas dentro de um mês e meio, aproximadamente, quando o próximo “envio” estiver para acontecer), e continuam treinando as crianças da Casa para a fuga… para isso, as sessões de treinamento durante o pega-pega, agora, incorporam “fugas em times”, o que acaba sendo bem divertido e bastante útil para a futura fuga.
Dentro de 10 dias.
Também é interessante notar que continua a tensão entre a Irmã Krone e Isabella. Quando Mamãe chama a nova adulta para conversar e a parabeniza por esses primeiros dias e por tudo o que tem feito, percebemos que, muito mais do que uma felicitação, aquilo tudo é uma ameaça velada. Mas Isabella conhece os desejos da Irmã Krone e pretende “mantê-la na linha” com a promessa de que “um dia ela a fará uma Mamãe, se ela não cometer nenhum erro”. Mas Irmã Krone não está disposta a esperar, e ela deve colocar os pés pelas mãos a qualquer momento: “Aquela vadia! Ela vai ver só! Vou acabar com a raça dela!” Mas a verdade é que ela não deve ter chance alguma – Mamãe já faz isso há anos, ela é manipuladora e sabe muito bem “jogar xadrez”, como as crianças dizem… enquanto isso, as crianças começam um novo treinamento.
O pega-pega em times é bacana, e eles brincam de modo que o jogo imite uma fuga real. Para que tenham outras crianças para liderar outros grupos, eles pensam em contar a verdade a duas novas crianças: Gilda e Don. Imediatamente, Ray se pergunta: “E se um deles for o informante da Mamãe?” É uma pergunta pertinente, mas, como sempre, Norman se mostra o mais inteligente de todos, e explica que, ainda que seja o caso, ele precisa encontrar essa pessoa, de todo modo, e tentar trazê-lo para o lado deles, e talvez ele possa fazer as duas coisas ao mesmo tempo: descobrir o espião, trazê-lo para o lado deles e, de quebra, recrutar alguém que possa ajudar durante a fuga. E um dos pequenos também entra na lista de suspeitos que podem ser o informante de Mamãe e Irmã Krone… mas Emma não quer desconfiar de nenhum de seus irmãos.
Mas, na verdade, ela deve suspeitar de TODOS.
Norman marca a fuga para o dia 08 de Novembro, antes do previsto, para pegar a Mamãe de surpresa, como comentei, e conversam com Don e Gilda. Gilda continua agindo, desde o episódio passado, de forma suspeita, e Don não reage exatamente da maneira como eles esperavam, rindo de toda a história e esperando que eles digam que é uma piada. Mas não é. Quando percebe que eles estão falando sério, ele pergunta da Mamãe, mas também não acredita que ela fosse capaz de algo assim, “é boazinha demais”. Ele fica agitado, quer que Emma desminta tudo, mas Gilda defende a amiga: Emma sempre amou muito a Casa e a Mamãe, ela não mentiria sobre isso. Além do mais, ela sabe que algo está errado desde que Emma e Norman foram ao portão, desrespeitaram as regras, e não pediram desculpas sobre isso, como normalmente fariam.
Então, Gilda acredita. E chora.
Os dois estão horrorizados, isso que Norman amenizou tudo dizendo que “as crianças são vendidas a pessoas muito ruins”, mas sem contar que elas são vendidas como carne e a demônios. Então, para saber o quanto pode confiar em cada um dos novos aliados, Norman decide testá-los, dizendo a cada um onde estaria escondida a corda para a fuga. Alguém deixa a Mamãe um recado falando sobre a corda, e Gilda vai visitar a Irmã Krone, em um momento bastante TENSO, mas ela é corajosa e não diz nada do que esperávamos que ela dissesse, e eu gostei muito do fato de “THE PROMISED NEVERLAND” NÃO SER ÓBVIA. No episódio passado, parecia óbvio que a espiã era Gilda… durante esse episódio, percebemos continuamente que estávamos equivocados e, agora, temos toda uma nova teoria bastante assustadora para o que está acontecendo.
Acontece que Gilda é mesmo inocente – tanto que, mesmo quando a Irmã Krone a confronta perguntando se Emma “lhe contou toda a verdade”, ela não cai. Ela se esquiva, empurra a adulta e diz que não sabe do que ela está falando. Mas Norman sabe quem é o grande traidor e, antes de fazer qualquer coisa, ele conversa com Emma, sobre o que ela faria se soubesse quem é… e ela, fofa e de bom coração, diz que levaria o traidor com eles, porque se ele estiver trabalhando ao lado da Mamãe para garantir a própria segurança, ele não estaria mais seguro quando todos eles escaparem – afinal de contas, como ela diz, eles todos foram criados como uma família, e ela não quer acreditar que nenhum de seus irmãos é uma má pessoa. Emma sempre nos surpreendendo. E então descobrimos o grande resultado do teste de Norman:
“O traidor só pode ser você, Ray”
WHAT?!


Para mais postagens de The Promised Neverland, clique aqui.


Comentários