[Season Finale] Special 1x08 – Chapter Eight: Gay Gardens



“It takes two to be codependent”
GENTE, COMO PODEMOS IR A DOIS EXTREMOS DE EMOÇÕES EM UM ESPAÇO DE TEMPO TÃO CURTO?! A primeira temporada de “Special” chegou ao fim, e é uma temporada inteligente, consistente, que trata temas sérios ao mesmo tempo em que conta uma história com certa leveza e bom-humor – e é surpreendente o quanto eles conseguiram contar em apenas 8 episódios de menos de 20 minutos cada, mas agora eu quero uma renovação. Acontece que existem coisas que não podem ficar sem explicação… não podemos ter visto Ryan e Karen pela última vez naquela “conversa” dificílima e dolorosa no aniversário de 50 anos dela, tampouco podemos ficar sem entender o que aconteceu com Ryan e Carey, porque o beijo finalmente aconteceu, mas e o namoro de Carey com Phil? Ao fim do episódio, ansiamos por respostas.
O episódio começa mostrando o Ryan colocando tênis com cadarço, por causa de um comentário que Carey fizera recentemente, e ele está tão orgulhoso de estar usando um tênis com cadarço, mesmo que ele esteja escondido e não amarrado… naquela noite, ele sai para jantar com Carey, e eles voltam a compartilhar um momento especial – Carey é sempre atencioso e querido, e a maneira como ele abraça o Ryan para cumprimenta-lo é, no mínimo, confuso… que mensagem ele está passando, afinal? Quando ele faz um comentário sobre os tênis dele e se abaixa para amarrar o cadarço, no entanto, uma cena que eu particularmente achei um amor, Ryan começa a ficar incomodado e pede que ele pare… então ele empurra o Carey, que cai para trás, e quando ele tenta sair correndo, ele mesmo cai – exatamente como no Piloto.
Daí ele vai embora, fugido, envergonhado, bravo… e Carey não entende nada.
Mas isso tudo (e a Kim mandando mensagens fofas para ele perguntando se ele está bem) faz com que Ryan tome uma decisão: ele não vai mais fugir de quem ele é, então ele escreve um novo artigo para Olivia, um artigo com o título: “WHY LYING ABOUT WHO YOU ARE IS NOT FUCKING AWESOME. AKA: Why I owe everyone a big apology”. Olivia o estava pressionando por uma “sequência” ao artigo do atropelamento, porque ele estava bombando e se tornara o artigo mais visualizado do site, e então Ryan escreve o que acha que devia ter escrito desde o começo: sobre a sua doença. Quando ele está para entregar o artigo para Olivia, então, ela reúne todo mundo dizendo que “o Ryan escreveu o primeiro artigo com base em uma mentira”, e ele explica que não foi isso: “Eu fui atropelado, mas não é por isso que eu manco. Eu tenho Paralisia Cerebral”.
E todos reagem com indiferença… porque, no fim, não tem importância.
A não ser Kim… Kim fica chateada, e a cena dela e do Ryan É TÃO FOFINHA! Mais do que brava, ela está decepcionada, porque eles deviam ser amigos e deviam confiar um no outro: “Now it’s like who the fuck are you?” Ele pede desculpas por ter mentido para ela, mas tenta se explicar dizendo que ele é novo nisso de “ter amigos”, e ela é a primeira amiga de verdade que ele tem, e ele não queria correr o risco de estragar tudo contando a verdade, e ela explica que isso não teria explicado nada, e que ela está triste porque ele achou que não podia lhe contar sobre a Paralisia Cerebral. Mas os dois SÃO MUITO FOFOS e se amam, então acaba que tudo fica bem entre os dois em uma cena adorável, e ela pede que ele não minta mais para ela… é uma promessa, que eles selam com um abraço que não poderia ser mais fofo. O sorriso dele abraçado nela?
<3
Ryan e Kim saem para um bar, depois, e logo Carey aparece, e eu já disse que a maneira como ele fala com Ryan, como ele se aproxima dele, me deixa sem fôlego. Depois de dizer que “eles não precisam conversar sobre aquilo” (como Ryan o empurrou, caiu e depois foi embora correndo), ele se coloca para dançar com Ryan e Kim, e quando Carey e Ryan estão sozinhos, o Ryan se abre: “I like you… okay?” E enquanto ele fala e fala e fala, abrindo seu coração sobre como se sente, Carey não responde, mas se aproxima dele e o beija… E EU FIQUEI SURTANDO DE ALEGRIA. Sim, confuso por causa do Phil (mas eu ainda acho que é uma espécie de relação aberta, porque o Phil já viu o Carey e o Ryan bem próximos), mas extremamente feliz porque esse beijo finalmente aconteceu… e a cara da Kim vendo o beijo é maravilhoso. Isso quer dizer que eles estão juntos?
Não sei, porque o telefone de Ryan toca, ele se dá conta de que devia estar com a mãe, porque é o jantar do seu aniversário, e ele sai apressado, deixando o Carey confuso para trás: “You gotta go?” E a verdade é que A MÃE ESTÁ ARRASADA. É seu aniversário e ela queria que Phil estivesse ali com ela, mas quando ela vai à casa dele para pedir desculpas e tentar reatar o relacionamento deles, ele diz que “não quer estar em um relacionamento com a filha de alguém” – porque é como se Karen fosse a filha e Ryan fosse o pai, já que ela “precisa” da autorização dele para sair com alguém, por exemplo. É muito triste, me partiu o coração ver a Karen chorando daquele jeito, mas o Phil foi determinado e decidido… sem Phil, sem Ryan e sem um bolo de aniversário, Karen está sozinha em casa no seu próprio aniversário, e aquilo é horrível!
Quando Ryan chega, ele pede desculpas pelo atraso, mas ele não dá à mãe a atenção necessária: ele fala sobre ele, porque tudo é sempre sobre ele, sobre seu dia, sobre como contou a todos de sua Paralisia Cerebral, como ele e Carey se beijaram, mas não adianta… as coisas estão muito feias. Karen está brava porque Ryan mentiu para ele sobre o artigo que supostamente tinha escrito no trabalho; brava porque ele chegou atrasado e ela queria sua companhia; brava porque, ainda por cima, ele não lhe trouxe o bolo que ela queria, que era a única coisa que ela tinha pedido; ela está arrasada e, com os nervos exaltados, os dois acabam discutindo e coisas muito sérias são ditas. Coisas sérias e pesadas, que não seriam ditas em uma conversa civilizada e que, por mais que sejam reais, serão fruto de arrependimento assim que a briga chega ao fim.
“I don’t know what to say, mom. It takes two to be codependent”
No fim, eles brigam no aniversário de Karen, e Ryan vai embora bravo e sozinho.
E os dois estão destruídos. Eu quero uma sequência para consertar isso. Eu preciso.

Para mais postagens de Special, clique aqui.


Comentários