Homem-Aranha: Longe de Casa (Spider-Man: Far From Home, 2019)



Encerrando a Fase 3 com chave de ouro!
O AMIGÃO DA VIZINHANÇA VAI PARA A EUROPA! Oito meses se passaram desde o fim de “Vingadores: Ultimato”, e Peter Parker ainda não consegue superar a morte de Tony Stark… por isso, quando a escola organiza uma “viagem de verão” para a Europa, tudo o que ele quer é se afastar da sua vida como herói e concentrar-se em ser um adolescente normal… você sabe, daqueles que se divertem e/ou fazem grandes planos para se declarar para a garota por quem é apaixonado. Peter tem todo um plano para se declarar para MJ, e eu devo dizer que ESSES DOIS ESTÃO MUITO FOFOS. O Homem-Aranha SEMPRE foi o meu super-herói favorito, e esse era o filme de que precisávamos para encerrar a Fase 3 do Universo Cinematográfico da Marvel, depois de toda a intensidade e o sofrimento de “Ultimato”. “Longe de Casa” é um filme leve, divertido e inteligente.
E pode abrir muitas portas para o futuro do Universo…
Mesmo com aquela enganação. MAS E AQUELA CENA PÓS-CRÉDITOS F*DA?!
Gosto muito do tom dos filmes do “Homem-Aranha”, e gosto muito do que a Marvel está fazendo com o personagem no cinema – é a minha adaptação favorita do Peter Parker adolescente, porque, diferente dos outros, ele tem cara de adolescente. E eu não estou falando apenas da idade e da carinha do Tom Holland (!), mas do fato de o filme se assemelhar, em vários sentidos, àqueles filmes adolescentes inocentes com o qual nos acostumamos nas décadas de 1980 e 1990, onde um grupo de jovens faz uma viagem com a escola e tudo o mais… isso sem deixar de ser parte do grande Universo Cinematográfico da Marvel, e é um feito e tanto. O tom divertido e debochado do high school se faz presente o tempo todo, e EU ADOREI aquela introdução bizarra com “I Will Always Love You”, com direito a montagem brega, foto em má qualidade e com a marca d’água do Getty Images.
Sensacional!
A introdução do filme também se sai muito bem ao comentar o desaparecimento de 50% da população mundial nos 5 anos que antecederam o filme, e esclarece algumas pequenas dúvidas que tínhamos após o fim de “Ultimato”. Agora, o evento está sendo chamado de “blip”, e entendemos que esses cinco anos realmente se passaram – então, quem não foi levado pelo blip (como o Brad) envelheceu 5 anos no período, enquanto os que sumiram retornaram com a mesma idade que tinham quando foram levados… isso quer dizer que MJ e Ned também foram levados, assim como Peter Parker, e isso justifica por que vimos Peter e os amigos na escola com a mesma idade que tinham nos outros filmes. Agora, então, Peter e os amigos estão saindo de férias, e Peter se recusa a levar com ele o uniforme de Homem-Aranha: ele só consegue pensar em MJ.
Mas é um desastre… vide a cena do avião e a falha épica do plano!
O uniforme, no entanto, foi colocado em sua mala pela Tia May, por sorte, até porque parece que as ameaças não o deixarão “tirar umas férias”, como ele planejava. A cidade de Veneza, onde eles curtem o início de suas férias, é atacada por um imenso monstro de água que causa o maior estrago – aqui, Peter luta sem seu uniforme, mas com uma máscara de carnaval (!) para esconder sua identidade (e o Tom Holland estava tão lindo nessa sequência toda!), e recebe a ajuda de um misterioso herói que todos começam a chamar de “Mysterio”. A figura desconhecida parece ter uns poderes interessantes (e, ao que tudo indica, ele também já enfrentou algo parecido anteriormente), e eu gostei muito de como ele tomou a frente da batalha, enquanto o Peter estava lá, segurando torres e dando cabeçadas em sinos… e isso tudo é TÃO PETER PARKER.
As possibilidades com a chegada de Mysterio são EMPOLGANTES. Mysterio fala de outros monstros similares contra quem lutou “na sua Terra”, e assim o Universo Cinematográfico se abre (ou parece se abrir, porque temos, afinal, um golpe doloroso no futuro) para a proposta de Multiverso. Mysterio fala sobre os “Elementais”, quatro monstros formados de água, ar, terra e fogo… três deles já foram destruídos, resta apenas um, aquele que também supostamente destruiu a sua casa. Assim, Nick Fury vai atrás de Peter (já que ele está recusando as suas chamadas) e pede que ele se junte a eles para que possam enfrentar o Último Elemental, mas Peter se recusa… seus professores e colegas ficariam desconfiados, e o Homem-Aranha não pode ser visto na Europa, ou então todos saberão quem ele é. Mas, claro, Nick Fury SEQUESTRA suas férias de verão.
Assim, as férias são transferidas de Veneza para Praga, onde uma boa parte da ação do filme acontece. Em Praga, em resposta à reclamação de que “ele não pode ser visto com seu uniforme na Europa”, Peter ganha um novo uniforme, preto (Macaco Noturno?), e é flagrado em um momento bizarro por Brad, bem na hora em que ele estava abaixando as calças para se trocar, na frente de uma mulher que trabalhava com Nick Fury… resumindo, Brad, agora, tinha algo contra Peter que podia afastá-lo de MJ de uma vez por todas. Eu gosto DEMAIS de como o mundo está acabando e o Peter está preocupado com um romance adolescente, PORQUE É ASSIM QUE ADOLESCENTES SÃO NA VIDA REAL! É isso que faz o Homem-Aranha ser um herói tão bacana! Nós podemos nos reconhecer nele! E eu fiquei tão desesperado quanto ele por causa da foto…
Brad não podia mostrá-la para MJ.
Felizmente, Peter ganha um presente importantíssimo de Tony Stark, óculos com as Tecnologias Stark acopladas, E.D.I.T.H., o que quer dizer que Peter talvez não precise deixar que Brad mostre a foto para MJ. No tom leve de “Homem-Aranha”, que levou todo o cinema às gargalhadas, acompanhamos Peter tentando dar ordens a E.D.I.T.H. para que apague a dita foto do celular de Brad, mas ele acaba marcando o colega de escola como um alvo e envia um drone para matá-lo… então, Peter precisa dar um jeito de impedir que o drone cumpra com o seu objetivo, e é uma sequência divertida e bonita de se ver. Naquele momento em que Peter distrai a todos e pula pelo teto solar do ônibus, em câmera lenta, e destrói o drone, eu fiquei até sem fôlego – a cena é perfeita, com o tom certo de f*da e brega, o que, se pensarmos bem, tem tudo a ver com o Homem-Aranha.
Ainda em Praga, Peter consegue mandar os amigos para a Ópera durante 4 horas, enquanto ele e Mysterio lutam contra o último Elemental, mas é claro que algum deles tinha que estar do lado de fora em perigo… primeiro é MJ quem deixa a ópera, porque quer saber para onde o Peter foi (foi tristinho quando ela o convidou para sentar-se com ela, ele disse que sim, e então desapareceu), depois Ned e a namorada vão logo atrás, e são esses dois últimos que ficarão em uma roda gigante sendo destruída no meio da praça quando toda a confusão começar de fato. Gostei do uniforme “caseiro” preto do Macaco Noturno Homem-Aranha, a cena é eletrizante, mas é o Mysterio quem “se sacrifica” para destruir o Elemental de Fogo, afinal… e, ao fazê-lo, ele conquista a confiança de Peter Parker de uma vez por todas. E esse é o problema.
O ponto de virada do roteiro.
Achando que Tony Stark não deixou E.D.I.T.H. com ele para que ele fosse o “próximo Homem de Ferro”, mas porque ele devia escolher quem seria, Peter Parker decide passar os óculos e a responsabilidade adiante. Afinal de contas, assim ele pode voltar a ser o “Amigão da Vizinhança”, um simples garoto de 16 anos de Nova York que, nesse momento, quer curtir as férias com os amigos e com MJ. Então, Peter comete o seu principal erro: ele entrega E.D.I.T.H. a Mysterio e lhe passa o comando, achando que fez o certo e que Tony estaria orgulhoso dele. Satisfeito com sua decisão, então, ele deixa Mysterio para trás e vai realizar o seu sonho de estar com MJ… mas, no momento em que os óculos estavam sendo passados, nós sabíamos que ele não devia estar fazendo aquilo – que alguma coisa Mysterio escondia e não se podia confiar nele…
Mas Peter confiou.
Enquanto Mysterio não ataca, acompanhamos cenas MARAVILHOSAS de Peter e MJ, sendo o cúmulo da fofura. Primeiro, devo dizer que o Peter chegou muito lindo no hotel, com a camisa branca, mas ele pede 10 minutos para a MJ (que lhe dá apenas 5) para que possa se arrumar, e então ele desce muito mais normal que de costume – de todo modo, o que importa é que os dois SE GOSTAM, e dá para ver isso, e eles são adoráveis. Peter fica todo nervoso tentando conversar com ela, tentando colocar em andamento o seu plano, que envolvia a Torre Eiffel e um colar da Dália Negra, mas quando ele fala que “queria contar uma coisa”, MJ já emenda e diz que sabe que ele é o Homem-Aranha. Em choque, Peter Parker finge que não sabe do que ela está falando, mas ela diz que “está de olho nele” há algum tempo, por isso ele não pode negar.
“Estava de olho nele”.
Fiquei TÃO TRISTE quando o Peter pensou que ela “estava de olho nele” só porque desconfiava que ele fosse o Homem-Aranha e ela não desmentiu… eventualmente, no entanto, Peter não pode continuar mentindo, e confessa que é o Homem-Aranha (ela só tinha 67% de certeza, na verdade), porque MJ o ajuda a descobrir algo importante com um objeto que capturou de toda a destruição contra o Elemental de Fogo em Praga… a ameaça nunca existiu do modo como Mysterio anunciara. Sim, destruições estavam acontecendo, mas vindas de drones que, além de atirar para todos os lados, também projetavam as imagens dos Elementais e do Mysterio, lutando… tudo o que Mysterio quer é SE TORNAR O NOVO HOMEM DE FERRO, e ele será capaz de fazer qualquer coisa para alcançar o seu objetivo… inclusive matar Nick Fury e Peter Parker.
Mas só porque ele sabe demais
Peter vai até Berlim atrás de Nick Fury para contar o que descobriu (até porque, infelizmente, Nick Fury parece estar confiando em Mysterio), e aqui temos UMA DAS CENAS MAIS DESESPERADORAS DO FILME, mas, ao mesmo tempo, A CENA É TÃO FODA QUE EU AMEI DEMAIS! Acontece que, pela primeira vez, entendemos a extensão dos poderes de Mysterio… até então, ele vinha posando de herói, “ajudando” contra os Elementais; agora, no entanto, descobrimos que tudo não passa de ilusões, e entendemos o quanto é perigoso lutar contra alguém que pode lhe fazer questionar absolutamente tudo ao seu redor… tudo. Sem saber o que é real e o que não é, ou para onde ir, Peter Parker está indefeso contra um vilão capaz de projetar o que bem entende em volta de Peter, o atormentando, o confundindo e, finalmente, o impedindo de lutar…
Mysterio ainda faz mais do que isso: ele engana Peter Parker uma última vez quando se faz passar por Nick Fury, como se o Nick tivesse derrubado Mysterio e estivesse perguntando para quem mais Peter contara sobre as ilusões – mas não passa, outra vez, de Mysterio, que agora sabe os nomes de Ned e MJ, as pessoas que precisa eliminar para que seus planos todos não venham, eventualmente, abaixo. A sequência é rica em detalhes, apavorante, e termina com o Peter quase morto, sendo atropelado por um trem… felizmente, com sua super força, ele sobrevive e acorda, não sei quanto tempo depois, na Holanda, onde todo mundo parece ser muito legal com ele. Sem saber o que fazer, e completamente frustrado por ter sido ele a entregar E.D.I.T.H. a Mysterio e ter, assim, intensificado seu poder, Peter liga para Happy… talvez ele saiba o que fazer.
A cena de Happy e Peter no avião sobre o campo de tulipas é MARAVILHOSA. Tom Holland estava lindo e intenso enquanto falava sobre como falhou, com o rosto machucado e os olhos brilhando de lágrimas. Mas Happy o ajuda a ver que Tony Stark CONFIOU NELE, e por isso lhe entregou os óculos: Tony Stark estava tranquilo em se sacrificar para derrotar Thanos porque sabia que Peter estaria ali para continuar de onde ele parou… com essa pep talk maravilhosa, Happy consegue trazer o Peter Parker determinado de volta, e ele monta um novo uniforme para si mesmo, com o que precisa para lutar contra Mysterio, mas o mais importante de tudo virá de dentro dele: o Sentido Aranha. Ou, como está sendo chamado no filme, o “Peter Tingle” (AMEI!). Assim, Peter voa para o lugar onde a grande luta final contra Mysterio vai acontecer: LONDRES.
Ned, MJ e os demais amigos de Peter estão correndo perigo em um ônibus de turismo, enquanto Mysterio organiza a maior de suas ilusões para a última batalha, numa espécie de junção de poderes dos Elementais no melhor estilo “Power Rangers”. Peter, no entanto, sabe que tudo não passa de uma ilusão, e a enfrenta – E QUE CENA MAIS PERFEITA! Ele invade a “Matrix” e, uma vez do lado de dentro das imagens projetadas pelos drones, ele parece estar em um lugar completamente diferente da Londres que conhecemos, mas é de onde ele pode conectar um drone a outro, usando suas teias, e então causar um estrago em todos eles de uma só vez. Aos poucos, a ilusão de Mysterio começa a ruir, e Peter vê, pela primeira vez, o céu de Londres através das imagens se desvanecendo. Agora, sem ilusão, ele poderá lutar apenas contra Mysterio.
E É OUTRA CENA IMPACTANTE, ÉPICA. Peter está contra Mysterio, que supostamente é “apenas um homem comum”. Mas ele é ardiloso. Peter tenta vencê-lo, mas Mysterio coloca todos os drones apontados para Peter naquele momento, e o Peter é INCRÍVEL lutando de forma improvisada, agora que está sem suas teias (que acabaram no restante da batalha). Peter se vê em um corredor escuro, mas, mesmo sem enxergar, ele usa o “Peter Tingle” para sentir onde cada drone está, E É TÃO BOM VÊ-LO DERRUBANDO DRONE A DRONE, PARA O DESESPERO DE MYSTERIO. Então, descontrolado, Mysterio manda os drones atirarem todos e, acidentalmente, eles também o acertam… parecia uma morte rápida demais, faltando impacto, enquanto Mysterio compreendia Peter, mas então ouvimos um tiro, e o Sentido Aranha de Peter funcionando à perfeição, com ele segurando a bala antes de atingir a sua cabeça… ainda era uma última ilusão.
Mysterio morre, Peter recupera E.D.I.T.H. e cancela todos os protocolos de destruição.
Agora, Peter Parker pode, finalmente, ESTAR COM MJ. E, depois daquela intensa batalha final, ele bem que merecia aquele momento tão fofo com a garota de quem gosta – os dois conversam, Peter ainda de uniforme, mancando e com o rosto sujo e sangrando, mas MJ o beija antes que ele demore demais para beijá-la. E eles são dois adolescentes inocentes, fofos e apaixonados, curtindo um momento “simples” em Londres… quando eles voltam para casa, eles estão juntos e felizes, andando de mãos dadas no aeroporto, e EU NÃO PODERIA ESTAR MAIS FELIZ. Já estou ansioso para o terceiro filme do “Homem-Aranha”, ainda mais agora que sabemos para onde a história está caminhando… algo que vai ser difícil de assistir, que vai causar angústia, mas que é um momento pelo qual todo Homem-Aranha, mais cedo ou mais tarde, tem que passar.
O momento em que ele é ODIADO por todos.
O filme termina com o Peter indo a um “encontro” com MJ, mandando mensagens pendurado pela cidade enquanto vai buscá-la, e então ele a leva com ele, balançando em teias, enquanto ela grita… e os créditos começam. Depois dos primeiros créditos, a cena continua, com a MJ sendo colocada no chão e dizendo que eles nunca vão repetir aquilo, e então as coisas mudam. Os telões de Nova York têm algo importante a anunciar: Mysterio aparece nos telões acusando o Homem-Aranha de ter causado toda aquela destruição e de tê-lo matado porque “ele queria ser o único substituto do Homem de Ferro” e, infelizmente, Mysterio forjou provas “convincentes” (pelo menos para a maioria das pessoas) de que foi isso mesmo que aconteceu. Chegou o momento em que o Homem-Aranha vai ser tachado como vilão por todos, não mais o “Amigão da Vizinhança”. Mas Mysterio não para por aí: ele também revela a identidade do Homem-Aranha.
Peter Parker.
A reação do Peter e o “What the f…?” cortado foi TÃO Deadpool.
QUE FILMAÇO, AMEI! QUERO MAIS!


Para reviews de outros FILMES, clique aqui.


Comentários