Sítio do Picapau Amarelo (2002) – O Cangaceiro Lobisomem: Parte 3



“Ninguém toca no meu lobisomem!”
EMÍLIA FINALMENTE DESCOBRE QUEM É O LOBISOMEM! “O Cangaceiro Lobisomem” continua se desenvolvendo bem e sendo a melhor história da 2ª temporada do “Sítio do Picapau Amarelo”. Agora, finalmente ganhamos algum desenvolvimento no romance de Itamar e Tonica, para que possamos torcer por eles… depois de “sequestrar” a Tonica quando estava transformado em lobisomem, da última vez, Itamar acordou confuso no acampamento dos cangaceiros, ao lado de Tonica, e ela quer saber o que eles estão fazendo ali. Enquanto meio que brigam, mas visivelmente se amam, eles dançam juntos a uma música tocada por outro cangaceiro, e é lindo vê-los compartilhando um momento, com direito a sorrisos e amor – era o que a história pedia para que pudéssemos sentir que existia mesmo algo intenso entre eles. E existe.
Para que a cena fique ainda mais bonita, vemos flashbacks de Tonica e Itamar em outros momentos fofos, sinceros e bonitos, que representam todo o amor que sentem um pelo outro – mas isso não quer dizer que Tonica o tenha perdoado, porque ela ainda está meio brava com tudo o que aconteceu: “Você vai explicar, diante de meu pai, que história é essa de pedir duas moças em casamento, viu?”, mas Itamar tenta explicar para ela que ela é a única mulher que ele ama, já que a Candoca o agarrou à força! Bem, e foi mesmo o que aconteceu, não foi? Mesmo que Tonica não esteja disposta a acreditar nele com tanta facilidade, ele faz uma declaração de amor lindíssima que a deixa comovida, e no fundo ela acredita quando ele diz que o amor que sente por ela “é o amor maior do mundo”. Eles se beijam, se acertam, mas Tonica ainda briga um pouquinho…
Enquanto isso, Teodorico tenta capturar o Trovoada, dizendo que ele é um “marginal”, enquanto Dona Benta diz que “aquele homem salvou seus netos”, e Emília e as crianças se colocam na frente de Trovoada para defendê-lo do Coronel Teodorico: “Ninguém vai machucar meu amigo”, diz Emília. Então, Dona Benta coloca Trovoada e Teodorico na varanda como se fossem seus netos, para mediar toda essa discussão, e é ali que o Coronel descobre que foi enganado e que Zorelha, a quem prometeu a mão de sua filha, é um pobretão como todos eles… Trovoada também ajuda a reconhecer, pela descrição do Coronel, a identidade do cangaceiro que levou sua filha sequestrada: Tião Susto. O Coronel Teodorico não podia estar mais preocupado, mas a sábia da Tia Nastácia diz algo bem certo: “Eu, hein? Eu tenho é pena do pobre do cangaceiro, isso sim!”
Na mata, Tonica mostra toda a sua dignidade, que eu mesmo talvez não teria… ao ver Candoca prisioneira de Tião Susto, ela diz a Itamar que eles precisam salvá-la. “Por que é que tu quer salvar aquela peste?”, ele pergunta – o que é compreensível! Mas Tonica também tem razão ao dizer que não é certo que a tenham levado à força e que estejam planejando pedir dinheiro de resgate, então ela luta contra Tião Susto para libertar a Candoca e a Mazé, em uma ÓTIMA CENA, que termina numa briga de Candoca e Tonica, um tapa equivocado em Itamar, e toda uma confusão que, por fim, acaba com o plano de Tonica funcionando e levando Candoca e Mazé à salvo de volta para o Sítio do Picapau Amarelo: agora, o problema que precisa ser resolvido é outro: Itamar realmente propôs casamento às duas mulheres? E Dona Benta continua ali na varanda…
Para mediar.
Como as coisas não são rapidamente resolvidas, Narizinho leva Tonica para passar a noite em seu quarto, e essa é uma cena bastante emocionante, porque tudo parece tão novo e encantador para Tonica: dá para ver a fascinação em seu olhar, e é um momento bonito. Itamar, por sua vez, vai ficar na casa do Tio Barnabé, sob os olhos vigilantes de Trovoada, mas como é noite de lua cheia, ainda, ele foge da casa antes de se transformar, mas não consegue ir para longe… para que ele “não escape”, Tonica é auxiliada por Narizinho e Emília para capturar o Itamar e trancá-lo no galinheiro, e isso tudo era importante para o “plano” da boneca de pano, que já estava desconfiada da identidade do lobisomem que estava pelas redondezas, mas queria confirmar suas suspeitas. Então, as meninas deixam o pobre Itamar preso no galinheiro, e Emília fica à espreita, esperando ele se transformar…
E não se decepciona.
Naquela noite, grande parte do Sítio parecia determinada a prender o lobisomem, com direito ao Pedrinho e ao Visconde amarrando o pobre do Rabicó como isca (!), além de todo o pavor e os sustos que acompanham as últimas noites de lua cheia. Tio Barnabé, entendido dessas coisas, fala sobre como pegar o lobisomem, e diz que eles precisam de uma bala de prata, com uma cruz desenhada na ponta, e então precisam atirar bem no coração da fera, mas Emília, embora não conte o “segredo” para ninguém, não quer que ninguém mate o Itamar: “Ninguém toca no meu lobisomem!” Quando ela é ameaçada de ser lavada e pendurada na sombra, no entanto, Emília acaba confessando para Pedrinho e Narizinho que ela sabe quem é o lobisomem, e é o Itamar. Então, eles percebem que tudo faz sentido, e se perguntam o que fazer com essa informação.
No mínimo, deviam ter contado à Tonica!
Acontece que, quando o dia amanhece, o galinheiro está vazio e a porta foi arrancada à força, então Tonica acredita que seu noivo foi comido pelo lobisomem. Agora, a cangaceira planeja ir atrás da fera que matou seu noivo e matá-la, sem saber que a fera e seu noivo são, na verdade, a mesma pessoa – muitos problemas seriam resolvidos com a verdade, não? Tonica ficaria feliz em saber que Itamar estava vivo, afinal, e não precisaria ir atrás do lobisomem. Ao invés de dizer a verdade, no entanto, as crianças convencem Tonica que eles podem apenas capturar o lobisomem, e então abrir a barriga dele para tirar o Itamar de dentro, exatamente como o caçador fez para tirar a vovó da Chapeuzinho Vermelho de dentro da barriga do Lobo Mau. E, inocente, não é que a Tonica acaba mesmo acreditando? Por ora, ela vai seguir esse plano.
Durante aquele dia, antes da próxima lua cheia, Itamar é capturado por Tião Susto, que tem o plano de entregá-lo tanto ao Coronel Teodorico, em busca de recompensa, quanto ao Trovoada. No Sítio, Pedrinho é convidado para caçar o lobisomem, mas ele tem um plano melhor: salvar o Itamar da maldição! Para isso, ele conta com a ajuda da sabedoria do Saci, que lhe fala sobre como só é possível quebrar o encanto do lobisomem o ferindo, mas com muito cuidado, pois se o sangue chegar a tocá-lo, ele também será amaldiçoado. Enquanto Pedrinho pensa em como poderá fazer isso (ele já fez algo parecido com a Mula Sem Cabeça na temporada passada!), Itamar e Zorelha enganam Tião Susto e seus cangaceiros para entrarem na caverna da Cuca, enquanto eles têm tempo para escapar… no meio da fuga, no entanto, a noite cai e Itamar está prestes a se transformar.
Ao lado do Zorelha!


Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.
Ou visite nossa página: Cantinho de Luz


Comentários