O Diário de Daniela – A briga pela guarda de Martín



“É verdade que Gustavo Corona te bate?”
Definitivamente, O MARTÍN É O MELHOR PERSONAGEM DE “O DIÁRIO DE DANIELA”. Ao longo de minhas reviews a respeito da novela, continuamente ressaltei o quanto Martín é o personagem tratado com mais responsabilidade pela trama – é ele quem tem desenvolvimento, é ele quem queremos ver, por quem torcemos! E é muito sofrimento o que ele passa nas mãos de Gustavo, o seu padrasto, e quando isso tudo é revelado, Pepe, seu pai, faz o possível para salvar o filho das garras desse animal… e a verdade é que Pepe é UM PAIZÃO, ama o filho mais que tudo nesse mundo, e Rita é uma mãe relapsa, que deixou as agressões ao filho acontecerem por anos sob o seu nariz, enquanto ela negava, e depois, quando ela descobriu o que estava acontecendo, ela confiou novamente em Gustavo, achando que ele não voltaria a agredir o seu filho.
Quando isso volta a acontecer, no entanto, as coisas ficam mais sérias. Martín foge de casa para a Isla de la Paz, onde o pai está em uma turnê, e o horror de Pepe ao ver os hematomas espalhados pelo corpo do filho são de partir o coração. Ele chega a fazer exames para levantar uma queixa contra Gustavo Corona, mas lhe dizem, na delegacia, que esses exames não provam nada, até porque se passou muito tempo entre as agressões e os exames médicos, e ninguém sabe o que aconteceu a Martín na sua trajetória até a Isla de la Paz – então eles querem testemunhas. Isso acaba em um verdadeiro horror na delegacia, quando Pepe diz que Rita já viu Gustavo agredir o filho e ela, estúpida, desmente o ex-marido: “Claro que não! Meu marido é incapaz de bater no meu filho!” E, ali, ela dificulta seriamente a vida do pequeno Martín, e nós sofremos pelo menino.
Sinceramente, é difícil engolir Rita, muito difícil. Nós a detestamos pelo sofrimento infligido a Martín ao qual ela é conivente, e esse foi o momento em que eu mais a detestei – ela diz na delegacia que “Pepe está dizendo isso porque tem inveja”, e ainda diz que ele sim é violento, e só se casou com Crista para poder parecer ter uma vida estável. Meu desespero me fazia pensar apenas em uma coisa: ESCUTEM O QUE O MARTÍN TEM A DIZER. Martín não gosta de pensar em voltar com a mãe, mas quando a mãe o busca, ele aceita ir apenas porque é obrigado, mas ele avisa que se o Gustavo voltar a tocar nele, ele vai embora e “nunca mais volta”. É tristíssimo vê-lo abraçar o pai, dizendo que o ama, ver como ele queria ficar morando com o Pepe, mas é decidido que ele precisa voltar para a casa de Rita, porque não há como provar que Gustavo batia nele.
A única maneira seria submeter Martín a depois, mas Pepe não quer que o filho passe por um processo judicial, que ele considera muito traumático para uma criança – a meu ver, no entanto, o risco constante e o medo sob o qual ele viveria sob o mesmo teto de Gustavo é muito pior. Pepe, bom como é, também teme dizer ao filho que a mãe mentiu na frente do juiz, porque acha que “isso pode estragar a imagem que ele tem da mãe”, mas, como Crista diz, esse é um problema de RITA, foi ela que mentiu. Pepe precisa contar a verdade para o filho! Por mais doloroso que possa ser, é pela segurança de Martín. E, como Enrique Monroy lhe diz, “Martín já não é mais um bebê”. Oras, ele está até trabalhando com Daniela e o restante da turminha para conseguir dinheiro e ajudar os Monroy depois que eles foram roubados e correm o risco de perder tudo!
E se mudam para a comunidade…
Foi realmente doloroso quando Pepe diz a Martín que Rita já depôs e disse que “Gustavo nunca bateu nele”, e é lamentável como Rita ainda se acha no direito de ir gritar com Pepe e dizer que “ele está obrigando o Martín a declarar contra ela”. Na verdade, ele não está: ele só quer que o filho diga a verdade – quem o está fazendo depor contra ela é ela mesma, que mentiu em seu depoimento. Rita, de forma revoltante, “implora”, diz que não quer que Martín vá morar com ele e com Crista, e ainda diz umas atrocidades, o que faz com que Pepe a coloque para fora, e a mande “para o inferno”. Sinceramente? ELA MERECEU! Crista, tão boa quanto Pepe, tem dó de Rita desesperada batendo na porta, e a abre, apenas para ouvir Rita lhe dizendo que a odeia. Rita está descontrolada, doente, e não é seguro ter o Martín morando com uma mulher desequilibrada como ela!
Quando chega o momento de Martín depor, ele leva Daniela com ela – o que faz Rita surtar mais uma vez, dizendo que “ele não devia ter trazido ela, porque é assunto de família”, mas Martín responde da melhor maneira possível, dizendo que “como Rita considera Gustavo sua família, ele considera Daniela a sua”. Rita tenta manipular o depoimento de Martín, dizendo que o pai só quer “separá-lo dela”, dizendo que é para ele pensar muito bem no que vai dizer, porque disso depende que eles continuem morando juntos, e que “ela morre sem ele”, e, na verdade, ISSO TAMBÉM É UMA FORMA DE VIOLÊNCIA. Então, quando chega a hora de Martín “depor”, tudo acontece de forma errada… para começar que aquilo é UMA PRESSÃO E TANTO, porque o juiz pergunta se é verdade que Gustavo batia nele na frente de todo mundo: Pepe, Rita, Gustavo…
ELE NÃO PODIA ESTAR NA FRENTE DE TODOS ASSIM!
Naturalmente, Martín não consegue responder, e a atuação é de partir o coração. Ele está inseguro, nervoso, olhando para todos, e então ele corre, sem dizer nada – do lado de fora, Daniela é a primeira a encontrá-lo, e ele não está nada bem. Seu estado emocional avariado, inclusive, está cobrando taxas sobre o seu corpo já, e ele está com uma alergia à qual Rita nem presta atenção. Do lado de fora da delegacia, Rita e Pepe têm uma briga rápida que é um dos melhores diálogos da sequência: Rita diz que “Martín a ama muito”, e Pepe responde com um “Pena que ele não é correspondido”, porque se ela o amasse de verdade não o colocaria em risco como está fazendo… Pepe e Daniela são as pessoas que MAIS AMAM MARTÍN NO MUNDO, e demonstram isso continuamente. O “julgamento”, no entanto, acaba mandando Martín morar com a mãe.
E isso é mais sofrimento para nossa criança favorita na novela!
L

Para mais postagens de O Diário de Daniela, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários