[Season Finale] 3% 3x08 – Onda



“Uma vez meu soldado, pra sempre meu soldado”
EU ESTOU TÃO FELIZ QUE O MEU PEDRINHO RAFAEL É INOCENTE, VOCÊS NÃO TÊM NOÇÃO! Terminei o episódio anterior angustiado com a suposta “revelação”, mas confiante de que teríamos algo como tivemos nesse episódio… a terceira temporada de “3%” chega ao fim sem grandes surpresas, mas com um episódio consistente que fecha bem essa parte da história da Concha, e institui um Conselho, formado por pessoas que queremos mesmo ver liderar, e outras que nem tinham que estar ali. Mas agora chegou a hora de declarar guerra ao Maralto, e eu quero muito ver isso na quarta temporada da série! O grande objetivo da temporada, então, e que foi alcançado com sucesso, é estreitar laços para que pessoas que têm o mesmo objetivo possam trabalhar juntas contra a opressão do Maralto, como Michele, Rafael e Joana… isso vai pegar fogo.
Joana fica furiosa ao ver o vídeo de Rafael na noite da sabotagem, e quer levá-lo lá para cima, para que ele confesse, mas ele diz que não adianta – eles só vão matá-lo e nada mais vai acontecer. Mas quando, desesperado, ele diz que “isso não faz sentido”, eu realmente confiei nele… então, investigando os registros da Concha, existe uma transmissão feita no dia e na hora da tempestade e da sabotagem, algo “inaudível” – ou pelo menos para a maioria deles, mas algo acontece com Rafael quando eles colocam a transmissão para rodar novamente… e só o fato de ver que ela ainda faz efeito me fez festejar por ele ser INOCENTE. Um flashback do Maralto então nos leva de volta ao momento em que Marcela e André implantaram algo nele e, então, o programaram para que ele obedecesse às suas ordens… afinal, como ela diz, “Uma vez meu soldado, pra sempre meu soldado”.
Devo dizer que o Rafael estava uma delícia nesse flashback, wow.
A cena é tensa e interessante, e mostra toda a programação usando uma memória traumática de Rafael, de quando ele matou Ivanna (Ivana? Yvana? Yvanna?), na temporada passada: “Quando o momento chegar, você vai obedecer às minhas ordens, como você sempre fez. E aí a culpa vai passar”. Assim, Marcela o manipulou para que, na noite da tempestade, ele pegasse uma serra da Concha, fosse até o coletor e cortasse o cabo de recolhimento… e ele realmente fez isso, mas ano era realmente ele, o Rafael – ele só estava sendo controlado por Marcela, do Maralto, como uma marionete. Quando, no presente, eles desligam a transmissão, Rafael desperta de seu transe e Joana resume o que aconteceu em poucas palavras: “De alguma forma, eles fuderam com a sua cabeça”. FELIZMENTE, ELES AINDA PODERÃO CONTAR COM RAFAEL AO SEU LADO!
Enquanto isso, Marcela chega ao Maralto, e a idiota da eleitora de… Glória a manda entrar: “Sim, vocês são muito bem-vindos. Fiquem à vontade”. É patética e revoltante como a burra da Glória simplesmente entrega tudo de mão beijada, e perdão pelo vocabulário talvez chulo, mas ela está sendo apenas a cadelinha do Maralto. PATÉTICA. Marcela, como uma política dissimulada, dá água e comida para os moradores da Concha, enquanto os chama de “lindo” e “querido”, e outras coisas fingidas e nojentas assim… e o mais desesperador e risível é que as pessoas realmente acreditam nessa baboseira toda. Mesmo quando Joana e Rafael “se entregam”, apenas porque querem falar com Glória e Marco e mostrar para eles a gravação, a PROVA de que o Maralto os sabotou. Glória solta um “É melhor a gente não se meter. Se a Marcela fez isso foi pra tirar a Michele do poder”.
Tão claramente um tipo de eleitor justificando qualquer coisa que o candidato faz.
Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.
Tô rindo, mas é de nervoso…
Marco é a única esperança que eles têm… ele pede a gravação, e então manda que os guardas os prendam junto com Michele e Natália. Marcela toma a frente da Concha, dá os parabéns (?) aos moradores pela “revolução”, e o povo burro e bajulador acredita em tudo o que ela fala“Vocês são revolucionários!” AH, FAZ-ME RIR! Mas Marco não vai suportar isso tudo… ficar à sombra da mãe de novo, a mãe que quer levar o seu filho para o Maralto, que troca o nome da criança, então ele sai para fazer o certo, mas a IDIOTA da Glória avisa o André que Marco sabe da sabotagem e vai fazer alguma coisa. Enquanto isso, Elisa solta Rafael, Joana, Michele e Natália, e quando Marco os encontra fugindo, ele devolve a gravação a Joana, e diz que o pessoal da Concha terá que acreditar nela, porque ele não tem mais chances. Quando os soldados chegam a ele, a gravação já está segura.
Marcela anuncia as mudanças – diz que eles nunca mais passarão fome ou sede, e que a Concha “servirá de centro de treinamento para o Processo” (!), enquanto Joana tenta chegar até o sistema de rádio da Concha, com a gravação, enquanto soldados atiram contra a porta, para detê-la. Felizmente, ela tem o apoio dos demais, que controlam os soldados lá fora, e ela consegue colocar a gravação para todos ouvirem, a voz da Marcela manipulando um dos moradores da Concha para sabotá-los: “Se fudeu, Marcela! Sua casa caiu! Fora Maralto!” Pior de tudo é a Glória defendendo o Maralto ainda, dizendo que “eles deram tudo o que eles precisam”, mas Joana consegue convencer a multidão, fazendo-os ver a manipulação do Maralto, como eles querem que eles implorem, que eles se sintam incapazes… então, a luta começa.
A luta contra o Maralto.
E eu adorei ver aquele povo volúvel da Concha finalmente se voltar contra o pessoal do Maralto, de uma vez por todas. Vemos algumas mortes, muitos soldados caídos, espancamentos, e a Marcela tenta escapar para roubar seu neto, enquanto Arthur se redime salvando o Rafael de um soldado (“Isso é pra ela aprender que só eu posso te chamar de cuzão”); também temos um momento tenso de Michele vs André, e o André sai ileso. Xavier finalmente faz algo de útil na temporada quando Marcela tenta roubar o filho de Marco e ele a tranca lá dentro… assim, ele chama todos para confrontá-la, e temos um momento MUITO LEGAL de pessoas como Joana e Rafael se posicionando contra Marcela, e ela ameaça atirar no filho de Marco para que a deixem ir, mas Marco diz que ela nunca faria isso – ela nunca mataria o último Álvarez.
Então, ele tira a arma dela, e pega o filho no colo:
“Decora bem esse rosto. Ele nunca vai para o Maralto”
AMEI.
O fim da temporada, então, tem gostinho de introdução… nos deixa querendo mais, e por isso quero a quarta temporada. Quero ver a guerra acontecer de fato. Marcela vai presa, Glória pede desculpas a Michele (AFF! COMO SE FOSSE FÁCIL ASSIM!), e parece que as coisas estão voltando ao normal… tem até o aguardadíssimo beijo de Natália e Joana, enfim, e foi um beijaço – Netflix nunca decepciona nesse sentido. A única coisa que eu não entendi é como aquele simples “Desculpa” da Glória está sendo o suficiente para que “confiem” nela. Ela até passou um bilhete para Marcela junto com a comida: “Você tem uma aliada aqui dentro”. E, agora que a Concha está reerguida e que existe um Conselho disposto a lutar por seus direitos e DESTRUIR O MARALTO, existe um infiltrado desde o começo, e a Glória ainda deve causar estragos.
Sério, cancela a Glória.
#quero4temporada

Para mais postagens de 3%, clique aqui.


Comentários

  1. Nossa cara gostei dessa temporada ... na verdade da série em si ... tô orgulhosa dessa produção...
    Bom fiquei muito feliz com atitude do Marco, pq sempre mantive esperança de que ele voltaria ser o Marco lá do primeiros episódios da primeira temporada, antes do processo acabar com ele. Joana e Marco não tenho o que falar , sempre foram os meus preferidos!!! Michele confesso tinha um ranço... ela sempre agia por si só, e não tem um que ela não tenha enganado né...
    Não entendi bem como foi a norte do Fernando...
    Eu não tinha nada contra a Glória até essa temporada , quis deletar as cenas com ela... como alguém tão próximo ao Fernando , que o viu morrer , pôde ser tão alienada , estúpida, burra ... isso passou de ingenuidade ... ela é incapaz de usar o cérebro... cadê aquela menina que pareceu refletir ao olhar próprio sangue na parede no processo anterior ?
    Cara sumiu e deu lugar a um zumbi alienado e iludido em algo que vai ferrar ela mesma ... como pode existir pessoas tão cegas? ... Mas o pior foi ver ela ao lado de todos no final... como uma simples desculpa fez Michele , Joana , Rafael, Marco não perceber que ela defendeu o maralto até o fim ... mesmo após saber da sabotagem? ... Não faz sentido ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário