You 1x09 – Candace



“You don’t love me. You never loved me”
MAIS DO QUE NUNCA: AGORA FUDEU! É impressionante o caminho que “You” conseguiu trilhar em uma temporada que não é longa (felizmente), mas que se transformou e se intensificou mais a cada semana – há tempos queremos saber o que aconteceu com Candace, exatamente, e o episódio traz essa resposta em paralelo com Beck investigando a respeito, e é doloroso e assustador ver a história se repetir, talvez de forma ainda mais perigosa dessa vez. Portanto, o episódio constrói um suspense que nos prende, e estamos o tempo todo apreensivos, sem saber o que pensar. E, mesmo com todas as vezes em que detestei a Beck, dessa vez eu temi por ela, dessa vez eu quis salvar a sua vida, porque o Joe estava DESCONTROLADO… mais do que nunca, Joe estava assustador e só de olhar para ele naquela sequência final, senti calafrios.
O episódio começa com um pesadelo de Joe, em que ele vê Candace beijando outro homem, mas não pode fazer nada porque “está preso dentro de uma jaula” – quando o cara vira o rosto para ele, vemos que ele está todo machucado, o que já quer dizer que Joe matou Elijah, em algum momento. Joe desperta chamando o nome de Candace, e pensa que Beck não o escutou, mas ela está apenas fingindo que dorme. Na manhã seguinte, ela toca no assunto através daquela vez em que uma mulher citou Candace em uma festa, mas ele não diz muita coisa, embora perceba que ela o ouviu. Dali em diante, percebendo que Joe não vai falar nada, Beck decide se tornar a stalker ela mesma e tentar descobrir o que aconteceu entre Candace e Joe, enquanto os flashbacks bem colocados nos mostram um pouco mais da história dos dois no passado.
Beck, aos poucos, vai se tornando obsessiva, enquanto as amigas a julgam, dizendo que “ela está procurando um defeito no Joe”, e que “isso é típico de Beck”. Primeiro, Beck vai em busca de Ethan, o cara que trabalha com o Joe na livraria, porque vê que ele é amigo de Candace no Facebook, mas Ethan não diz muito – apenas diz que “ele ficou estranho” depois que Candace o traiu, e pede que “ela deixe para lá”, porque ele só voltou a ser feliz com a Beck. No passado, vemos Joe dar de presente a Candace uma primeira edição de “O Morro dos Ventos Uivantes”, e quando tudo parecia ir bem, Joe começa a sentir ciúmes com toda aquela história que já conhecemos dele: o celular virado para baixo quando chega mensagens, as mentiras, e é assim que conhecemos Elijah – o cara com quem ela ia assinar contrato para uma gravadora. Beck é escritora; Candace era cantora.
Beck vai em busca de Maddie, a mulher que citou Candace naquela festa, e então as coisas começam a ficar mais SOMBRIAS. Afinal de contas, o que ela sabe de Candace é que existe uma teoria de que ela traiu o Joe, e depois ela viajou para a Itália, mas desapareceu da vida de todos que ela conhecia – não se ouviu mais falar dela. E então nos perguntamos se ela “viajou” assim como o Benji. Ainda antes de sabermos o que aconteceu com Candace, descobrimos que Joe foi atrás de Elijah, que lhe contou que “não sabia” que ela tinha um namorado, que ela nunca o mencionou, e faz uma descrição alarmante de como Candace é uma “bitch”. Quase achei que Joe ia deixar passar, que ia entender que a culpa não era necessariamente de Joe, mas em um acesso de LOUCURA e agindo por impulso, Joe empurra Elijah do alto de um prédio e, claro, o mata.
E Beck já descobriu isso por matérias de jornal.
Quer dizer, não que foi o Joe… mas é só encaixar as peças.
Então, Beck vai em busca de Jimmy Stone, o irmão gêmeo de Candace, e finge ser ela – o pessoal do hospital diz que ele morreu há 6 meses e eles não conseguiram contatá-la de modo algum. Quando Joe chega em casa naquela noite, Beck não está nada bem – ela quer saber o que aconteceu com Candace (“Who goes to Italy and posts no pictures?”), porque não existe evidência alguma de que ela foi para a Itália, e “ninguém sabe dela”, como ela diz. E ela traz à tona a traição, a maneira “misteriosa” como Elijah morreu e o súbito desaparecimento de Candace – realmente, tudo é muito suspeito. E Jimmy acredita que Joe matou a irmã dele! Joe, no entanto, sabe o que está fazendo. Ele manipula, ele fala sobre os problemas de Jimmy, e então diz que Candace mudou o nome quando foi para a Itália, e mostra as novas redes sociais dela… cheias de fotos na Itália.
Assim, Beck acredita nele…
Beck chora, mas sorri aliviada – pede desculpas e diz que “em seu coração sabia que não podia ser ele” esse monstro que ela criou. Também temos um pouco mais da criação do PSICOPATA – depois de matar Elijah, Joe foi desesperado em busca do Mr. Mooney, o dono da livraria que cuidou dele e o ajudou a ser quem ele é… é angustiante como o velho diz que se ele não contar a ninguém, então está tudo bem, e que foi a vida de Elijah que acabou, não a dele. “Oh, Joseph. Some people deserve to die. I’m sure you had your reasons”. Então, Joe leva Beck para conhecer o Mr. Mooney, dizendo que foi para lá que ele foi depois de toda a confusão com Candace, e ele consegue até emocionar a Beck – mas quando tudo parecia estar indo bem, A HISTÓRIA COMEÇA A SE REPETIR. As mensagens no celular de Beck, a “amiga Emma”, que ele sabe que ela não tem…
Então quem é?
Joe não estava totalmente louco quando sugeriu que Beck estivesse dormindo com o terapeuta – e agora ele tem provas disso quando vai com uma arma em busca do Dr. Nicky e descobre, em seu celular, ligações para Beck e uma série de fotos com ela – antes que ele possa atirar e matar o Dr. Nicky, no entanto, ele se lembra tanto do Mr. Mooney dizendo que “algumas pessoas merecem morrer”, quanto de Beck, que dizia que “sabia que esse não era ele, em seu coração”. E ali ele decidiu que ela tinha razão ou que Mooney tinha razão e quem “merecia morrer” era a Beck? WOW. Joe deixa o Dr. Nicky para trás e vai em busca de Beck, a confrontando: “You told me I was crazy. If we don’t have trust we have nothing”. A cena é FORTÍSSIMA, e Joe a faz confessar que teve um caso com o seu terapeuta (“You don’t love me. You never loved me”), e Joe diz que ela criou toda uma narrativa sobre ele e Candace, e quem é o monstro ali?
Mas quando Beck diz que o ama, e nunca amou ninguém como o ama, ele se acalma.
Mas Joe é VISIVELMENTE DESEQUILIBRADO.
Por fim, a grande surpresa do episódio está no último ato – quando Paco aparece na casa de Joe, ainda bravo com ele, para devolver a Beck um livro que ele lhe emprestou. Então, ele diz que “ainda estava no teto do banheiro”, onde “o Joe disse que era um bom lugar para esconder coisas”. E é ÓBVIO que Beck olha, porque QUEM NÃO OLHARIA EM SEU LUGAR? Com um sorriso, ainda acreditando que “ele é perfeito”, Beck encontra a caixa no teto do banheiro, e eu estava em estado de choque, tomado pelo desespero, e provavelmente tremendo tanto quanto Beck. QUE ROTEIRO ESPETACULAR, e aqui o suspense se aproxima até do terror psicológico, porque foi angustiante ver Beck descobrir tudo sem saber o que aconteceria com ela em seguida… e ela abre a caixa e vai conhecendo a mente perturbada do cara com quem está vivendo.
Enquanto olha objeto por objeto dentro da caixa, Beck vai se lembrando de momentos, vai conferindo-lhes significado – uma peça íntima dela, o colar de Candace, o celular que ela deixou cair no metrô, o celular do Benji… e o desespero TOMA CONTA dela, até que chegue ao ápice quando ela encontra dentes em um vidrinho. A cena é FORTÍSSIMA, e se torna ainda mais perversa quando ela escuta a porta se abrir e percebe que Joe está em casa. Juro que não sei o que faria na sua situação. Ela fecha a porta do banheiro e tenta fingir que “está tudo bem”, mas é difícil demais deixar a voz soar normal – ela começa a esconder tudo para que ele não perceba que ela viu, mas ela não pode simplesmente sair correndo ou então ele vai perceber. Ela sai, com um corte no dedo, e tenta dizer que “vai comprar leite”, mas ele vê o machucado, percebe que ela está tremendo, e diz que “quer cuidar dela”. Quando ele vai ao banheiro, no entanto, ele encontra um pedaço de vidro e um dente no chão, e percebe que ELA DESCOBRIU TUDO. Juro que ATÉ EU ESTAVA TREMENDO – nunca senti tanto medo de Joe quanto nesse momento. A sua expressão quando ele impede Beck de sair pela porta, ele está apavorante… Beck está prestes a ter o mesmo final de Candace, e termina o episódio acordando presa no porão da livraria.
No mesmo lugar em que Joe matou Benji.
FORTÍSSIMO, ANGUSTIANTE. O gancho perfeito para o Season Finale.

Para mais postagens de You, clique aqui.


Comentários

  1. Respostas
    1. Uma boa pergunta HAHA Talvez a segunda temporada responda? Afinal de contas, a segunda temporada deve "mexer" um pouco com o passado de Joe com aquele retorno no final!

      Excluir

Postar um comentário