Power Rangers Turbo (Parte 5)



“You’ll always be my only best friend!”
Uma peculiaridade interessante quando nos aproximamos do fim da temporada de “Power Rangers Turbo”. É bastante comum na franquia que tenhamos episódios que se fecham em um único episódio, não tem relação com a “trama principal” da temporada e são focados em um ou em outro Ranger. No entanto, notei que alguns episódios de “Power Rangers Turbo”, que seguem essa “regra”, tampouco são episódios “convencionais”, repletos de filmagem japonesa e cenas batidas de luta. Há uma abundância de cenas em que os Turbo Rangers não estão morfados, e isso faz com que ganhemos toda uma construção narrativa bastante bacana. Saem daqui alguns de meus episódios favoritos, como “The Accident”, focado em Carlos, que eu achei incrível, e “The Curve Ball”, focado em TJ, que também é bem interessante. Cassie também ganha um episódio assim!
Primeiro, exibido no dia 10 de Novembro de 1997, “The Accident”, um episódio em que Owen e Carlos disputam o posto de novo capitão do time de futebol. Então, em uma partida entre amigos, Owen cai, se machuca e acusa Carlos de ser o culpado: “Carlos… what did you do to my leg?”, ele pergunta. Parece bastante injusto, porque conhecemos o Carlos e sabemos que ele não seria capaz de fazer algo assim, mas por um momento ficamos intrigados, até porque o próprio Carlos também fica! Então, o caso vira FOFOCA na escola, vários garotos acusam Carlos de ter tentado “um movimento ilegal” e de ter feito o que fez só para se tornar o capitão, ao passo que existem outros garotos que acreditam que Carlos jamais faria algo assim. Enquanto isso, ele mesmo se atormenta por não ter certeza do que aconteceu. E se ele realmente agiu de má fé?
É doloroso, tadinho, especialmente porque eu gosto muito do Carlos, e eles estão sendo injustos. Em algum momento, Owen e outros garotos que o acusam se mostram impostores, piranhatrons disfarçados, mas de modo geral não é o caso: as pessoas realmente o julgam. Então, Carlos deixa o time de futebol, e as coisas se transformam. Quando isso acontece, Owen percebe que não há sentido que ele o culpe pela perna machucada, porque essa é a prova de que ele não fez nada na intenção de ser capitão, e o próprio Owen acaba por confessar que a culpa foi dele mesmo, tropeçando no próprio pé, e pede desculpas a Carlos que, felizmente, consegue estar de volta ao time. Para mim, essa foi uma trama bacana e bonita, e toda a parte dos “Turbo Rangers lutando” me pareceu tão aleatória e desconexa que talvez nem precisasse estar ali.
Mas episódios de “Power Rangers” tem uma meta em monstros explodindo.
Outro episódio com tema de esporte é “The Curve Ball”, exibido no dia 12 de Novembro de 1997 e focado em TJ. Dessa vez, o esporte é o beisebol, no qual TJ é incrivelmente bom, até que um novo garoto apareça na escola: Heath, capaz de jogar uma “bola curva” que TJ é incapaz de rebater. Repetidamente. Aqui, a trama com o monstro do beisebol (tipo em “Uchuu Sentai Kyuranger”) está conectada à história fora da vida como Power Rangers porque o monstro arremessa da mesma maneira que Heath, portanto TJ precisa aprender a rebater os dois. Ele recebe uma ajuda de Heath, que o ensina a rebater a bola depois de salvá-lo de cair de um penhasco em uma competição inconsequente e solitária, e as cenas são bacanas, porque sinto que Heath realmente aprendeu e melhorou, e podia ser um bom amigo para TJ e os outros Rangers.
Vide quando ele deixa o lado competitivo de lado e ensina a todos sobre o arremesso!
Gostei.
A história de Cassie, em “Cassie’s Best Friend”, exibido em 11 de Novembro de 1997, envolve Jetson, o seu cachorro e um pedido: “Sometimes I wish you were a person. I wonder what you’d say”. O Jetson é realmente um amigão, latindo enquanto Cassie luta contra monstros, sem estar morfada, ou saindo para comprar um jornal para Bulk e Skull, mas infelizmente ele desaparece quando tenta defender Cassie de um monstro. Coincidentemente (?), o monstro tinha o poder de transformá-los em animais, como ratos, tartarugas, cachorros… assim, quando o ataque do monstro acerta Jetson, de um labrador amarelo ele se torna um cara loiro e nu, que pega umas roupas emprestadas, encontra os cartazes de “DESAPARECIDO” e vai até Cassie, que está toda preocupada, e se apresenta como Jet. Ou Jethro. Ele não tem coragem de contar que é Jetson.
Mesmo assim, ele ainda parece o seu cachorro e melhor amigo, todo fofo, leal e prestativo ao lado de Cassie na busca por Jetson. Ele faz coisas legais como ajudar Elmo, um cachorro perdido, a encontrar o seu lar, e ainda resolve brincar com Cassie, que está toda tristonha e sentindo falta de seu melhor amigo e brincar com ele. Jethro buscando um frisbee é bizarro. No entanto, o efeito da transformação dura pouco, e quando ele vê que suas mãos já voltaram a se tornar patas, ele as esconde no bolso e vai até o Youth Center para se despedir de Cassie, que o abraça, triste, e diz que “sente que ele é um de seus melhores amigos”. Ele responde com “You’ll always be my only best friend!” Infelizmente, Cassie nunca fica sabendo que Jethro era Jetson, embora desconfie disso… de todo modo, realmente parece meio surreal para acreditar.
Ou não. Pelo menos não no universo de “Power Rangers”.
Por fim, com alguns dias de atraso, exibido no dia 13 de Novembro de 1997, temos “Carlos and the Count”, que é um episódio de Halloween, novamente focado em Carlos. Na noite de filme de vampiro de Bulk e Skull, Carlos acaba atacado por um “Monstro-Morcego”, o “Conde Noturno” e, ao ser mordido, ele se transforma em um vampiro. A ideia é bacana, Carlos muda o look, coloca óculos escuros porque está sensível à luz, sente sono durante o dia, tem medo de alho e ganha dentes pontudos e olhos vermelhos. O plano do Conde Noturno é morder os demais e criar os “Vampire Rangers”, mas Justin percebe o que está acontecendo com Carlos, e consegue provar a todos o que está dizendo quando ele quase ataca Ashley e eles percebem que ele não tem reflexo no espelho. Alpha 6 administra um antídoto, mas eles precisam derrotar o Conde Noturno para o efeito ser definitivo.
O mais interessante é como o fazem: UNINDO OS DOIS TURBO MEGAZORDS!
E como é uma luta de Carlos, ele fica no centro do cockpit.

Para mais postagens de Power Rangers Turbo, clique aqui.
Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz


Comentários