LIKE, La Leyenda (2018) – Pela música de Luka…



“Yo… comprendo que fue mi error”
DETESTEI Luka desde o primeiro momento em que ele apareceu na escola exigindo que os garotos do L.I.K.E. parassem de cantar a sua canção, e isso só começa a mudar, ainda que discretamente, quando Luka descobre que é o pai de Machu… Soledad faz isso em uma cena EXCELENTE na qual mostra as várias fotos de Machu enquanto crescia, e então revela que “aquelas não são fotos de sua irmã, mas de sua filha”. Então, ela também diz que Machu é filha dele, e que aqueles são “os anos que ele perdeu de sua vida”. WOW. Tudo está vindo à tona agora, e Luka está prestes a mudar de atitude em relação a muita coisa – por exemplo, ele fica horrorizado ao ver que Humberto (!) está trabalhando na escola, e diz que “ele não pode estar perto de adolescentes”… ele não quer saber de Humberto perto de “sua filha”, para não lhe arruinar a vida como lhe arruinou a sua.
Gabo conta a Emília e León que a música é do cara que apareceu na escola se apresentando como “Marco”, porque, na verdade, ele é o Luka – e Machu fica em choque ao saber disso. Afinal de contas, ela brigara com o homem repetidas vezes, e o chamara de “estafador” por “roubar a canção de um morto”. É engraçado como, depois dessas cenas, percebemos que Luka talvez não seja tão mau quanto parecia no início, porque ele até chega a cantar a sua música com os jovens, e Soledad chora ao assisti-lo. Machu, que não deixa isso passar em branco, acaba confrontando a irmã/mãe e perguntando se “Luka é seu pai”, e Soledad nem tem o tempo de responder à pergunta, pois Luka entra respondendo: “Sí. Soy tu papá”. E, mais uma vez, o mundo de Machu VOLTA A CAIR, depois de ela estar um pouquinho melhor com toda a questão de quem é sua mãe.
A situação se intensifica e Machu não quer nenhum contato com a família, o que a afasta de um “Concurso de Talentos” do qual participa todo ano, e do qual foi a ganhadora nos últimos 3 anos consecutivos. Dessa vez, no entanto, ela se recusa a cantar com a mãe e a irmã – é um vexame quando ela canta com o namorado da mãe, que não tem muito talento, e então o Luka, incapaz de ver a filha naquela situação, sobe ao palco, pega o violão e começa a tocar e a cantar a música – justamente a música do “problema” todo que o trouxe de volta ao L.I.K.E. A cena é emocionante, pai e filha cantando juntos, e poderia ser emocionante – de um modo ou de outro, Machu estava mexida com aquilo tudo, e canta olhando para ele, mas se recusa a assumir no fim. Brava e de volta ao que conhecemos do temperamento de Machu, ela sai do palco enfurecida.
“Por que você fez isso? Você é um imbecil, Luka!”
Machu se sente uma idiota e diz que “não entende” por que cantou com ele, mas Antonia diz que talvez exista uma conexão entre eles que ela não pode negar – pela primeira vez, ela esteve com o pai. Mesmo assim, Machu diz que nada justifica o fato de ele tê-la abandonado, e que por culpa dele tenham mentido para ela durante toda a sua vida, e eu realmente meio que entendo a sua justificativa. Mas por mais que queira odiá-lo, talvez ela não possa, afinal. Mais tarde, ela aceita conversar com ele e com Soledad, e diz que “não está brava com ele, mas com a vida”, e ele diz que está ali por ela, que “quer ser seu pai”, que “quer conhecê-la e que ela também o conheça”. E eu acho que Machu estava realmente aceitando isso tudo, quando tudo vai por água abaixo novamente quando ele conta que mora na Espanha e tem uma família lá.
Machu o manda de volta para a esposa e filhos, e que faça o que sempre fez…
“Pensar que ela não existia”
A história, no entanto, não se encerra assim – Kathy acaba descobrindo que Luka é pai de Machu, e tenta falar com ela, sem sucesso. Então, ela espalha para toda a escola com POST-ITS ESPALHADOS POR TODA A ESCOLA. Agora, todos sabem que Machu é filha de Luka. E eu devo dizer: foi, sim, humilhante, mas eu não consegui me sensibilizar por Machu, com seu choro, com nada – eu não lamentei por ela… PORQUE ELA MERECEU. Machu não tem um pingo de respeito por ninguém, ela é mal-educada, babaca e trata todo mundo mal, então ela meio que mereceu aquele sofrimento. Até porque, independente de como Kathy a tenha tratado durante toda a sua vida (Kathy também é uma insuportável, não esquecemos disso), Machu não precisava ter sido tão estúpida com ela. Ela também a humilhou na frente de todo mundo primeiro, dizendo que “não tinha culpa que os pais dela não tenham vindo para o show”.
Então Kathy só devolveu.
Portanto, Machu: chega de lágrimas e lide com as consequências de seus próprios atos!
E, na verdade, toda a sequência ME IRRITOU PROFUNDAMENTE. Primeiro que ninguém tem o direito de deixar outra pessoa sem comer, NINGUÉM, e o que fizeram com a Kathy foi desumano. Todos simplesmente assumiram o lado de Machu, inclusive pessoas que já tinham sido humilhadas e tratadas mal por ela repetidamente, porque “ela estava sofrendo”. Uma história triste em sua vida (porque é triste, sim!) não lhe dá o direito de tratar todo mundo ao seu redor como lixo e simplesmente sair impune disso – mas é o que Machu acredita, e é o que todos estão reforçando ao se voltarem contra Kathy de forma tão extrema e tão unânime. Para piorar, ainda tivemos que aturar a Machu rindo da Kathy lhe dando um sanduíche cheio de pimenta quando ela estava morrendo de fome, e dizendo que “ela sim sabe ser uma boa pessoa”…
Ela estava zoando, só pode.
Como tudo vem à tona de todo modo, Soledad conversa com Luka sobre registrar Machu como filha deles, e Machu tenta lhe dar uma chance, fazendo uma proposta bem interessante em relação à toda a confusão da canção: pede a música de presente por todos os aniversários e natais que ele não lhe deu presentes. Eu achei que, dessa vez, Machu jogou bem, e achei que surtiria efeito, mas Luka não tem o poder para aceitar o acordo, e precisa se negar a dar o presente que a filha pediu – ela, então, diz que “ele não é só um desaparecido, mas também um egoísta”. Luka, no entanto, conversa com todos os jovens, e diz que embora não possa dar-lhes a canção, eles podem compor novas, e ainda se oferece para ajudar naquelas que eles iniciaram e ainda não conseguiram terminar – como seu tutor. Luka os aconselha a “não deixar de tentar”, porque se arrependeriam pelo resto da vida…
Agora, a música vai falar por eles.
E Luka meio que se redimiu de toda a má primeira impressão.


Para mais postagens de LIKE, La Leyenda, clique aqui.


Comentários